Entenda como funciona o sistema de freios dos trens. São três sistemas, acionados por uma única alavanca na cabine do maquinista. Primeiro é acionado o freio de segurança, ou dinâmico, como classificam os funcionários da CPTM.
Funciona o freio de um trem? Os três da CPTM funcionam com freio ar comprimido, também conhecido como freio pneumático. Ele funciona da seguinte forma, quando o maquinista aciona o freio, o ar enviado dos reservatórios para o cilindro de freio. localizado em cada roda.
Quando o maquinista aciona o pedal de freio, isso aciona uma bomba de ar ou hidráulica, que envia pressão para o cilindro de freio. O cilindro de freio, aplica pressão nas rodas de freio através dos tubos de ar ou hidráulicos. Isso faz com que as rodas de freio se apliquem ao solo, diminuindo a velocidade do trem.
Cada trem possui duas pequenas antenas que, durante seu trajeto, trocam mensagens com unidades de rádio instaladas ao longo da via. Essa “comunicação” é a base da tecnologia CBTC. Dentro do vagão, o pantógrafo é responsável por captar a energia que alimenta o trem.
Há 6 rodeiros e 6 motores de tração (Esta quantidade varia dependendo do tipo da locomotiva). Empregam-se 12 rodas de 91cm de diâmetro ou 12 de 1m. Cada rodeiro pesa cerca de 2 toneladas.
Atualmente utiliza-se exclusivamente combustível Diesel em sua frota de locomotivas. Os elevados custos desse tipo de combustível e a necessidade de manter a competitividade, conduziu a companhia a inserir outra alternativa, ou seja, o Bi-combustível, utilização do Diesel e Gás Natural.
Já os freios do metrô subterrâneo, funcionam por ar comprimido. Em superfície, com a presença das chuvas, o atrito entre a roda e o trilho diminui, entrando em cena um sistema de emergência que joga areia no trilho, restabelecendo o atrito necessário para segurar os vagões.
Existem vários tipos, como os freios de mão ou de estacionamento, além dos freios tipo disco, ABS ou de pastilhas, que colaboram no controle do veículo.
Pelo lado da ferrovia, a legislação federal exige que os trens buzinem antecipadamente e mantenham o uso da buzina por algum tempo, para que todos saibam de sua presença e caso o maquinista não o faça, pode perder seu emprego e em caso de colisão, se ficar constatada a falta de buzina, adicionalmente maquinista e ...
Segundo a legislação vigente, andar pelos trilhos é uma infração e crime ambiental, podendo resultar em Auto de Infração Ambiental (AIA), documento que dá início a um processo administrativo para apuração e atribuir as devidas punições.
O sistema de freios é um conjunto de componentes que trabalham em conjunto para desacelerar ou parar um veículo. É composto por vários elementos, como o pedal, o disco de freio, o tambor, a pastilha de freio, o cilindro mestre, o fluido de freio e muitos outros.
Os trens são normalmente puxados ou empurrados por locomotivas, embora alguns sejam autopropelidos, como unidades múltiplas ou vagões. Os passageiros e as cargas são transportados em vagões ferroviários. Os trens são projetados para uma determinada bitola ou distância entre os trilhos.
4- Número de carros. Os trens costumam ter mais carros do que os metrôs, para transportar mais passageiros. No Brasil, os trens têm em média entre 8 e 12 carros, de cerca de 20 metros cada, totalizando até 250 metros de extensão.
Como o trem levita? O Trem Maglev utiliza o princípio da atração e repulsão que se cria entre dois campos magnéticos. Tanto o trem como as vias possuem potentes eletroímãs, por isso a repulsão permite que o trem se eleve uns centímetros sobre as vias. Ao mesmo tempo, o atrai para que ele possa deslizar com suavidade.
O trem funciona como uma locomotiva que puxa os outros vagões. Está presente principalmente em subúrbios e regiões metropolitanas, onde há mais espaço para construção de trilhos, que também são utilizados para outras finalidades, como transporte de vagões de cargas.
“Em ocorrências desse tipo, o procedimento é tirar a energia dos trilhos, resgatar a vítima, fazer os primeiros socorros e encaminhar a vítima ao hospital, quando necessário”, informou a Companhia do Metropolitano.
Os motores a diesel são mais eficientes do que os motores à gasolina. Uma locomotiva gasta em média de 9 litros por km quando está puxando sua lotação máxima a qual varia de locomotiva para locomotiva.
Já a capacidade dos tanques de combustível das locomotivas pode variar de 9 a 16 mil litros, quantidade que pode ser reposta nos nossos postos de abastecimento.
Aviões e trens se movem através do campo magnético da Terra a velocidades escalares relativamente altas, portanto é razoável imaginar se esse campo pode exercer substancial efeito sobre eles. Devemos usar um valor típico de para o campo da Terra.
Velocidade máxima de corrida alcançável excedendo os 200 km/h ou 250 km/h para muito alta velocidade, Velocidade média de corrida no corredor excedendo os 150 km/h ou 200 km/h para muito alta velocidade.
Um trem pesa entre 3.000 toneladas (vazio) e 15.000 toneladas (carregado) e, por isso, pode exigir algo entre 300 e 1.000 metros desde a aplicação do freio de emergência até sua parada completa. Por seu peso, um trem não freia como um automóvel.
Os trens da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) circulam com velocidade média até quatro vezes maior do que a dos carros nas ruas da metrópole.