O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estima que operem hoje, no estado do Rio de Janeiro, pelo menos 98 aterros, lixões ou depósitos de materiais recicláveis irregulares.
Jardim Gramacho é um bairro do município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. No bairro, funcionou, de 1976 a 2012, o maior lixão da América Latina.
O aterro sanitário de Gramacho, situado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi fechado oficialmente no último dia 3 de junho. O local era considerado o maior depósito de lixo a céu aberto da América Latina.
Maior aterro de lixo do mundo é transformado em um parque em Nova York. Bloomberg — Freshkills, em Staten Island, já foi o maior lixão do mundo. Em 2001, a cidade de Nova York o fechou e iniciou um processo para transformá-lo em um parque.
Ao todo, mais de 5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos são descartados diretamente no meio ambiente sem qualquer preocupação com os impactos negativos.
A Favela do Lixão é uma favela do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Como quase todas as comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro, a Favela do Lixão é dominada pelo crime organizado e tem um cotidiano de violência armada.
A coleta acontece com o uso de 13 caminhões, sendo a maioria deles compactadores destinados especificamente para isso. A COMLURB orienta aos moradores da Cidade do Rio de Janeiro que acondicionam os recicláveis em sacos plásticos transparentes, para facilitar a identificação.
Quantos quilos de lixo o brasileiro produz por dia?
Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, a geração saiu de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, uma diferença de 12,4 milhões de toneladas. O mesmo estudo diz ainda que cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia.
Todos os dias, a cidade de São Paulo produz mais de 20 mil toneladas de resíduos sólidos, os produtos não aproveitados das atividades domésticas, comerciais, industriais e de serviços de saúde, ou gerados pela natureza, como galhos e terra.
Localizado no município de Caieiras (SP), a unidade tem capacidade de receber 10.625 toneladas de resíduos sólidos urbanos e industriais por dia. "Este aterro é o terceiro maior do mundo e mostra que possuímos a tecnologia e o necessários para universalizar os serviços de manejo dos resíduos sólidos no Brasil.
Aquela que foi conhecida no seu alvorecer como a terra das lagoas e dos pântanos, e que escorreu morro abaixo, depois da sua fundação, espalhou seus tentáculos pela várzea e cresceu. A malha urbana que ocupou o espaço drenado entre morros deu lugar a uma frenética metrópole, com arranha-céus e largas avenidas.
Proporcionalmente, o estado que mais produziu lixo em 2019 foi São Paulo. No total, foram 498 kg de resíduos sólidos gerados por apenas um paulista durante o ano.
O maior Lixão da América Latina, localizado no Distrito Federal (DF), Brasil foi utilizado como área de despejo desde a década de 60. Em 2018 com o apoio de diversos órgãos governamentais e sociais ocorreu o encerramento das atividades do lixão do DF.
Segundo a (WWF), Fundo Mundial para a Natureza, os principais produtores de lixo são: Estados Unidos (1 º lugar), China (2º lugar), Índia (3º lugar), Brasil , Indonésia (5º lugar), Rússia (6º lugar), entre outras regiões do Leste Asiático e Pacífico.
A cidade de Alto Hospício, próxima ao Deserto do Atacama, uma comunidade marcada pela pobreza e a vulnerabilidade, se tornou conhecida pela montanha formada por cerca de 59 mil toneladas de peças de roupas despejadas por ano.
Alguns vetores como moscas, baratas, mosquitos e ratos podem transmitir doenças como a febre tifoide, cólera, amebíase, disenteria, giardíase, ascaridíase, leishmaniose, febre amarela, dengue, malária, leptospirose, peste bubônica e tétano8.
Quantos lixões existem no Município do Rio de Janeiro?
O município do Rio de Janeiro produz, diariamente, cerca de 10 mil toneladas de resíduos sólidos. Desse total, cerca de oito mil são, atualmente, destinadas ao aterro controlado de Jardim Gramacho, no município de Duque de Caxias, e cerca de dois mil toneladas são enviadas ao aterro de Gericinó, em Bangu.
Nesta corrida à reciclagem, há um top 3 a seguir. Segundo dados da OCDE — Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico — em primeiro lugar está a Alemanha, em segundo a Coreia do Sul e em terceiro a Áustria.
' A coleta de lixo orgânico é realizada 3 vezes por semana: às segundas, quartas e sextas; ou, às terças, quintas e sábados. O horário diurno é a partir das 7 horas até as 15 horas e 20 minutos.