Sendo assim, estão vigentes 32 dessas normas, que abordam itens dos mais variados. Por exemplo, existem orientações para apresentar as demonstrações financeiras de uma empresa, de forma que investidores de todo o mundo possam entendê-las.
As normas do IFRS (International Financial Reporting Standards) abrangem um conjunto de 32 regras internacionais de contabilidade emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board). Essas normas foram criadas para padronizar os procedimentos contábeis e critérios de negociação em empresas ao redor do mundo.
Até o momento, foram publicadas 20 IFRS (International Financial Reporting Standards), que são normas internacionais de contabilidade que estabelecem princípios e diretrizes para a elaboração e apresentação de demonstrações financeiras.
Neste artigo você pôde descobrir exatamente o que são as normas internacionais chamadas de International Financial Reporting Standards, as IFRS. Elas foram trazidas para o Brasil pelas modificações propostas ela Lei 11.638/2007 e pela Lei 11.941/2009, que fizeram parte do processo de harmonização contábil.
A IFRS 17 promove nas empresas do setor uma série de transformações contábeis, atuariais e tecnológicas para uma abordagem mais uniforme de avaliação e apresentação dos contratos de seguro, introduzindo um modelo geral para avaliação desses contratos.
O que é IFRS ? - Sua evolução e relação com os grandes eventos econômicos | Edson Teixer
O que é o IFRS 15?
A IFRS 15 fornece uma estrutura abrangente para reconhecer receita de contratos com clientes. Em setembro de 2015, o Conselho emitiu Data de Vigência da IFRS 15 que postergou a data de vigência obrigatória da IFRS 15 para 1º de janeiro de 2018.
O IFRS (International Financial Reporting Standards) é um conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board). As normas foram criadas com o objetivo de padronizar os procedimentos contábeis e critérios de negociação.
International Financial Reporting Standards (IFRS) são normas internacionais de contabilidade, um conjunto de pronunciamentos contábeis internacionais publicados e revisados pelo IASB (International Accounting standards Board).
"As normas IFRS (International Financial Report Standard) estabelecem padrões internacionais de contabilidade financeira, são emitidas pelo Iasb – que é um órgão regulador, com sede em Londres –, e adotadas em mais de 138 países no mundo, que representam mais ou menos 80% do PIB mundial.
A primeira e provavelmente principal vantagem é a possibilidade de comparar as demonstrações contábeis brasileiras com as de empresas de praticamente qualquer país. Isso traz transparência e facilita a integração do Brasil ao mercado internacional de capitais.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, que instituiu, no total, 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Por força de lei, o IFRS é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Também conhecidas como “normas IFRS”, as IFRS Standards foram desenvolvidas e emitidas pelo IASB – International Accounting Standards Board, um comitê independente formado por profissionais experientes em emissão de políticas contábeis, preparação, auditoria e análise das demonstrações financeiras e no ensino de ...
Coincidentemente (ou não), em Abril de 2001 o IASC foi substituído pelo IASB (International Accounting Standards Board) e as IAS começaram a ser substituídas pelas IFRS (International Financial Reporting Standards) – este processo de substituição / revisão das IAS ainda estão em andamento no IASB.
O IASB é responsável pela criação e manutenção de normas contábeis internacionais, conhecidas como IFRS (International Financial Reporting Standards). Essas normas são adotadas por empresas em todo o mundo para garantir a consistência e comparabilidade das demonstrações financeiras.
A adoção de normas de contabilidade convergentes com os padrões IFRS pelo Brasil a partir de 2007 tornou as informações financeiras das empresas brasileiras mais úteis e transparentes.
Qual a importância das normas do IFRS para as empresas?
As IFRS permitem uma otimização e padronização das atividades contábeis. O planejamento também ganha com a geração de informações contábeis voltadas ao cunho gerencial. Com isso os gestores ganham mais dados para a construção do planejamento estratégico e para a tomada de decisões.
Para estudar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é preciso passar por uma seleção, que varia conforme o curso e o campus de interesse: pode ser fazendo uma prova (03/12/2023) ou participando de um sorteio entre os inscritos (12/12/2023) ou ainda usando a nota do Exame ...
Possui 17 campi: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão e, em processo de implantação: Alvorada, Rolante, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A Reitoria é sediada em Bento Gonçalves.
A IFRS 16 exige um maior controle sobre os contratos de arrendamento. Isso demanda sinergia entre diversos departamentos, como jurídico, financeiro, contábil, fiscal, TI, suprimentos e outros. Com essa complexidade aumentada, também são maiores as chances de que enganos prejudiciais sejam cometidos.
O que é a IFRS 9? É a norma internacional que substitui as diretrizes do IAS 39 e é aplicada a reportes a partir de janeiro de 2018. A norma introduz novas exigências para medir a deterioração de ativos financeiros, além de um novo modelo de classificação e mensuração e uma abordagem modificada para hedge accounting.
A principal mudança trazida pelo CPC 06 (R2)/IFRS 16 é a eliminação da alternativa entre o arrendamento financeiro e operacional para o arrendatário. A partir disso, cria-se um único modelo de classificação para os contratos de arrendamento.
A próxima alteração às IFRS (International Financial Reporting Standards, Normas Internacionais de Contabilidade), a IFRS 16, entrará em vigor em janeiro de 2019 e mudará a forma como as empresas devem identificar, mensurar, apresentar e divulgar arrendamentos.
A norma contábil internacional que corresponde ao CPC 27 – Ativo imobilizado é a IAS 2 – Property, Plant and Equipment. Ativos são cruciais para a saúde financeira de uma empresa. E os ativos imobilizados são itens físicos que têm como objetivo gerar renda para uma empresa.
O CPC 16 é o pronunciamento contábil brasileiro responsável por emitir informações a respeito dos estoques. Principalmente aquelas sobre sua contabilização. O CPC 16 corresponde a norma contábil internacional IAS 2 – Inventories.