- O olho humano é limitado a enxergar 24 quadros (frames) por segundo (FPS). Então, por que as grandes produtoras de jogos eletrônicos, câmeras de vídeos, smartphones e cinema desenvolvem projetos que gravam e reproduzem a taxas acima de 24 FPS?
Um cachorro consegue ver de 70 a 80 imagens por segundo, um gato vê 100 imagens; e o porquinho-da-índia 33 imagens por segundo. Nós enxergamos até 24 imagens por segundo.
Em decorrência do comprimento da luz máximo e mínimo visíveis e da própria estrutura do olho, o menor tamanho que podemos enxergar é de cerca de 100 micrômetros (100.10-6 m), aproximadamente o diâmetro de um fio de cabelo.
O olho humano é capaz de enxergar de 30 a 60 FPS. Até então a ciência não possui um grau definido da resolução do olho humano, estudos indicam que ela pode variar de indivíduo para indivíduo, de acordo com a necessidade e adaptação desses.
Com 30 quilômetros por hora, o campo de visão é amplo. Com o aumento da velocidade, os olhos não percebem a redução. Ao chegar aos 60 km/h, há grande redução (veja na imagem abaixo).
Além de afetar a capacidade de resposta, uma baixa taxa de quadros também pode afetar a experiência visual, especialmente se o jogo for baseado em animação e tiver recursos gráficos avançados. Portanto, os jogos rodam melhor com uma taxa de quadros mais alta, sendo 60 considerado ótimo e 30, o valor mínimo aceitável.
Quando a expressão "30 quadros por segundo" é mencionada, significa que um vídeo possui 30 imagens a cada segundo. O mesmo vale para 60 quadros, 120 quadros, e assim por diante. No meio desses quadros há algo chamado de frametime, ou seja, o tempo que cada quadro leva para ser criado em um segundo.
Veronica Seider foi diagnosticada com uma capacidade visual 20 vezes melhor do que a média humana. Sua visão chegou a ser comparada a um telescópio. A ciência diz que qualquer cor é feita de três cores primárias – vermelho, azul e verde.
Por fim, as moscas enxergam cerca de 250 frames por segundo (um ser humano fica em aproximadamente 24). Trata-se de uma resolução temporal altíssima – é como se o tempo passasse em câmera lenta para esses animaizinhos. Além de reconhecer rapidamente uma ameaça, as moscas também são voadoras ágeis.
Já ouviu falar em algum animal que consegue mover os olhos por todas as direções? Essa habilidade é vista nos camaleões, réptil distribuído principalmente na África, mas também pode ser encontrada em espécies no Brasil.
Num ser humano, cuja visão seja considerada normal, o campo visual cobre cerca de 180 graus. O olho humano pode focalizar objetos muito distantes ou objetos que estejam bem próximos, a até 25 cm do olho, variando a distância focal do cristalino.
Por causa da curvatura da Terra, nosso olho é capaz de enxergar, no máximo, até 5 km de distância. Mas isso, claro, depende de diversos fatores, como saúde ocular, luminosidade, obstáculos visuais etc.
Dependendo das condições de iluminação, do campo da visão (periférica ou central), do ângulo aparente do objeto sujeito à cintilação, e do próprio indivíduo, esta freqüência varia de 15 a 100 Hz aproximadamente.
Segundo os resultados do benchmark, o PS5 básico teria entregue um desempenho que varia de 45 a 60 FPS com o jogo rodando em uma resolução dinâmica de 1080p-1600p com uma configuração entre o médio e alto.
A taxa de quadros representa o número de imagens que aparecem a cada segundo na tela em que o jogo está sendo exibido. Em um jogo rodando a 30 FPS, significa que o jogo está exibindo 30 imagens estáticas diferentes a cada segundo. Se são 120 FPS, o jogo estará exibindo 120 imagens diferentes dentro daquele segundo.
Porquê Hertz é uma medida de som onde por exemplo nós humanos conseguimos escutar de 20 a 20.000 hertz! Agora frames é a medida de quantos quadros por segundo o olho consegue processar na cabeça, e o mínimo são 24 frames por segundo para nós humanos!
Você sabia que o olho humano possui, aproximadamente, 576 megapixels de resolução? 🔎 ➡Mesmo que as câmeras possuam tecnologia de ponta como várias opções de ISO, foco, diafragma (lâminas que regulam a passagem de luz), nossos olhos ainda são superiores a qualquer câmera fotográfica.
Na prática, isso significa que, possivelmente, nossa capacidade visual pode ir muito além dos 2,76 km ou dos 5 km defendidos pelos teóricos. Isso porque, ao enxergar esses fótons, nós conseguiríamos detectar luz fora do nosso espectro de visão.
O limite de resolução do olho humano é em torno de 0,2 mm. O melhor microscópio óptico possui limite de resolução de 0,2 mm. Logo quanto menor o comprimento de onda melhor a resolução.