Dependendo do modelo e do fabricante, correias dentadas normalmente precisam ser trocadas entre 50.000 km e 60.000 km. Já ao considerar quanto tempo dura a corrente de comando, saiba que ela pode rodar cerca de 150 mil km sem apresentar nenhum tipo de problema.
É importante pontuar que, felizmente, a maior parte dos que optam por esse equipamento tendem a demorar para trocá-lo: a depender do fabricante, do estado geral do carro e da forma como ele é conduzido, a corrente de comando pode ser trocada apenas depois de percursos de cerca de 150 mil quilômetros.
Enquanto o kit corrente tem que ser substituído em uma média entre 20.000 km e 30.000 km (há opções que prometem até 40.000 km), a correia pode passar dos 100.000 km.
Tensão correta: Verifique regularmente a tensão da corrente de comando. Se estiver muito frouxa, pode ocorrer o escapamento da corrente dos dentes da engrenagem, causando problemas de sincronização das válvulas. Se estiver muito apertada, pode haver um aumento do desgaste e esforço no sistema.
COMO IDENTIFICAR O DESGASTE DA CORRENTE DE COMANDO SEM ABRIR O MOTOR
Qual a vida útil da corrente de comando?
Dependendo do modelo e do fabricante, correias dentadas normalmente precisam ser trocadas entre 50.000 km e 60.000 km. Já ao considerar quanto tempo dura a corrente de comando, saiba que ela pode rodar cerca de 150 mil km sem apresentar nenhum tipo de problema.
De acordo com a maioria dos fabricantes e especialistas, a corrente da moto deve ser inspecionada regularmente, especialmente após 500 a 1000 km de uso. Além de sua manutenção adequada, isso também implica observar sinais de desgaste que possam afetar seu funcionamento.
Devido à sua resistência, a corrente de comando não requer substituição periódica, desde que seja realizada a manutenção adequada do motor, como a troca regular de óleo e filtro.
O que acontece quando arrebenta a corrente de comando?
Com o tempo, a corrente pode esticar, perder tensão ou apresentar sinais de desgaste, o que compromete sua eficiência. O rompimento ou o mau funcionamento da corrente de comando pode resultar em sérios danos ao motor.
O manual do proprietário varia de modelo para modelo, assim como o tipo de corrente. Em geral, a maioria das montadoras indica a lubrificação das correntes a cada 500 km ou 1.000 km. Essa lubrificação deve ser feita após a limpeza da relação, em que é feita toda a retirada de resíduos e os restos do lubrificante velho.
A substituição da corrente de uma motocicleta pode custar entre R$ 500 e R$ 750, e as correias de transmissão às vezes precisam ser substituídas junto com a corrente.
A corrente, que se move com polias dentadas, é projetada para não precisar ser substituída durante toda a vida útil do motor. No entanto, a correia deve ser substituída quando o fabricante aconselha, para evitar uma deterioração acentuada que pode acabar quebrando-a ou fazê-la “patinar”.
O que causa problema na corrente de comando da moto?
As causas podem estar relacionadas aos desgastes da corrente, engrenagens e/ou falha no sistema de ajuste de folgas. Nem sempre entendida dessa forma, mas a manutenção preventiva da motocicleta é a melhor maneira de prolongar a vida útil dos componentes do motor.
Isso porque, em média, a peça metálica pode rodar mais de 150 mil km na maioria dos carros. Já a correia dentada pede trocas, geralmente, entre 50.000 e 60.000 km, conforme o fabricante e o modelo.
Uma corrente normalmente dura em torno de 1600 km de pedalada, mas o intervalo de desgaste pode mudar drasticamente com base em diversos fatores diferentes, tais como estilo de pedalada, condições das pedaladas e mesmo como a corrente é lubrificada.
A sujeira que se instala na corrente aumenta o atrito entre as peças de contato da corrente com pinhão e coroa. Isso acontece por ação direta do contato dos resíduos com os componentes ou porque eles diminuem a lubrificação da transmissão. Seja como for, quanto maior o atrito, maior o desgaste do conjunto.
Geralmente, a peça atinge seu limite de desgaste e deve ser substituída, em média, a cada 40 ou 50 mil quilômetros rodados, ou em intervalo de dois a cinco anos, dependendo da recomendação do fabricante e do uso do veículo. A troca dessa peça no momento certo é muito importante.
Quantos km dura a correia dentada? Saber por quanto tempo a correia dentada aguenta é crucial para a manutenção adequada do veículo. De acordo com a maioria das montadoras, em média, a correia dentada tem uma vida útil de cerca de 50 mil quilômetros ou até 3 anos.
O que é melhor, corrente de comando ou correia dentada?
A maior vantagem da correia dentada está no custo, que é bem menor em relação à corrente de sincronismo. Como desvantagens, a correia dentada possui menor durabilidade e, por isso, exige maior atenção aos prazos de manutenção.
Toda moto possui uma folga nas correntes determinada pelo fabricante. A cada 250 a 350 km de distância percorrida, você deve se atentar à corrente da moto.
7 – Quanto dura a relação? Tomados todos os cuidados como lavar, lubrificar a relação e conduzir a moto suavemente, o sistema tem tudo para durar até 40.000 km, ou pouco mais.
Normalmente, o kit transmissão tem uma média de duração, que depende de cada fabricante. Na VAZ, o conjunto de corrente, coroa e pinhão costuma durar cerca de 25 mil km. O desgaste do kit transmissão depende de diferentes fatores.