A princípio, os carros possuem dois tipos de freios de serviço, aqueles que param o veículo durante a condução: o freio a disco e o freio a tambor. Além disso, a maioria dos automóveis contam com freios de estacionamento e freios ABS, que servem como um suporte para situações mais emergenciais.
O número de discos de freio em um carro é diretamente ligado ao tipo de sistema de freio que o veículo possui. Na maioria dos carros modernos, que possuem freios a disco em todas as quatro rodas, haverá quatro discos de freio – um em cada roda.
Como FUNCIONA os FREIOS do seu veículo? Quais são os COMPONENTES?
Onde fica o freio da boca?
Em odontologia, existem 2 tipos de freios: freio lingual: localizado por baixo da língua, inserindo-se desde a língua até o assoalho da boca; freios labiais (inferior e superior): localizados na linha mediana, são vistos quando abaixamos o lábio inferior ou levantamos o superior.
Há quatro tipos comuns de discos de freio feitos em liga metálica no mercado: disco sólido, ventilado, perfurado ventilado e ranhurado. Há de se considerar que cada tipo de disco é pensado para um determinado porte, potência e modelo de veículo.
Fundamental para o trânsito seguro do carro, o disco de freio é uma peça que fica acoplada no cubo da roda, agindo em conjunto com as pastilhas de freio. Geralmente a peça é feita de ferro fundido, metal ou cerâmica, materiais resistentes à alta temperatura que é gerada devido ao atrito durante a frenagem.
O freio a disco consiste em um disco (rotor) fixado à roda e uma pinça que contém as pastilhas de freio. Quando o motorista aciona o pedal de freio, a pinça comprime as pastilhas contra o disco, gerando atrito e reduzindo a velocidade do veículo.
Para a maioria dos carros de passeio, porém, o modelo considerado mais seguro é o freio ABS. Quanto mais se consegue garantir uma frenagem estável e controlável, mais seguro é o veículo.
O sistema de freios tem alguns componentes principais (como o cilindro mestre, o fluido de freio, as pastilhas, os calipers e os cilindros da roda), que atuam em sintonia sempre que o pedal é acionado pelo motorista.
Em termos gerais, os freios equipados com o sistema ABS tendem a ser mais seguros do que aqueles sem esse recurso, pois ajudam a evitar o bloqueio das rodas e mantêm o controle direcional do veículo durante uma frenagem de emergência.
Existem três tipos de freios: a disco, a tambor e ABS. Conheça as diferenças entre eles e saiba qual é o mais indicado para você no momento de decisão de compra do veículo novo ou usado.
Ele existe, pode e deve ser utilizado por motoristas de carros e tem como principal benefício preservar a vida dos freios do veículo. “Freio motor, no nosso jargão, é a redução de velocidade provocada pelas resistências ou atritos internos de motor e transmissão.
Por ter dois discos sólidos e unidos, mais finos e com um espaço entre eles, o ar passa pelo interior do conjunto, aumentando sua capacidade de refrigeração. É usado em modelos de veículos mais potentes e nos eixos traseiros de carros esportivos.
Ruídos estranhos ao frear: ruídos agudos, rangidos ou chiados ao frear podem ser sinais de desgaste nos discos de freio. Isso pode ser causado pelo contato irregular das pastilhas de freio com os discos desgastados.
Discos de freio são parte essencial para a segurança do seu veículo. Utilizar um disco muito desgastado pode comprometer a frenagem e causar sérios acidentes.
A resposta é bastante simples: mais de 80% da força de frenagem é feita pelas rodas dianteiras. Por isso, os freios dianteiros são maiores que os traseiros. A dimensão dos discos de freios tem relação direta com o tamanho da área de contato entre ele e a pastilha. Com os tambores essa relação é com a lona de freio.
Ou seja, sem o ABS, há o risco de o motorista perder o controle da direção em função do travamento das rodas. Sem o controle dos freios e da direção, o carro vai parar quando chocar contra um obstáculo ou passar por uma superfície de maior atrito. Essa é a função do freio ABS.
Os freios a tambor têm como vantagem maior durabilidade que os freios a disco e o menor preço no projeto. Porém têm menor precisão na aplicação da força de frenagem, e são bem mais propensos ao superaquecimento do conjunto. O tambor tem mais dificuldade de dissipar o calor gerado.
A princípio, os carros possuem dois tipos de freios de serviço, aqueles que param o veículo durante a condução: o freio a disco e o freio a tambor. Além disso, a maioria dos automóveis contam com freios de estacionamento e freios ABS, que servem como um suporte para situações mais emergenciais.
O freio a disco proporciona uma frenagem mais eficiente e rápida, em comparação com o freio a tambor, sobretudo pelas características dos componentes e ter menos perdas mecânicas. Além disso, as pastilhas de freio exercem uma pressão direta nos discos, gerando uma frenagem mais eficiente.
O disco de freio é uma peça de formato circular e achatado, que fica presa ao cubo de roda e acompanha seu movimento. Ele é responsável por promover a desaceleração e a parada do veículo por meio do atrito das pastilhas em sua superfície.