O sistema operacional Windows 10 ocupa cerca de 20 GB de armazenamento livre para um sistema operacional de 64 bits; se você estiver executando um Windows 10 de 32 bits, ele ocuparia apenas 16 GB de armazenamento livre.
Ao criar a mídia de instalação do Windows 10 no pen-drive o tamanho ocupado é cerca de 4Gb. Já o arquivo ISO do Windows 10, possui metade do tamanho, isto ocorre porque o mesmo está compactado.
Lembre-se sempre que o sistema operacional Windows 10 utiliza normalmente até 60 GB do SSD para sua instalação, então, no caso de um SSD de 120 GB, você terá apenas 60 GB. Já em um SSD de 240 GB você terá até 180 GB livres.
O Copilot no Windows 10 requer mais de 4 GB de RAM e uma resolução de tela mínima de 720p. No momento, o Copilot está disponível na versão prévia em mercados globais selecionados em dispositivos Windows 10 Home compatíveis e Pro não gerenciados executando a versão 22H2 ou superior.
EXPLICAÇÃO - Requisitos mínimos para rodar o Windows 10 (FullHD)
Quantos GB tem um PC normal?
Com 8GB há uma boa quantidade de memória RAM e o usuário pode até rodar programas mais pesados. Mas se você que mais produtividade e desempenho, o ideal é subir essa capacidade para 16GB, 32GB ou até 64GB. Assim, você pode encarar programas gráfico, editores de vídeo e jogos em alta definição.
Se você estiver atualizando diretamente do Windows 10 para o Windows 11, o tamanho do download é de cerca de 3,5 GB . E você precisa ter pelo menos 64 GB de espaço livre. Se você instalar o Windows 11 usando um arquivo . ISO, planeje ter pelo menos 25 GB de espaço livre.
Para uma formatação completa, será necessário contar com um pen drive de pelo menos 8 GB de espaço de armazenamento. Importante: antes de iniciar a formatação, faça um backup!
O arquivo ISO do Windows 10 possui cerca de 2 Gb, porém, você precisará de um dispositivo com no mínimo 4 Gb para criar a mídia de instalação do sistema.
Uma unidade flash USB em branco ou um disco rígido externo com pelo menos 8 GB de espaço ou um DVD em branco (e gravador de DVD). É recomendável usar um pen drive ou um DVD vazio, pois todo o conteúdo dele será excluído.
A Microsoft oferece ferramentas oficiais e gratuitas para criar um dispositivo bootável do Windows 10 e do Windows 11. Para executar o programa, você só precisa ter um computador com o sistema operacional da Microsoft, conexão com a internet e um pendrive com 8 GB ou mais de armazenamento.
Espero poder lhe auxiliar hoje. Entendo que queira instalar o Windows 10 em seu dispositivo. Para isso, precisará um espaço em disco rígido equivalente à 16 GB para um sistema operacional de 32 bits ou 32 GB para um de 64 bits.
Independentemente do sistema ter 4,8 ou 16Gb de Ram, ao iniciar o Windows ele ocupará cerca de 40% de Ram, porém ao executar programas que utilizem bastante memória, o próprio sistema se encarregará de otimizar a utilização de Ram automaticamente, reduzindo a utilização pelo sistema operacional.
Por exemplo, o desenvolvedor afirmou que é possível até mesmo fazer multitarefa por meio do software e, após a instalação, essa versão reduzida do Windows 11 ocupa apenas 1,9GB.
O Windows 10 no modo S é uma versão do Windows 10 simplificada para proporcionar segurança e desempenho enquanto oferece uma experiência familiar do Windows. Para aumentar a segurança, ele permite apenas aplicativos da Microsoft Store e requer o Microsoft Edge para navegação segura.
Se você tem um PC atual: Windows 11, na verdade não tem diferença de desempenho, mas o Windows 11 tem mais recursos. Se tem um PC mais antigo (+5 anos), menos de 8gb de ram ou não usa SSD: Windows 10.
O Windows 10 chegará ao fim do suporte em 14 de outubro de 2025. A versão atual, 22H2, será a versão final do Windows 10 e todas as edições permanecerão em suporte com versões mensais de atualização de segurança até essa data.