Lucas Marreiros, g1 – Imóveis construídos com painéis de EPS (Poliestireno Expandido), mais conhecido como isopor, revestidos em concreto, têm driblado o calor e reduzido a temperatura interna desses ambientes em mais de 20° C em relação ao ambiente externo.
O isopor não é higroscópico. Mesmo quando imerso em água o isopor absorve apenas pequenas quantidades de água. Tal propriedade garante que o isopor mantenha as suas características térmicas e mecânicas mesmo sob a ação da umidade.
Uma de suas limitações é a temperatura operacional máxima, por volta de 80 °C, embora suas propriedades físicas não mudem dentro da sua faixa de temperatura de uso contínuo (por volta de 65 ºC a 75 °C).
Geralmente, é usado como uma embalagem de proteção. Como polímero termoplástico, o poliestireno permanece em estado sólido à temperatura ambiente, mas derrete quando aquecido à uma temperatura superior 100 ° C, sendo capaz de tornar-se rígido novamente quando resfriado.
Qual a espessura de isopor para isolamento térmico?
Se você está procurando uma solução eficiente para isolamento térmico e acústico, as 60 placas de isopor com espessura de 30mm são a escolha perfeita. Com um acabamento impecável e fácil instalação, essas placas oferecem qualidade excelente em todos os aspectos.
Com o uso dos Forros com aplicação de manta térmica a temperatura interna do telhado pode ser reduzida em até 18ºC. Além de ser um ótimo aliado em dias de calor, faz toda a diferença em dias frios, pois mantém a temperatura interna do ambiente.
Eficiente e flexível, o EPS Isopor® se adapta a diversas aplicações, não só na construção civil como em diversos segmentos industriais, comerciais e domésticos.
As caixas de isopor e os recipientes de plástico são utilizados para conservar a temperatura dos alimentos. Como são isolantes térmicos, esses materiais evitam as trocas de calor entre o alimento e o meio externo, e a temperatura mantém-se constante por muito mais tempo.
Você não pode esquentar marmita de isopor no micro-ondas, e como já falamos, o isopor é derivado de plástico, o poliestireno, e quando submetido a temperaturas elevadas, ele derrete. Além disso, ao ser aquecido, esse material libera compostos tóxicos, e alguns deles até cancerígenos.
O isopor é um produto sintético proveniente do petróleo e deriva da natureza, tal como o vidro, a cerâmica e os metais. Na natureza o isopor leva 150 anos para ser degradado, conforme estimativas.
A escolha dos melhores materiais para isolamento térmico
Entre os principais isolantes térmicos utilizados atualmente estão a cerâmica, a lã de vidro e o poliestireno expandido (EPS Isopor®), sendo o terceiro o mais recomendado em todos os tipos de construção, tanto no Brasil como no mundo todo.
Em termos de redução de calor, alguns tipos de forro de teto têm melhores propriedades de isolamento térmico do que outros, já que cada um é desenvolvido com particularidades especiais de uso. Entre os principais tipos com alto desempenho nessa ação, o forro de gesso é o que possui maior eficiência.
Isolar termicamente as edificações é uma das soluções ideais para que o calor do ambiente de fora não interfira na parte de dentro dos ambientes. “Os melhores materiais são os aerados como isopor, terra, plantas, lã de rocha, poliestireno expandido (EPS), espuma de poliuretano e celulose.
Em incêndios, o poliestireno expandido (EPS), popularmente conhecido como “isopor”, é aliado no combate à propagação das chamas. Isso ocorre porque ele encolhe e retorna ao formato e volume iniciais da matéria-prima quando exposto ao calor elevado.
Havendo telhado sobre a laje, a manta de isolamento térmico para laje pode ser colocada diretamente sobre a laje se for manta de espuma com uma face de alumínio ou sobre uma subestrutura de perfis de madeira ou plástico, caso seja a manta de espuma com duas faces ou tecido de ráfia.
Lucas Marreiros, g1 – Imóveis construídos com painéis de EPS (Poliestireno Expandido), mais conhecido como isopor, revestidos em concreto, têm driblado o calor e reduzido a temperatura interna desses ambientes em mais de 20° C em relação ao ambiente externo.
A acetona pura em contato com o isopor enfraquece as ligações dessas moléculas liberando o ar que está inserido nesse polímero. Com isso, resta apenas o plástico (poliestireno) no recipiente. Concluindo que somente a acetona pura é capaz de derreter o isopor, voltando ao seu estado original.
O gelo seco em caixa de isopor é dióxido de carbono (CO2) solidificado a uma temperatura inferior a -78 °C, em recipiente térmico de esferovite, capaz de evitar ou retardar o aumento de temperatura das substâncias ali armazenadas.
A condutividade térmica é uma das propriedades mais importantes para alguns segmentos industriais, por isso, conhecer quais são os melhores condutores térmicos é algo muito importante. O cobre e o alumínio são os metais que apresentam maior potencial de condutividade térmica.
Qual a espessura da placa de isopor para isolamento térmico?
A Chapa de Isopor de 2,0 cm oferece excelente isolamento acústico, transformando seus espaços em oásis de tranquilidade. Ideal para residências, escritórios e estúdios.
Todos os tipos de EPS Isopor® da classe T (T1 a T7) não são retardadores de chama; para isso existe a classe F (F1 a F7), que segue os mesmos princípios e especificações técnicas, mas com o diferencial de retardar o fogo.
O Isopor® é a marca registrada da Knauf; o produto em si recebe o nome de EPS (Expanded Polistyrene), ou poliestireno expandido, e vem da família dos plásticos. O EPS Isopor® é 98% composto de ar, e tem como base o petróleo, que corresponde a apenas 2% do produto final.