O intervalo recomendado para a troca de óleo varia dependendo do tipo de óleo, modelo do veículo e condições de condução. Geralmente, a recomendação padrão é a cada 5.000 a 7.500 quilômetros.
Porém, de modo geral, recomenda-se trocar o óleo do carro em um intervalo entre 6 e 12 meses, ou depois de 5.000 a 10.000 km percorridos. Nessa contagem, o menor tempo diz respeito ao tipo mineral, enquanto o maior se refere ao sintético.
Quantos km posso andar com o óleo do motor vencido?
O manual do usuário da sua moto fornecerá os intervalos de manutenção recomendados, mas como regra geral: O óleo mineral deve ser trocado a cada 3.000 a 4.000 quilômetros. O óleo semissintético deve ser trocado a cada 5.000 a 7.000 quilômetros. O óleo sintético deve ser trocado a cada 7.000 a 10.000 quilômetros.
Existe uma tolerância de consumo de lubrificante dentro de uma certa quilometragem, mas isso precisa ser analisado conforme o modelo. Alguns fabricantes falam em até um litro a cada 1.000 km. No entanto, esse é um consumo inaceitável, em nossa visão.
Para garantir que seu motor permaneça com ótimo desempenho é recomendado fazer a troca do óleo entre 6 e 12 meses ou de 5.000 Km a 10.000 Km, considerando sempre o que chegar primeiro. É importante estar atento também com o prazo de validade do seu óleo do seu carro.
Uma das regrinhas divulgadas por aí, é que no caso do óleo sintético, ele deve ser substituído a cada 10 mil quilômetros. Porém, se for o óleo mineral, ela cai para 5 mil. E o semissintético, entre uma e outra, 7.500 quilômetros.
O que pode acontecer se demorar para trocar o óleo do carro?
Aumento do atrito: um óleo degradado pode aumentar o atrito interno do motor, diminuindo sua eficiência e aumentando ainda mais o consumo de combustível. Danos ao motor a longo prazo: a falta de lubrificação adequada pode causar danos sérios ao motor, como desgaste de peças, superaquecimento e até mesmo fundição.
Desgaste prematuro do motor: Quando o óleo se deteriora, perde sua capacidade de lubrificação eficaz. Isso leva a um aumento no atrito entre as peças do motor, resultando em desgaste prematuro. Com o tempo, isso pode causar danos sérios e caros ao motor.
Depois de quase 14 minutos com o motor funcionando sem óleo, o motor dá até algumas travadas. Sem o óleo do motor, uma folga entre os tuchos e os ressaltos do comando é criada, resultando em barulho e mais atrito.
Em termos técnicos, a fundição do motor se configura pela quebra ou o derretimento de algum componente do sistema (como a ruptura de um bloco, o superaquecimento de um pistão dentro do cilindro, entre outros eventos adversos).
Como saber se está na hora de trocar o óleo do carro?
Verifique o nível de óleo do veículo
Ao checar o nível de óleo do carro, o ideal é que ele esteja entre o mínimo e o máximo indicados no medidor. Se o marcador apontar que o óleo está abaixo do mínimo, isso representa falta de lubrificação do motor, sendo necessário completar o lubrificante até alcançar o nível ideal.
Dentro da sua embalagem original, o óleo do motor pode durar, em média, cinco anos. Mas depois que ele começa a ser utilizado esse prazo de validade se reduz para, no máximo, 12 meses.
Qual o máximo de tempo posso rodar com o óleo do motor vencido?
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.
Como eu sei que tá na hora de trocar o óleo do carro?
A luz de óleo do carro no painel acendeu? É um dos sinais mais simples que indicam que ele está vencido. Isso significa que a pressão dentro do motor está fraca, então o líquido deve ser trocado.
A destinação de oleo vencidos, para ser correta, precisa ser executada por empresa especializada em coleta e tratamento de óleo. Esse tipo de empresa recolhe o óleo e realiza processos de tratamento e decantação, para evitar que o material seja dispensado no meio ambiente.
De acordo com os fabricantes, a troca de óleo deve ser realizada entre 10 a 15 mil quilômetros rodados, ou uma vez ao ano. O motorista que utiliza seu veículo de forma diária, inclusive em estradas, provavelmente expõe o automóvel a mudanças constantes de temperatura, o que por sua vez, acaba exigindo mais do motor.
O óleo quando é utilizado por muito tempo vai se deteriorando, ficando com sua coloração mais escura, podendo chegar a ficar negro. O óleo quando novo apresenta uma coloração clara, como mel.
Se o nível de óleo do motor do veículo for baixo, podem ocorrer vários sintomas, como uma luz de aviso no painel de instrumentos, sons do motor mais fortes ou ruidosos que o normal, uma perda de potência do motor ou um aumento do consumo de combustível.
O custo da troca de óleo varia de acordo com o tipo de óleo e o modelo do veículo. Na média, no entanto, o serviço custa de 100 a 500 reais. O valor também varia muito de acordo com o local onde é feita a troca, se numa concessionária, oficina especializada ou num posto de combustível.
o óleo semissintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 km; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 km; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km.
Desde modo, quem troca o óleo do motor do carro e não troca também o filtro está prejudicando o “trabalho” do óleo limpo que acabou de ser trocado. É como tomar banho e não trocar de roupa. O descaso com o filtro prejudica peças como anéis e pistões e acabar fundindo o motor, nos casos mais extremos.