Os motores a diesel são mais eficientes do que os motores à gasolina. Uma locomotiva gasta em média de 9 litros por km quando está puxando sua lotação máxima a qual varia de locomotiva para locomotiva.
O consumo das locomotivas HELPER é estipulado em 5000 litros mas recentes pesquisas com HELPER lincado, formando o QUADRICOTROL, apresentou consumos na faixa de 3000 a 3500 litros de óleo diesel para as duas locomotivas.
A capacidade de armazenagem é de 1,2 milhão de litros de diesel, divididos em dois tanques de 600 mil litros cada. Cada locomotiva abastece, em média, 18 mil litros.
⛽Diferente dos trens metropolitanos, que são movidas à energia elétrica, as locomotivas são abastecidas com diesel e possuem um tanque com capacidade de até 6 mil litros, aproximadamente.
Atualmente utiliza-se exclusivamente combustível Diesel em sua frota de locomotivas. Os elevados custos desse tipo de combustível e a necessidade de manter a competitividade, conduziu a companhia a inserir outra alternativa, ou seja, o Bi-combustível, utilização do Diesel e Gás Natural.
Quantos quilômetros por hora faz um trem de carga?
Apesar de não ter, ainda, um trem de alta velocidade, o Brasil possui um grande número de ferrovias e trens para transporte de cargas e passageiros. Entre os mais velozes estão a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Trensurb de Porto Alegre onde os trens podem chegar a uma velocidade de 90 km/h.
Dependendo da tecnologia usada, o trem pode usar combustível ou movido a eletricidade. Por exemplo, o trem movido a diesel é comum no transporte de carga e de passageiros. Por mais que esse tipo de transporte seja eficiente, o combustível ainda é poluente. Em segundo lugar está o trem movido a eletricidade.
Um trem pode transportar a carga de até 220 caminhões. Um único vagão de metrô tem capacidade para 250 passageiros. Para levar esse mesmo número de pessoas, seriam necessários três ônibus ou 50 carros em um trânsito geralmente carregado.
Há 6 rodeiros e 6 motores de tração (Esta quantidade varia dependendo do tipo da locomotiva). Empregam-se 12 rodas de 91cm de diâmetro ou 12 de 1m. Cada rodeiro pesa cerca de 2 toneladas.
Para o combustível, existe a estimativa. Por exemplo, um caminhão truck faz em média 2,5 km a cada litro de diesel. Considere que o preço do diesel é de R$ 3,00 o litro.
Na verdade, as diferenças entre os dois modais de transporte são basicamente tecnológicas. A dos trens é mais antiga: geralmente, a locomotiva, que vai na dianteira, puxa os outros vagões pelos trilhos. Em alguns trens, há dois carros motorizados, que garantem mais velocidade ao transporte.
Já a capacidade dos tanques de combustível das locomotivas pode variar de 9 a 16 mil litros, quantidade que pode ser reposta nos nossos postos de abastecimento.
O motor, na locomotiva a diesel, possui uma faixa de giro muito menor. A marcha lenta é de cerca de 269 rpm e a sua velocidade angular máxima é de somente 904 rpm. Com uma faixa de giro como esta, uma locomotiva precisaria de 20 ou 30 marchas para alcançar 177 km/h, limite de algumas locomotivas de passageiros.
Um trem pesa entre 3.000 toneladas (vazio) e 15.000 toneladas (carregado) e, por isso, pode exigir algo entre 300 e 1.000 metros desde a aplicação do freio de emergência até sua parada completa. Por seu peso, um trem não freia como um automóvel.
Na verdade gira em torno de 15 a 16 milhões de reais! Em torno de 30 mil litros, e gasta em torno de 750 litros por hora. Tenho uma curiosidade,alguém sabe qual é à capacidade do tanque de combustível dessas máquinas?
O maior trem em operação do mundo fica no Brasil! O trem opera pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), possui 330 vagões e transporta mais de 36 mil toneladas de minério de ferro. O percurso tem início na Serra de Carajás, no Pará, e segue até o porto da Ponta da Madeira, em São Luís do Maranhão.
O segundo trem, carregado com minério e 3 locomotivas na tração e 136 vagões GDT's, também passando em velocidade máxima do trecho, a 64km/h, descendo na alta no dinâmico.
A grande maioria das ferrovias brasileiras atuais é para transporte de carga ou transporte urbano de passageiros; só sobrevivem duas ferrovias para transporte de passageiros a longa distância: a Estrada de Ferro Carajás e a Estrada de Ferro Vitória a Minas.
O trem de força refere-se a um conjunto de peças que funcionam juntas para fornecer a potência para mover um veículo. Os trens de força a diesel usam um motor a diesel para alimentar o veículo. O diesel é injetado no motor, o que cria energia térmica por meio da combustão e gera a energia para mover o veículo.
Confira algumas curiosidades! Nossas locomotivas são do tipo diesel-elétrica: um motor diesel liga um outro motor de eletricidade. Essa eletricidade aciona os motores nas rodas da locomotiva, colocando-a em movimento.