A vida útil de um motor retificado pode chegar a 100 mil km, mas essa medida pode variar de acordo com a qualidade do trabalho de retificação e, claro, o uso e a manutenção subsequentes do veículo.
A junta do cabeçote foi projetada para ser tão resistente quanto o motor, tendo uma vida útil de 150.000 a 300.000 quilômetros. No entanto, essa estimativa pode variar de acordo com uma variedade de elementos.
O que você pode verificar é se o propulsor está muito limpo, se o cabeçote parece ter sido “lustrado” e se nota sinais de excesso de cola na tampa do carter, que fica embaixo do bloco e onde o óleo lubrificante fica mantido.
A vida útil de um motor retificado pode chegar a 100 mil km, mas essa medida pode variar de acordo com a qualidade do trabalho de retificação e, claro, o uso e a manutenção subsequentes do veículo.
Irrestringível, irrenunciável e inegociável. O prazo para exercício de direito de Garantia Legal dos serviços de retífica de motores, considerado como serviços duráveis, é de 90 dias, a contar da data do término do serviço e entrega ao cliente.
Caso o dano pelo superaquecimento seja menor, a retífica não é necessária. Assim, basta realizar a troca da junta. Quando isso acontece, o procedimento mais correto é desligar o propulsor e rebocar o veículo.
O valor médio para um serviço de retífica de cabeçote fica entre R$ 1.200 e R$ 8.000. Contudo, vale ressaltar que essas são quantias estimadas, de acordo com o que costuma ser visto no mercado. Para saber o preço exato para a retífica de cabeçote do seu veículo, é necessário consultar diferentes oficinas e mecânicos.
Quanto tempo leva para amaciar o motor retificado?
Se você tem um motor retificado, o tempo necessário para aquecer adequadamente pode variar. Normalmente, é recomendado percorrer cerca de 1000 quilômetros antes de considerar o motor retificado completamente amaciado.
O superaquecimento do motor é uma das principais causas de danos à junta do cabeçote. O calor excessivo pode comprometer a vedação da junta, levando ao vazamento de líquido de arrefecimento e óleo. Além disso, o superaquecimento pode causar deformações na junta e até mesmo fundir partes do motor.
Quando queima a junta do cabeçote tem que fazer o motor inteiro?
Quando queima a junta do cabeçote tem que fazer retífica? Depende da extensão do dano. Em caso de superaquecimento, se o carro for rapidamente desligado e rebocado para um oficina é provável que seja necessário apenas trocar a junta.
Após a retífica, o motor retorna praticamente novo. Afinal, suas peças foram trocadas e, assim como em um carro zero, ele ainda não se adaptou a certos movimentos. Por isso, o motor retificado precisa ser amaciado e ter troca de óleo prematuramente.
Como saber se a retífica foi bem-feita? A principal maneira de perceber se a retífica foi bem executada é observar seu carro nos primeiros 1000 km rodados após o serviço. É importante manter a água e óleo dentro dos limites adequados neste período, e claro, sempre.
Em termos de valor, uma junta de cabeçote de um carro popular pode ficar entre R$ 150 e R$ 400. A retífica de um modelo popular fica entre R$ 4 mil e R$ 6 mil. Portanto, faça de tudo para evitar que a junta do cabeçote queimada ocasione o superaquecimento do próprio motor.
A retífica de cabeçote é o que recondiciona e coloca o cabeçote em condições de perfeito funcionamento para o motor. A manutenção para ambos são bem parecidas, porém, as válvulas do motor ou do cabeçote acabam sofrendo um pouco mais, visto que trabalham em um regime um pouco mais severo.
Plainar Cabeçote Preço R$120 em média pra linha leve (carros de passeio) mas antes deixarei esse vídeo explicando quando é necessário plainar o cabeçote.
A média salarial do cargo de Retificador De Cabeçote (Brasil) é de R$ 1.747 por mês. A remuneração variável do cargo de Retificador De Cabeçote nessa localização (Brasil) é de R$ 4, variando entre R$ 4 e R$ 4.
Falando em quilometragem, outra dúvida comum é quantos mil quilômetros um motor retificado entrega. Na prática, se tudo for feito corretamente, ele deve durar tanto quanto o motor novo, saído da fábrica. O que, nos carros a gasolina/etanol, costuma ser algo entre 200 e 300 mil km.
Porém, mesmo com essas possibilidades, a melhor maneira de saber sobre um motor retificado é solicitar ao vendedor os recibos da retífica. Dessa forma, você pode entender quais reparos foram feitos e em que circunstâncias. O prazo de garantia de um motor retificado é de apenas 90 dias.
Remoção da junta de cabeçote só deve ocorrer quando há absoluta necessidade de se abrir o motor; somente substituir a peça não evita fatores que levam à sua queima. Discutir a importância do bom funcionamento do sistema de arrefecimento do motor é chover no molhado, pois todo mundo (mecânicos e entusiastas) sabe disso.
SAE 25W-50: Este óleo tem uma viscosidade mais elevada, ideal para motores que têm maior desgaste interno devido à alta quilometragem. SAE 20W-60: Este tipo de óleo oferece uma proteção robusta para motores antigos ou muito rodados, assegurando uma melhor lubrificação mesmo sob condições severas.
Alguns sinais de que o motor pode precisar de retífica incluem o consumo excessivo de óleo, a perda de potência ou o aparecimento de ruídos estranhos. Geralmente, a retífica é feita se o motor sofrer algum dano decorrente de superaquecimento ou de falta de lubrificação.
geralmente é de 9 meses ou 1 ano. Se for de 09 meses, o consumidor terá 1 ano para acionar a garantia em caso de defeitos, pois é feita a soma da garantia contratual com a legal de 03 meses ou 90 dias.