Cerca de 800.000 pessoas se suicidam todos os anos no mundo, ou seja, uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos, uma cifra maior que as vítimas de guerra ou de catástrofes naturais. Confira o estudo completo.
Contudo, os índices são maiores entre o sexo masculino, como aponta um estudo descritivo do Ministério da Saúde entre os anos de 2010 a 2019. Entre os homens, a taxa de morte por suicídio em 2019 foi de 10,7 por 100 mil, enquanto entre as mulheres o número foi de 2,9.
Fenômeno complexo e multifatorial, o suicídio é quase quatro vezes mais incidente entre homens, conforme aponta o Ministério da Saúde. Nesse público, são 9,9 mortes autoprovocadas por 100 mil habitantes. Já entre as mulheres são 2,6 casos por 100 mil.
A maioria dos casos está consolidada entre os adolescentes. Foram 8.391 óbitos (84,29%) na faixa etária de 15 a 19 anos; e 1.563 mortes (15,71%) na faixa de 10 a 14 anos de idade. “Na verdade, até os 26 anos, é o maior número de casos no país e no mundo também”.
No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia, situação que atinge principalmente jovens entre 15 e 19 anos, de acordo com o Ministério da Saúde.
"Se precisar, peça ajuda!" é o lema da campanha Setembro Amarelo 2024, que acontece ao longo do mês de setembro com o objetivo de conscientizar e prevenir o suicídio.
O QUE LEVA UMA PESSOA A SE MATAR? Vários motivos podem levar alguém ao suicídio. Normalmente, a pessoa tem necessidade de aliviar pressões externas como cobranças sociais, culpa, remorso, depressão, ansiedade, medo, fracasso, humilhação etc.
Uma pesquisa da Fiocruz investigou as principais causas de adoecimento e morte entres jovens no Brasil e concluiu que essa parcela da população é a grande vítima da violência, do sofrimento mental e dos acidentes de trabalho em território nacional.
No país, a maior quantidade de óbitos mal definidos concentra-se na faixa de 60 de idade e mais; isto é, representa 67,2% das mortes por causas mal definidas, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM) referentes a 2005.
"Em São Paulo, existe uma relação da localidade com a renda -a periferia é mais pobre. Alguns estudos mostram que países mais ricos têm taxas mais altas de suicídio.
A maior mortalidade dos homens é verificada em todos os grandes grupos de causa básica (figura 7). Os homens têm um risco de morte por causas externas 4,4 vezes superior ao das mulheres, seguido pelos gupos de doenças do aparelho digestivo (2,2 vezes maior), doenças respiratórias (1,8) e cardiovasculares (1,7).
Qual o significado da cor amarela no setembro amarelo?
O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como "Mustang Mike".
No mundo ocidental, os homens morrem por suicídio três a quatro vezes mais do que as mulheres. Essa maior frequência masculina aumenta em pessoas com mais de 65 anos. As tentativas de suicídio são duas a quatro vezes mais frequentes entre as mulheres.
É difícil determinar o número exato de vítimas, haja vista que jurisdições e agências da mídia não divulgam abertamente as estatísticas para não encorajar outras pessoas a cometerem o ato. Ponte Golden Gate, em São Francisco, Califórnia — mais de 1.500 suicídios, é o lugar onde mais se cometem suicídios no mundo.
Em 2014, ocorreram 361.577 óbitos na faixa etária de 20 a 59 anos no Brasil. Se analisarmos por sexo, 68% dessas mortes foram em homens. A maior proporção desses óbitos entre os homens, ocorreu na faixa etária de 50 a 59 anos (38%).
No sexo feminino se destacam entre as causas com maior taxa de mortalidade: Na faixa de 20 a 39 anos, a maior taxa de mortalidade também é a de causas externas (15,4), porém com taxa sete vezes menor que a masculina.
Introdução. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em 2019, mais de 1,5 milhões de adolescentes e jovens adultos com idades entre 10 e 24 anos morreram no mundo, cerca de 5.000 óbitos por dia 1.
Doenças cardiovasculares: principal causa de morte no mundo pode ser prevenida. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Quando ocorre a morte encefálica, não existe mais a consciência do paciente. Ele não consegue mais pensar ou perceber o meio ao redor. Ele deixa de existir como pessoa e seus órgãos fora do sistema nervoso continuam funcionando de forma artificial”, afirma Duarte.
Mais comum do que se imagina, esse desejo de por fim à própria vida é algo inerente ao ser humano. Sobretudo quando passamos por momentos de profunda tristeza, desesperança e impotência diante de uma situação difícil.
A origem do Setembro Amarelo e todo esse movimento de conscientização contra suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo.
Sem mistério, o amarelo e o dourado simbolizam o dinheiro. Portanto, quem precisa ter mais atenção às suas economias, pretende focar mais no lado profissional e ganhar mais dinheiro, pode encontrar nesses tons o primeiro passo.
Em alusão a esse comportamento da natureza, o girassol foi escolhido como símbolo da campanha Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu, iniciativa do movimento mundial Setembro Amarelo, que tem o objetivo de abrir o diálogo e alertar a sociedade sobre o tema.