Mobil 1™ 0W-20 é um avançado óleo de motor totalmente sintético projetado para ajudar a oferecer excelente proteção ao motor e maior economia de combustível*, mantendo o motor funcionando como novo e protegendo peças críticas do motor por até 16.000 quilômetros entre as trocas de óleo**.
A troca de óleo 0w20 é uma técnica de manutenção preventiva feita em motores automotivos para manter o bom desempenho desses motores. É indicada a cada cinco mil quilômetros rodados ou a cada seis meses para veículos que realizem pouca quilometragem.
Quais carros utilizam o óleo 0W20? Recomendado para carros Honda (a partir de 2013), Toyota, GM e Fiat (a partir de 2017). No entanto, é importante verificar o manual do proprietário do veículo para ter certeza sobre a especificação correta do óleo a ser utilizado.
O óleo mineral deve ser trocado a cada 3.000 a 4.000 quilômetros. O óleo semissintético deve ser trocado a cada 5.000 a 7.000 quilômetros. O óleo sintético deve ser trocado a cada 7.000 a 10.000 quilômetros.
Dúvidas frequentes. Quanto tempo dura o óleo sintético? R: A troca deve ser feita a cada 10 mil km rodados, 5 mil a mais do que o mineral. Caso não se chegue a essa marca, recomenda-se trocar após seis meses, junto com o filtro de óleo.
Mobil 1™ 0W-20 é um avançado óleo de motor totalmente sintético projetado para ajudar a oferecer excelente proteção ao motor e maior economia de combustível*, mantendo o motor funcionando como novo e protegendo peças críticas do motor por até 16.000 quilômetros entre as trocas de óleo**.
Na verdade, ele significa “inverno” (winter, em inglês). No caso do óleo sintético 0W-20, isso significa que ele flui tão facilmente quanto um óleo de peso 0 nas temperaturas de inverno, mas fica tão espesso e viscoso como um óleo de peso 20 quando a temperatura normal do motor foi atingida.
Pode usar óleo 5w30 se não houver stock do 0w20, porém na próxima manutenção coloque o óleo 0w20." A diferença nestes óleos é só a viscosidade e o preço...
O primeiro número termina com a letra “W”, que significa inverno (winter, em inglês). Essa medida está relacionada à forma como um óleo flui quando está frio, como na partida do motor. O segundo número define a forma como um óleo flui a temperaturas normais mais elevadas de operação do motor.
Se o veículo for usado com óleo insuficiente ou em condições ruins, o motor poderá falhar ou sofrer danos. Utilize o Óleo Pro Honda 10W30 em todas as motocicletas e quadriciclos Honda.
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.
Óleo semissintético: nesse caso, a substituição pode ser feita a cada 7.500 quilômetros ou 12 meses, conforme o que chegar antes. Óleo mineral: para esse, a troca pode ser feita a cada 5 mil quilômetros percorridos, fazendo também a troca do filtro de óleo ou a cada 12 meses.
O óleo de motor 0w20 é menos viscoso em climas frios do que o seu equivalente 5w20. A viscosidade, claro, é uma medida da facilidade com que um líquido flui. A elevada viscosidade significa que o líquido flui mais lentamente, enquanto a baixa viscosidade significa que o líquido flui mais rápido e fluidamente.
O lubrificante precisa manter um bom filme de óleo em altas temperaturas, e em baixas temperaturas, deve garantir uma boa fluidez, por esse motivo, os lubrificantes multiviscosos 5W-30, por sua classificação a frio (5W) e a quente (30), atingir uma excelente faixa de temperatura, é comumente usado pelo mercado.
Um óleo com grau de viscosidade 0W20 terá o grau de viscosidade a quente definido pelo número 20, enquanto um óleo 0W40, terá seu comportamento a quente ditado pelo número 40. Como 40 é maior que 20, o óleo com viscosidade 0W40 terá uma viscosidade a quente maior que o 0W20.
Porém, de modo geral, recomenda-se trocar o óleo do carro em um intervalo entre 6 e 12 meses, ou depois de 5.000 a 10.000 km percorridos. Nessa contagem, o menor tempo diz respeito ao tipo mineral, enquanto o maior se refere ao sintético.
De acordo com os fabricantes, a troca de óleo deve ser realizada entre 10 a 15 mil quilômetros rodados, ou uma vez ao ano. O motorista que utiliza seu veículo de forma diária, inclusive em estradas, provavelmente expõe o automóvel a mudanças constantes de temperatura, o que por sua vez, acaba exigindo mais do motor.
Qual o óleo ideal para motor com alta quilometragem?
Shell Helix HX3 Alta Quilometragem 25W-60 é o lubrificante multiviscoso que oferece uma proteção confiável para motores antigos com alta quilometragem.
Se o motor começa a vibrar muito quando o veículo está em marcha lenta, o óleo pode estar vencido. Isso acontece porque o atrito entre pistões, anéis e marcha aumenta consideravelmente.