Quantos litros de água para irrigar um pé de café?
Quantos litros de água precisa um pé de café? Em média, apenas um pé de café precisa de, aproximadamente, 5 litros de água para apresentar um bom desenvolvimento. Lembrando que esse número pode aumentar ou diminuir em função do tipo de irrigação utilizada e das características do solo.
Medida: Para cada litro de água, utilize de 80 a 100 gramas de café, o que equivale a 5 ou 6 colheres de sopa. O café deve ser consumido em, no máximo, uma hora após o preparo.
Qual a distância entre um pé de café e outro? No plantio mecanizado deve-se respeitar um espaçamento de 3 a 4 metros entre as linhas de plantas. Já em plantios não mecanizados, é usado de 2,4 a 3,5 metros entre as linhas de plantio. A distância de um pé de café no outro pode variar de 0,5 a 0,8 metros.
Geralmente a distância das plantas na linha varia entre 50 cm e 1 metro; e de 1,5 m a 4 metros na entrelinha, de acordo com o sistema. Isso dá uma variação entre 2.500 e 13.000 plantas por hectare! O espaçamento para plantio de café define, portanto, a população de plantas da área e o adensamento do cafezal.
Na maior parte das regiões produtoras, o período mais apropriado para se realizar o plantio dos cafeeiro é no último trimestre do ano, período em que se inicia a estação das chuvas.
“Normalmente, a produção dos frutos acontece cerca de dois anos e meio após o plantio. Porém, lavouras bem implantadas, com mudas de qualidade e bem conduzidas, podem ter uma primeira catação de frutos antes do segundo ano e uma produção ainda maior a partir dos dois anos e meio.”
Para preparar uma única xícara de café coado são necessários 5 gramas de pó, sendo que com essa medida é possível preparar 200 xícaras. Logo, multiplicando o número de xícaras que se pode obter com um pacote de 1 kg pela medida de cada xícara, chega-se ao resultado de 10 litros por pacote (50 ml X 200 xícaras).
Café em grão torrado para espresso, 100% Arábico, qualidade Superior. Produzido no Sul de Minas Gerais com blend único Sociedade do Café. 1kg de café rende em média 140 doses.
Ela possui a maior lona de todos e a estende com perfeição sob os pés de café, trabalhando o dia inteiro com máxima concentração. “Neste ano, precisamos colher aproximadamente 130 pés de café para encher uma saca de 60 kg de café cru. Temos 180.000 pés de café na fazenda.
O cafeeiro produzindo tem uma maior exigência nutricional. Para cada saca produzida são necessários: 6,2 kg de N; 0,6 kg de P; e 5,9 kg de K para vegetar e frutificar.
Existem hoje no mercado três sistemas de irrigação de água mais utilizados na cafeicultura. São eles os métodos por microaspersores, gotejamento e pivô. Umidade elevada e baixas temperaturas favorecem o desenvolvimento da mancha-de-phoma nos cafezais.
(2022). Fontes de adubo para cafés recém-plantado normalmente incluem o: sulfato ou nitrato de amônio, superfosfato simples ou triplo e cloreto de potássio. Já para o café em formação normalmente incluem estas fontes e mais algumas formulações como: 20-05-20, 30-00-10 e 20-10-10.
Em média, o processo é realizado apenas sete meses após o período de floração. Por isso, a colheita do café é realizada apenas uma vez por ano. Lembrando que o café é uma planta de ciclo bianual.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café, um pé de café produz cerca de 2,5 quilos de fruto por ano. Ao secar, esses frutos equivalem a meio quilo de grãos, o mesmo que 400 gramas de café torrado.
De modo geral, para as cultivares de pequeno porte, recomendam-se espaçamentos entre as linhas de 2,4 a 3,0 metros. Para cultivares de maior porte, que normalmente têm maior diâmetro, aumentar 0,5 m nos limites da faixa.
Traduzindo essas informações em valores monetários, a receita bruta, a cada hectare de café, vai girar em torno de R$15.000,00 a quase R$23.000,00, a depender do método utilizado de plantio, com ou sem o procedimento de irrigação.
Pode-se ter um espaçamento de plantas de café de 50 cm – 100 cm e de entrelinhas variando de 1,5 m – 4,0 m. Desse modo, a população de plantas de café pode variar de 3 a 20 mil pés de café por hectare.
As plantas que mais sofrem por escassez de água são espécies de folhas moles, hortas, mudinhas e aquelas de vasos menores. Árvores, cactos e suculentas, bem como espécies arbustivas e plantas de sol e vento resistem numa boa a ausência de água por três dias.
Entretanto, é importante não deixar para muito tarde, regar durante a noite pode ser um problema, porque a água pode não evaporar o suficiente e uma atmosfera muito úmida para as plantas pode atrair fungos, bolor e mofo, sem contar que pode atrair lesmas e caracóis, que podem prejudicar as suas plantas e o seu jardim.