Para o olho humano, enxergamos de 4,3x10^14 Hz até 7,5x10^14 Hz. Mas isso tem pouco ou nada a ver com monitores. A pergunta é sobre a frequência de quadro, isto e, a frequência em que cada quadro (imagens que formam o vídeo) são passadas em cada segundo na frente dos olhos do espectador.
Dependendo das condições de iluminação, do campo da visão (periférica ou central), do ângulo aparente do objeto sujeito à cintilação, e do próprio indivíduo, esta freqüência varia de 15 a 100 Hz aproximadamente.
Geralmente, os olhos processam um espectro de luz entre 380 e 780 nanômetros. Eles não percebem luzes de ondas mais curtas (UV) e mais longas (infravermelho), ou seja, tudo o que está abaixo e acima do espectro de luz visível.
Qual a resolução máxima que o olho humano enxerga?
Você sabia que o olho humano possui, aproximadamente, 576 megapixels de resolução? 🔎 ➡Mesmo que as câmeras possuam tecnologia de ponta como várias opções de ISO, foco, diafragma (lâminas que regulam a passagem de luz), nossos olhos ainda são superiores a qualquer câmera fotográfica.
Em decorrência do comprimento da luz máximo e mínimo visíveis e da própria estrutura do olho, o menor tamanho que podemos enxergar é de cerca de 100 micrômetros (100.10-6 m), aproximadamente o diâmetro de um fio de cabelo.
- O olho humano é limitado a enxergar 24 quadros (frames) por segundo (FPS). Então, por que as grandes produtoras de jogos eletrônicos, câmeras de vídeos, smartphones e cinema desenvolvem projetos que gravam e reproduzem a taxas acima de 24 FPS?
Um cachorro consegue ver de 70 a 80 imagens por segundo, um gato vê 100 imagens; e o porquinho-da-índia 33 imagens por segundo. Nós enxergamos até 24 imagens por segundo.
O espectro visível diz respeito às ondas eletromagnéticas cujas frequências são localizadas entre o infravermelho e o ultravioleta. Essas ondas, que têm frequências que se estendem de 4,3.1014 Hz até 7,5.1014 H, são aquelas que podem ser percebidas pelo olho humano e interpretadas pelo cérebro.
Num ser humano, cuja visão seja considerada normal, o campo visual cobre cerca de 180 graus. O olho humano pode focalizar objetos muito distantes ou objetos que estejam bem próximos, a até 25 cm do olho, variando a distância focal do cristalino.
A vista sobreposta dos olhos humanos cobre um ângulo de cerca de 130 graus em média. No entanto, o ângulo central da vista que impacta a percepção é em torno de 40 a 60 graus.
No olho humano, o papel do photosite é desempenhado por cones e bastonetes, dois tipos de células fotossensíveis distribuídos ao longo da retina. Nos dois olhos temos cerca de 250 milhões dessas células e, portanto, podemos captar 250 milhões de pontos luminosos. Ou 250 megapixels.
O olho humano é capaz de enxergar de 30 a 60 FPS. Até então a ciência não possui um grau definido da resolução do olho humano, estudos indicam que ela pode variar de indivíduo para indivíduo, de acordo com a necessidade e adaptação desses.
Em vídeos e jogos, essas imagens são gravadas e exibidas por um determinado período, resultando em FPS. Portanto, é essa taxa de quadros que determinará a qualidade da imagem na tela do computador ou da TV. Na verdade, quando um jogo está rodando a 60 FPS, significa que ele exibe 60 quadros (imagens) por segundo.
Por causa da curvatura da Terra, nosso olho é capaz de enxergar, no máximo, até 5 km de distância. Mas isso, claro, depende de diversos fatores, como saúde ocular, luminosidade, obstáculos visuais etc.
O limite de resolução do olho humano é em torno de 0,2 mm. O melhor microscópio óptico possui limite de resolução de 0,2 mm. Logo quanto menor o comprimento de onda melhor a resolução.
São 7 os tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro- ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama. O que determina a sua classificação é a frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas e também o seu comprimento.
Na verdade não existe o mínimo, teoricamente você pode jogar um jogo rodando a menos de 30fps e ficar satisfeito, depende da pessoa. Se o olho humano detecta cerca de 25 frames por segundo, por que existem jogos e outras produções com 60 FPS?
Por fim, as moscas enxergam cerca de 250 frames por segundo (um ser humano fica em aproximadamente 24). Trata-se de uma resolução temporal altíssima – é como se o tempo passasse em câmera lenta para esses animaizinhos. Além de reconhecer rapidamente uma ameaça, as moscas também são voadoras ágeis.
Já ouviu falar em algum animal que consegue mover os olhos por todas as direções? Essa habilidade é vista nos camaleões, réptil distribuído principalmente na África, mas também pode ser encontrada em espécies no Brasil.
O olho pode distinguir entre 7 a 10 milhões de cores, certamente esse número é maior que o número de palavras que conseguimos atribuir às coisas. A língua portuguesa, por exemplo, tem cerca de 300 mil palavras [2, 3].
As coisas que enxergamos a olho nu são consideradas macroscópicas e o nosso olho só tem a capacidade de ver até 100 micrômetros (10-4 m), o que for menor que isso é microscópico e só pode ser observado com o auxílio de uma ferramenta óptica.
Sabe-se que o olho humano não consegue diferenciar componentes de cores e vê apenas a cor resultante, diferentemente do ouvido, que consegue distinguir, por exemplo, dois instrumentos diferentes tocados simultaneamente.