Visão Panorâmica: Os olhos das moscas são verdadeiras maravilhas da natureza. Com uma visão de 360 graus, esses insetos podem enxergar simultaneamente em todas as direções.
O primeiro passo é detectar a mão se aproximando. Uma mosca doméstica tem olhos compostos, formados por mais de 3 mil minúsculas estruturas chamadas omatídeos. Eles fornecem quase 360 graus de visão periférica.
Porque elas têm olhos compostos, ou seja, formados por cerca de 4 000 facetas – chamadas omatídeos – cada um. Eles conferem à mosca uma visão de praticamente 360 graus. Além disso, insetos em geral possuem uma grande quantidade de estruturas sensoriais espalhadas por todo o corpo.
Os resultados obtidos mostraram que elevados períodos de exposição a baixas temperaturas (5°C) diminuem a sobrevivência das moscas, mas não inviabilizam a emergência de adultos. Altas temperaturas (30°C) não afetaram significativamente a sobrevivência dos insetos.
Inseto de hábitos diurnos, descansa à noite pousada nas paredes, nos tetos e mesmo nos pisos; demonstra clara preferência para pousar sobre corpos cilíndricos, tais como fios elétricos, arames, etc. Demonstra atração durante o dia pelas cores amarelo e vermelha.
Assim, ao contrário de todos os outros insetos, o bicho pode enxergar imagens inteiras. O olho da mosca-das-frutas, como o de outros insetos, é composto de 700 olhinhos parecidos com prismas. Cada um deles tem apenas um receptor de luz.
Apesar da revelação desagradável, o risco de contaminação após consumir alimentos em que uma mosca tenha pousado rapidamente é baixo. Uma opção eficiente para se livrar de contaminantes seria esquentar o alimento, já que aquecê-los acima de 70ºC já elimina parte dos microorganismos.
São ativas durante o dia e dormem à noite e adoram ambientes sujos, onde exista matéria orgânica em decomposição (lixo, esgoto, aterros sanitários etc.).
Apesar de não serem bem-vindas em nossas casas, as moscas cumprem um papel no meio ambiente. Por isso, os especialistas afirmam que o correto é realizar um controle das mesmas, e não as exterminar por completo.
A resposta é que as moscas essencialmente veem o “nosso” mundo em câmera lenta, ou seja, as ações e reações normais de humanos são percebidas por elas como se fossem bem mais lentas – por isso conseguem escapar com tanta facilidade de um mata-mosca.
Em entrevista ao Terra, Allan Pscheidt, biólogo e professor da FMU, explicou que o principal motivo do desaparecimento dos insetos no período noturno é, justamente, devido a ausência de luz. “Sem referências visuais, as moscas ficam desorientadas e vulneráveis a predadores, como as aranhas.
Os insetos, por sua vez, não têm sangue, em vez disso, possuem um fluido parecido chamado hemolinfa, que transporta hormônios e gases pelo seu sistema, exceto oxigênio, que eles absorvem diretamente através de aberturas ao longo da lateral de seus corpos ou costas.
Banguela Pois é: a mosca não tem dentes. Por isso, ela criou algumas estratégias para se alimentar. Primeiro, cospe sobre o alimento para a saliva decompô-lo e depois lambe.
As moscas podem transmitir doenças porque estão em contato constante com materiais em decomposição, como fezes ou sujeira, transportando bactérias e parasitas capazes de causar algumas doenças, como infecção intestinal, miíase, loíase, doença do sono e virose da mosca, por exemplo.
Cada um dos dois olhos das moscas tem quatro mil lentes. Isso faz com que elas tenham um amplo ângulo de visão, com acesso visual instantâneo a todas as direções.
Em média, afirma-se que uma mosca tenha 4 mil facetas em cada olho, o que lhes permite uma visão minuciosa de qualquer movimento, em qualquer direção, detalhadamente e, ainda por cima, em câmera lenta.
A mosca TseTse é o inseto de picada mais mortal, nativo da África. Ele se alimentam principalmente de sangue de vertebrados. Esses insetos de perigo extremo injetam toxina poderosa em cada fio.
De acordo com a lei, é crime matar animais da fauna silvestre, de acordo com as pré-disposições especificadas na lei. Porém, no caso de pragas urbanas essa proibição não é válida. Em todo o caso, é necessário cuidado e estar atento aos requisitos legais para cumprir todas as exigências que a lei informa.
Mosquitos dormem muito em laboratório. Algo entre 16 e 19 horas por dia, dependendo da espécie. Mas não é fácil reconhecer um mosquito cochilando – quando não estão rondando atrás de alimento, eles se empoleiram por longos períodos para conservar energia.
Algumas espécies são utilizadas como agentes de controle biológico de plantas daninhas bem como de insetos pragas. Outras já são prejudiciais ao homem pois provocam doenças e servem de hospedeiros para agentes patogênicos. Inseto muito comum em áreas rurais e urbanas.
Seu aparecimento no planeta teria sido concomitante ao dos mamíferos pastadores, dos quais algumas espécies – como a mosca-da-bicheira (Cochliomyia hominivorax) – tornaram-se parasitas milhões de anos depois.
Na verdade, não. É seguro comer um alimento em que uma mosca pousou? A comunidade científica aponta que, na prática, o risco de adoecer por causa disso é relativamente baixo. No entanto, não deixa de ser nojento, principalmente levando em consideração que moscas precisam vomitar na comida antes de ingerir.
O que acontece se engolir ovos de mosca varejeira?
Agora, se você está se perguntando o que acontece se alguém engolir, acidentalmente, os ovos ou as larvas das moscas, a resposta não é nada animadora. Na verdade, as larvas podem se hospedar no intestino ou no cólon e começarem a se alimentar dos tecidos do corpo, provocando lesões e infecções.
No México é possível degustar lagartas, ovos de mosquito, gafanhotos e percevejos, e na Índia, o cupim ao molho curry é prato popular. A prática de comer insetos é chamada de entomofagia. Durante séculos, muitos povos incluíram insetos em seus cardápios.