Falando pelo aspecto técnico, a entrega de HDMI do PS5 só vai até 32 gigabits por segundo (Gbps) – um número inferior ao necessário para se produzir 8K de resolução a 60 fps nativamente.
Entrando em detalhes técnicos, o PS5 Pro deve manter o mesmo processador da versão tradicional, baseado na arquitetura Zen 2, da AMD. Porém, o componente terá um “modo de alta frequência”, que vai garantir um aumento de 10% na velocidade, chegando a 3,85 GHz.
O PS5 possui um SSD de 825 GB com taxa de transferência de 5,5 GB/s para arquivos no tamanho original. O console traz um chip dedicado para descomprimir arquivos em formato zlib e kraken; neste caso, a velocidade de transferência chega a 9 GB/s.
E pra aproveitar a máxima potência do PlayStation 4 Pro, sua TV também precisa ter uma tela com resolução 4K, viu? Além disso, é legal ela também ter alta taxa de frequência, de preferência algo entre 120 Hz a 240 Hz.
Os especialistas do Digital Foundry revelaram que, tecnicamente, o Xbox Series X é o único console capaz de entregar a experiência de resolução 8K a 60 fps.
Já quando o assunto é desempenho, todos os 3 consoles rodam a 60fps durante o jogo e a 30fps em replays ou close-shots. A versão de PC, por sua vez, atinge cerca de 120fps com uma RTX 3080 no máximo durante o jogo e 60/70fps em replays ou closes.
Na quarta-feira (7), a Sony liberou uma atualização no PlayStation 5 com alguns recursos muito aguardados pelos jogadores. A principal delas é o suporte à resolução 1440p, ou seja, de 2560 x 1440.
A TV para PS5 ideal deve cumprir alguns requisitos para aproveitar o console ao máximo. Aspectos como resolução 4K, tipos de tela com ótima tecnologia, taxa de atualização de 120Hz e baixo Input Lag, além da presença de uma entrada de HDMI 2.1, são importantes para uma boa jogabilidade e imersão no game.
O PS5 foi lançado com 16 GB de memória GDDR6 como RAM de sistema unificada. O PS5 Pro tem a mesma capacidade, mas as velocidades são aumentadas, provavelmente devido a uma melhor interface de memória na nova GPU.
Resumidamente, monitores com 60hz são indicados para jogadores casuais, aqueles com 144hz são para jogadores que pretendem elevar a gameplay a um bom nível, e os com 240 Hz são para aqueles que pretendem seguir caminho na estrada competitiva de jogos como o Counter-Strike 2, por exemplo.
Quantos Hz é bom para jogar? Para uma experiência de jogo fluida, o ideal é superar os 60 Hz. Os 120 Hz ou 144 Hz oferecem uma jogabilidade mais suave, especialmente em jogos de ação rápida. Gamers competitivos geralmente preferem monitores de 240 Hz para melhor desempenho.
A Xiaomi revelou mais um celular nesta quarta-feira (20). Trata-se do Redmi K50i 5G, que chama a atenção devido à tela de 144 Hz e à bateria grande com recarga rápida de 67 watts na ficha técnica.
No Brasil, o PS5 Pro é o terceiro videogame mais vendido, ficando atrás da Edição Digital do PS5 Slim com dois jogos de brinde e o PS5 Fat + Marvel's Spider-Man 2, o que é impressionante para um console que custa R$ 6.999,00, praticamente o dobro dos modelos-base.
Com um valor de $700, sem incluir o leitor de disco ou suporte para jogar na vertical, muitos estão questionando as decisões da Sony e o futuro PS6. Mas e se esse preço elevado não fosse exclusivo da versão Pro e também afetasse a próxima geração de consoles?