Não há uma quantidade específica de graus de miopia que seja diretamente correlacionada com a cegueira. Pessoas com miopia alta, acima de -6,00 D, geralmente têm uma visão bastante comprometida sem correção, mas com o uso adequado de lentes corretivas, sua visão pode ser melhorada significativamente.
Se a pessoa tiver como melhor visão, no melhor olho, acuidade visual igual ou pior que 20/60 é considerado ´´baixa visão´´. Se for pior que 20/400 é considerado ´´Cegueira Legal´´. Ou seja, é possivel ter 20 graus de miopia e ter 100% de visão ou não ter grau nenhum e ser cego. Converse com seu médico Oftalmologista.
É considerada portadora de deficiência visual quando apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações (art. 3º, I e II, combinado com art.
Realmente 10 graus de miopia é bastante elevado, porém não é o único fator determinante para responder sobre a possibilidade de corrigir completamente.
Por meio do exame de refração, o oftalmologista é capaz de definir o quadro de miopia em 3 diferentes níveis, que são: Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus. Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus. Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.
O fotógrafo Jan Miskovic detém o recorde mundial de grau dióptico mais elevado do mundo: 108 de miopia. Assim que nasceu, seus pais rapidamente o levaram para ser monitorado.
Considera-se baixo aquele que está entre 0 e 3 graus. Quando varia entre 3 e 6 graus, pode-se dizer que ele é moderado. Já quando o grau é maior que 6, é considerado alto.
A Miopia pode aumentar pouco (menos que 0,5 grau por ano), ou muito (mais que 1 grau por ano). E sendo assim, quanto antes a miopia iniciar e mais aumentar na infância, maior grau de miopia essa pessoa terá na vida adulta.
Não há uma quantidade específica de graus de miopia que seja diretamente correlacionada com a cegueira. Pessoas com miopia alta, acima de -6,00 D, geralmente têm uma visão bastante comprometida sem correção, mas com o uso adequado de lentes corretivas, sua visão pode ser melhorada significativamente.
Em outras palavras, tanto a genética quanto o estresse visual causado pelo uso excessivo de telas podem provocar miopia. Vale lembrar que o trauma ocular e a diabetes mellitus também são fatores de risco para essa doença. Portanto, pessoas diagnosticadas com esses problemas devem fazer o acompanhamento oftalmológico.
Reduzir tempo de uso de telas. Mesmo nessa fase de grande exposição por tele-aula ou trabalho, fazer o lazer fora das telas é importante. E quando for descansar, procurar atividades que não use as telas como forma de entretenimento. Aumentar o tempo em ambientes abertos, fora de casa e longe de 4 paredes.
Ainda não é completamente conhecida a origem da alta miopia. É reconhecida uma predisposição genética e é mais frequente em indivíduos com ascendência asiática. Pode fazer parte de outras doenças, como o glaucoma congénito, retinopatia de permaturidade, síndrome de Marfan e síndrome de Ehlers-Danlos, entre outras.
Quanto de miopia a pessoa tem que ter para se aposentar?
Com quantos graus de miopia pode se aposentar? Para a miopia especificamente, não há um grau exato estabelecido para classificar uma pessoa como PCD. No entanto, uma miopia elevada, geralmente acima de 10 graus (dioptrias), pode causar limitações significativas e pode ser considerada como deficiência visual severa.
Cirurgias são comuns para corrigir a miopia, mas assim como as lentes de contanto, não é indicada para qualquer tipo de pessoa. O indicado é que os pacientes tenham 21 anos ou mais, porque nessa idade, o grau já se estabilizou e o oftalmologista poderá remodelar a córnea para realizar o procedimento.
A miopia geralmente se manifesta na adolescência e se estabiliza entre os 18 e 21 anos. Contudo, considerando certos fatores agravantes, como a exposição ocular a luzes artificiais de smartphones, TV's e etc, o grau pode aumentar até os 30 anos ou mais!
O grau de miopia obedece a seguinte classificação: Miopia: uma condição na qual o erro refrativo equivalente esférico de um olho é ≤ –0,5 D quando a acomodação ocular é relaxada. Alta Miopia: uma condição na qual o erro refrativo equivalente esférico de um olho é ≤ –6,00 D quando a acomodação ocular é relaxada.
A classificação como Pessoa com Deficiência não depende do grau e sim da visão final que você tem, com óculos ou lentes de contato. Uma pessoa pode não ter grau nenhum e não enxergar por outra razão, enquanto outra pode ter altos graus de miopia, mas com lentes de contato ter uma visão adequada.
Independente do uso, se o grau de miopia estiver geneticamente determinado a aumentar, isso vai acontecer. Por isso, se você não está conseguindo estabilizar o seu grau para realizar a cirurgia de implante de lente intraocular, a maneira mais eficaz é mudar seu estilo de vida e limitar o uso de telas no seu dia a dia.
A miopia pode ser classificada como leve, moderada ou alta, a depender do grau apresentado pelo paciente. O diagnóstico de alta miopia é feito quando a alteração de visão supera os 6 graus (ou 6 dioptrias, na linguagem médica).