Os quadrados são polígonos que reúnem as características do losango e do retângulo ao mesmo tempo, isto é, possuem lados opostos paralelos e, por isso, são chamados de paralelogramos; possuem todos os ângulos iguais a 90° e, por isso, são chamados de retângulos e possuem todos os lados congruentes e, por isso, também ...
Um retângulo é todo paralelogramo (ou seja, tem dois pares lados paralelos) que possui os quatro ângulos internos congruentes, isto é, possuem a mesma medida. isto é, os quatro ângulos internos de um retângulo são ângulos retos.
Trata-se de uma figura geométrica que possui quatro lados iguais e, como consequência, seus lados opostos são paralelos. Um losango é um polígono que possui quatro lados congruentes. Sendo assim, o losango é formado por segmentos de reta, chamados de lados do polígono, que se encontram apenas pelas extremidades.
Paralelogramos são figuras geométricas que possuem apenas quatro lados, sendo os lados opostos paralelos. Isso significa que os lados opostos de um paralelogramo são segmentos de reta pertencentes a retas que não se tocam em ponto algum.
Os principais paralelos são o Equador (0° latitude), dividindo a Terra em hemisférios Norte e Sul; o Trópico de Câncer (23,5°N) e o Trópico de Capricórnio (23,5°S), limitando as zonas tropicais; e os Círculos Polares Ártico (66,5°N) e Antártico (66,5°S), marcando as zonas polares.
Definimos como trapézio todo quadrilátero que possui dois lados paralelos. Os lados paralelos são conhecidos como base maior e base menor. Como todo quadrilátero, possui duas diagonais, e a soma dos ângulos internos é igual a 360º.
Hexágono é qualquer polígono que possui 6 lados, consequentemente 6 vértices e 6 ângulos. Como se trata de um polígono, ele é uma figura plana fechada com lados que não se cruzam.
Como visto anteriormente um triângulo é um polígono que possui 3 lados. É importante saber que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo mede 1 8 0 ° .
Qual é a diferença entre um quadrado e um losango?
Losango é um paralelogramo em que os quatro lados são congruentes. Os ângulos opostos também são congruentes. Retângulo é um paralelogramo em que os quatro ângulos internos são retos (medem 90°). Quadrado é um paralelogramo em que os quatro lados são congruentes e os quatro ângulos internos são retos (medem 90°).
Quantos lados paralelos apresentam os quadriláteros?
Quadriláteros são polígonos que possuem quatro lados. Podem ser classificados, de acordo com a quantidade de lados paralelos que possuem, em paralelogramos ou trapézios.
Todos os quadrados são retângulos, pois possuem 4 ângulos retos (todos os seus ângulos retos) e 2 pares de lados paralelos. Mas nem todos os retângulos são quadrados, pois alguns retângulos não têm todos os seus lados iguais.
Qual figura geométrica tem um único par de lados paralelos?
Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados opostos paralelos. Assim, o outro par de lados não pode ser paralelo, pois o trapézio se tornaria um paralelogramo. Os lados paralelos de um trapézio recebem o nome de bases.
Para ser um paralelogramo, o polígono deve possuir os lados opostos paralelos. Como características específicas, temos que: Todo paralelogramo é composto por quatro lados, e os lados opostos são paralelos.
Losangos são figuras geométricas de quatro lados formadas por segmentos de reta que se encontram apenas em seus extremos. A característica que diferencia os losangos dos outros quadriláteros – polígonos que possuem quatro lados – é que todos os seus lados possuem a mesma medida.
Lados paralelos são aqueles que mantêm sempre a mesma inclinação de um com relação ao outro, ou seja, todos os seus pontos estão sempre à mesma distância uns dos outros, nunca se aproximando ou se afastando e, portanto, tais lados nunca se tocam.
Um trapézio é um polígono de quatro lados que possui dois lados paralelos conhecidos como base e dois lados não paralelos conhecidos como lados oblíquos.
Nota: Todo paralelogramo é um trapézio, pois tem dois lados paralelos. Nos retângulos, além das propriedades dos paralelogramos, valem as seguintes propriedades: As diagonais são congruentes e os quatro ângulos são retos. Todo retângulo é um paralelogramo e, portanto, também é um trapézio.
Os paralelos são dispostos horizontalmente, formando círculos concêntricos que diminuem de tamanho conforme se distanciam da Linha do Equador. A medida dos paralelos é chamada de latitude. Os meridianos, por sua vez, consistem em semicírculos traçados verticalmente e que se encontram nos polos.
Os principais paralelos recebem denominações específicas: Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte; Círculo Polar Antártico e Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul.
O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional).