total consultoras Natura Brasil: 1,2 milhão; lojas próprias: 118 lojas próprias, 90 no Brasil e 28 na América Hispânica (2022); franquias: 650 unidades (2022);
Possui fábricas em Cajamar (estado de São Paulo), Benevides (estado do Pará) e centros de pesquisa e tecnologia em São Paulo, Manaus (estado do Amazonas) e em Nova Iorque (Estados-Unidos).
Antônio Luiz Seabra é o fundador da empresa brasileira Natura. Empreendimento que atua na área de cosméticos e que é pioneiro em relação a diversas frentes – em especial -, as ligadas ao meio ambiente.
Somos uma marca brasileira que nasceu da paixão pela cosmética e pelas relações. Estamos presentes em sete países da América Latina, além de França, Estados Unidos e Malásia. Nossa rede conta com 6,9 mil colaboradores e 2 milhões de consultoras e consultores Natura, além de fornecedores e parceiros.
Como se tornar consultor Natura. Veja o passo a passo para revender natura
Quem é maior Natura ou Boticário?
Num ano difícil para o varejo, o Grupo Boticário foi na contramão, com uma alta de 30,5% nas vendas, para R$ 30,8 bilhões – encostando na Natura &Co, que faturou R$ 34,7 bilhões no ano passado.
Destaca-se ainda, o mercado de atuação da empresa, algumas estratégias utilizadas para conseguir a liderança de mercado no Brasil e estratégias específicas relacionadas ao composto de marketing, o chamado 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção).
Meu primeiro humor foi o primeiro lançamento da marca e é uma das fragrâncias mais icônicas e inconfundíveis do mercado e da Casa de Perfumaria do Brasil.
Para abrir uma loja da franquia Natura o valor de investimento inicial varia de acordo com alguns detalhes do negócio, sendo de R$ 80 mil a R$ 100 mil. Este valor inclui o estoque inicial da loja, eventuais reformas e adequações de layout para que cada unidade siga a padronização da marca.
O faturamento médio mensal gira em torno de R$ 70 mil. Pelo fato de a Natura ter iniciado há pouco tempo sua expansão de lojas físicas por meio de franquias, a tendência é que o investimento seja menor em relação à sua maior concorrente em território nacional.
A consultora Natura pode ter de 20% a 35% de lucro sobre as vendas dos produtos. A comissão exata vai depender do nível no plano de crescimento da empresa, que aumenta conforme o acúmulo de pontos nos ciclos de venda – cada produto tem determinada pontuação para revenda.
Em 2023, a Natura teve lucro líquido de R$ 2,9 bilhões, revertendo o prejuízo de R$ 2,8 bilhões de 2022, e encerrou o ano com caixa líquido de R$ 1,7 bilhão, aumento de R$ 1 bilhão ante o nível do fim do terceiro trimestre. Do dinheiro arrecadado com a venda da Aesop, R$ 7,6 bilhões foram usados para pagar dívidas.
As principais concorrentes da Natura são desde empresas brasileiras como a Page 27 27 Boticário, como também empresas estrangeiras como L'Oréal, Procter & Gamble e Unilever.