Ficha técnica - Honda XR 300L Tornado Desempenho: zero a 100 em 10,8 segundos, velocidade máxima de 129,4 km/h, retomada de 60 km/h para 100 km/h em 7,4 segundos em quarta marcha, consumo de até 29,8 km/l gasolina e autonomia de até 410 quilômetros - dados do Instituo Mauá.
A capacidade é de 13,8 litros (3,7 litros de reserva). A superfície lateral do tanque e sua conjunção com o assento facilita a necessária movimentação do piloto em pilotagem off-road. A Honda XR 300L Tornado se vale do mesmo motor que equipa a Sahara 300.
Como referência, no nosso teste, a Sahara 300 fez médias de 32 km por litro na cidade e 35 km por litro na estrada, com velocidade na casa dos 100 km/h.
Com um tanque de combustível que comporta 11,5 litros, a Tornado tem uma autonomia de mais de 340 km, fazendo em média 30,2 km/l de gasolina abastecido.
Rodamos alguns quilômetros nas rodovias sinuosas da serra e o motor manteve o bom torque desde baixos giros e a velocidade final, declarada pela Honda, ficou em 124 km/h.
Quantos quilômetros a Tornado 300 faz com 1 litro de gasolina?
Ficha técnica - Honda XR 300L Tornado
Desempenho: zero a 100 em 10,8 segundos, velocidade máxima de 129,4 km/h, retomada de 60 km/h para 100 km/h em 7,4 segundos em quarta marcha, consumo de até 29,8 km/l gasolina e autonomia de até 410 quilômetros - dados do Instituo Mauá.
Inicialmente a XR 300L Tornado será oferecida apenas com a combinação de cores em vermelho e branco. O preço-base sugerido (referência para a cidade de São Paulo, sem frete ou seguro) é de R$ 27.690. Como comparação, a XRE 300 Sahara é oferecida por R$ 28.650 nas mesmas condições.
As mudanças foram focadas para dar mais capacidade no fora-de-estrada. A nova Honda XR 300L Tornado 2025 tem preço anunciado de R$ 27.690 (sem frete) e deve chegar às lojas a partir de agosto. A novidade está cobrando R$ 600 a mais que a Sahara em que se baseia.
Equipada com um tanque de combustível de 8,5 litros, a Honda XR 200 consegue rodar até 30 km/l – número considerado pequeno se seu foco são viagens. Sua autonomia total é de 255 km. Com um baixo custo de manutenção, a XR 200 conta com farol compacto, plásticos leves e flexíveis e aros de alumínio.
Sua aposentadoria foi acelerada para 2009, por conta do PROMOT, o programa de controle de poluição, que inviabilizou os motores com carburador. A Tornado de primeira geração saiu de cena para entrada da XRE 300.
A nova Tornado possui câmbio de seis velocidades associado à embreagem assistida e deslizante, que reduz o esforço para acionar o manete e evita o travamento da roda traseira em reduções de marcha bruscas.
Para quem não lembra, a Tornado - então XR 250L - deixou o mercado há 15 anos. Foi produzida entre 2001 e 2008, e saiu de linha em 2009. Com desempenho honesto e manutenção fácil e barata, até hoje é uma moto bem lembrada e até valorizada no mercado de usadas.
De acordo com a empresa, a velocidade máxima (top speed) é de 128,1 km/h (gasolina) e 129,4 km/l (etanol). O consumo médio, por sua vez, é de 29,8 km/l (gasolina) e 22 km/l (etanol) -- dados oficiais da Honda.
A XR 300L Tornado possui sistema de partida elétrica. Qual é a capacidade do tanque de combustível da XR 300L Tornado? O tanque de combustível da XR 300L Tornado tem capacidade para 13,8 litros, com reserva de 3,7 litros.
Apesar das diferenças, o preço da nova Tornado 300 não ficou muito abaixo do valor sugerido para a Sahara. De acordo com a Honda, a XR 300L Tornado estará disponível apenas na cor vermelha pelo preço sugerido de R$ 27.690. O preço é o mesmo sugerido para a versão Rally da Sahara 300.
Porém a competência da Tornado fez com que ela continuasse em produção na fábrica de Manaus, AM para atender a demandas de exportação a países sul-americanos com legislação menos restritiva quanto a emissões. O total de motos Honda Tornado fabricadas no Brasil de 2001 a 2023 se aproximou de 350 mil unidades.
Os preços públicos sugeridos na ocasião do lançamento da XRE 300 2022 eram de R$ 20.390 (XRE 300 ABS) e R$ 20.890 (XRE 300 Adventure/XRE 300 Rally), com base no estado no Distrito Federal e não inclusas as despesas de frete e seguro.
A aventureira será oferecida em três opções de acabamento e as entregas devem ter início somente nas últimas semanas de dezembro. O Motor1.com Brasil deve andar na novidade em algum momento de janeiro de 2024. As três versões da nova Sahara são: Standard, por R$ 27.090, Rally, por R$ 27.690, e Adventure, por R$ 28.650.
A nova linha Sahara estará disponível em três opções de acabamento e as entregas tiveram início nas últimas semanas de dezembro. As variantes são as seguintes: Standard, por R$ 27.090; Rally, por R$ 27.690; e Adventure, por R$ 28.650. Em comparação, os preços da antiga XRE giravam em torno de R$ 25 mil.