É comum praticantes de musculação citarem que os ganhos de peso com a creatina variam entre 2 e 5 kg. Entretanto, é importante citar que os ganhos com o uso de creatina são maiores quando associamos a creatina com uma dieta hipercalórica e com treino de força (musculação) pesado.
Mas o que ocorre é que o uso da creatina pode ocasionar ganho de peso (em torno de 1 a 2kg) por causar retenção hídrica na musculatura esquelética. No entanto, não está associado a elevação da massa gorda.
De acordo com o estudo da USP, o que pode acontecer é um ganho de peso relacionado à massa muscular, justificado pela hipótese de retenção hídrica. Consequência do potencial osmótico da substância, a retenção de água dentro dos músculos pode levar a um aumento do volume muscular e, com isso, a um ganho de peso.
A creatina pode ser considerada um suplemento para engordar por contribuir com o aumento de peso. Dentre seus benefícios, inclui a melhora de performance nos treinos e fornecimento de energia para as células. Ela pode ser encontrada em forma de pó ou cápsula.
Como Tomar CREATINA Para Ganhar Músculos em 7 DIAS
Quantos kg a creatina aumenta?
É comum praticantes de musculação citarem que os ganhos de peso com a creatina variam entre 2 e 5 kg. Entretanto, é importante citar que os ganhos com o uso de creatina são maiores quando associamos a creatina com uma dieta hipercalórica e com treino de força (musculação) pesado.
A creatina como suplemento contribui para o aumento de massa muscular, a melhora na recuperação muscular após a prática de atividade física e a prevenção de doenças crônicas devido a melhoria da densidade óssea gerada pelo ganho de massa magra - todo o tecido do corpo, menos a gordura.
Se você tomar creatina e não malhar, um dos principais efeitos é o inchaço. No entanto, essa substância pode ser ingerida mesmo sem a realização de exercícios físicos. Isso porque seus benefícios vão além desse contexto das atividades físicas.
Quantos dias para a creatina fazer efeito no corpo?
Quanto tempo demora para fazer efeito? Segundo Alex Feitoza, a creatina demora cerca de três semanas contínuas para começar a fazer efeito na resistência e força. Em relação ao ganho de massa muscular, os benefícios normalmente aparecem entre a 6ª e a 8ª semana.
Como evitar o inchaço da creatina? Para evitar que a creatina cause inchaço é fundamental fazer uso correto da dose recomendada pelo fabricante do suplemento ou pelo profissional de saúde. Exagerar na dose pode ser um dos principais causadores do inchaço.
Quem toma creatina tem que beber quantos litros de água por dia?
A creatina não demanda que a pessoa faça ingestão de uma quantidade anormal de água. Ela deve continuar consumindo o normal recomendado, que é mínimo de 35ml de água por cada quilo. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg deve tomar cerca de 2,45 litros de água por dia.
“Mas, tratando-se do cérebro devido ao seu papel fundamental no equilíbrio de energia, a ingestão de creatina para quem não treina pode ajudar a melhorar a performance cerebral”, concluiu Aline Becker.
O que acontece se tomar creatina e não beber muita água?
O uso do suplemento com uma baixa ingestão de líquidos pode sobrecarregar os rins. A creatina não possui calorias e, por isso, não engorda. O que pode acontecer é um aumento de peso, massa magra, em consequência do crescimento de músculos.
A maior parte da creatina produzida no corpo ou ingerida como suplemento alimentar se acumula nos músculos e tem o papel de dar energia, hidratar e aumentar o volume das células.
A creatina é capaz de aumentar o volume de água dentro das células musculares, o que pode resultar em um maior inchaço muscular, sensação de maior pump e uma aparência mais cheia dos músculos. O inchaço associado à creatina é causado pela retenção de água nas células musculares.
Conservação da Resistência da Pele: A creatina pode ajudar a pele a resistir aos sinais visíveis de envelhecimento, como linhas finas e rugas. Proteção da Perda de Firmeza Relacionada à Idade: Com o passar dos anos, a pele perde firmeza e elasticidade.
Se com o uso correto, essa proteína consegue aumentar a energia muscular, para os fios, a substância restaura a fibra capilar e deixa as madeixas mais resistentes. A creatina tem ação parecida com a queratina, e recupera a massa dos fios, evitando a quebra, queda e ressecamentos graves.
Não existe somente uma forma correta de como tomar creatina. Ela pode ser combinada com shake ou consumida junto a alimentos fontes de carboidratos e proteínas no pré ou pós-treino, favorecendo uma absorção mais rápida da substância.
“Você pode consumir a qualquer momento, mas de preferência junto da ingestão de algum carboidrato”, justifica. “A creatina pode ser consumida principalmente por atletas e praticantes de atividade física.
"Não tem problema nenhum. Primeiro porque o efeito da creatina é crônico, é a longo prazo. Se você já vem usando a creatina e esqueceu de tomar um dia, não tem problema. A creatina só vai perder o efeito por completo depois de 30 dias, mais ou menos", explica o profissional.
A atividade física intensa acarreta na ativação de nosso sistema nervoso central, o qual fica alerta até mesmo após a atividade. Dessa forma, suplementos como creatina e Whey Protein causam danos indiretos ao sono, pois potencializam o treino do atleta.
Para além da função muscular, a creatina tem se mostrado uma excelente aliada do cérebro. Estudos recentes indicam que a creatina tem potencial para otimizar a cognição, proteger contra doenças neurodegenerativas e potencialmente melhorar a capacidade mental em várias frentes.
Ao parar de consumir a creatina os seus resultados são perdidos. Verdade. Por ser um suplemento de uso crônico, parar de consumi-lo causa uma redução no seu nível no organismo e, consequentemente, no peso corporal.