Com duração de cerca de 11 meses, entre 330 e 350 dias, a gestação das éguas exige uma atenção especial por parte dos criadores. Os animais devem gozar de cuidados pontuais durante a prenhez, a fim de garantir que a saúde da fêmea e do potro que está por vir sejam preservadas.
A gestação em égua dura em média 11 meses (340 dias). No entanto, a data real do parto pode ser ligeiramente atrasada (de alguns dias a algumas semanas), dependendo de vários fatores.
Os cavalos podem se reproduzir a partir dos 18 meses de idade. Mas, a gestação em equinos jovens não é recomendada uma vez que pode prejudicar o desenvolvimento da égua.
A avaliação das características ovulatórias e dos resultados de fertilidade, neste trabalho, permitiram concluir que a fertilidade das éguas decaiu a partir dos 15 anos de idade; entretanto, a senescência não ocorreu até os 19 anos.
Com o avanço da lactação a égua vai se recu- perando aos poucos; deste modo deve-se ter atenção na sua alimentação para permitir sua recuperação e uma produção adequada de leite para sua cria. Geralmente o desmame dos potros é realizado en- tre o sexto e oitavo mês de vida.
Quanto Tempo Dura a Prenhês de Uma Égua? - Curiosidades Equestres
Quantos meses pro cavalo nasce?
Com duração de cerca de 11 meses, entre 330 e 350 dias, a gestação das éguas exige uma atenção especial por parte dos criadores. Os animais devem gozar de cuidados pontuais durante a prenhez, a fim de garantir que a saúde da fêmea e do potro que está por vir sejam preservadas.
Quantas vezes o cavalo tem que cobrir a égua para engravidar?
Geralmente as éguas só aceitam serem cobertas durante o cio, período que estão preparadas para serem fertilizadas. O cio ocorre, em média, a cada 21 dias, dura de 7 a 9 dias, e a ovulação* ocorre mais ou menos 2 a 3 dias antes do término do cio.
Os ciclos reprodutivos da égua ocorrem geralmente do final de março até o início de outubro (na Europa) e consistem em ciclos sucessivos de 21 dias. Durante o resto do ano, as éguas não têm quase nenhum ciclo normal. A fertilização é então muito mais difícil de prever, se não impossível.
De acordo com Aluísio Martins, médico veterinário e reitor da Universidade do Cavalo (UC), o ideal é começar quando os equinos chegam aos dois anos e meio para frente. “Temos cavalos de cliente que, às vezes, a gente monta mais cedo. Mas, fazendo um trabalho bem suave e tranquilo.
Embora a deiscência testicular possa ocorrer até dois anos de idade em cavalos, os testículos descem normalmente por ocasião do nascimento, podendo ser prontamente palpados no escroto de potrinhos com trinta dias de idade (SMITH, 1994).
Aos 18 meses, atinge-se 93% da altura de adulto (1,40 metros de 1,50 metros), aos 24 meses atinge-se 95% (1,43 metros), aos 30 meses cerca de 98% (1,48 metros), aos 36 meses cerca de 99% (1,49 metros) e alguns cavalos já alcançam a altura final aos 48 meses (no nosso exemplo, 1,50 metros).
Uma vez que o cavalo atinge a idade de quatro anos, eles geralmente são considerados adultos. Enquanto algumas raças de maturação lenta continuarão crescendo, a maioria atingirá seu tamanho adulto entre quatro e cinco anos de idade. Muitos começarão a ir para a pista de provas nessa idade, entre três e quatro anos.
Então, como descobrir se a égua está prenhe? Em primeiro lugar, é possível observar o comportamento delas quando estão próximas dos machos. 14 dias após a monta, coloque-a próxima do cavalo e observe: se ela estiver grávida, normalmente se distanciará dele e não se posicionará de costas.
O parto pode durar até dois minutos e o número de filhotes pode chegar a 500. No entanto, a taxa de sobrevivência é baixa, ou seja, nem todos eles resistem aos primeiros dias de vida. Aqueles que sobrevivem podem ter um tempo médio de vida de 5 a 7 anos.
Nos mamíferos, com exceção dos primatas, a fêmea só aceita o acasalamento no período do cio ou estro. Essa fase do ciclo dura, em média, sete dias, variando o período no decorrer da estação de monta, sendo mais longo no início da primavera, diminuindo nos meses de dezembro e janeiro.
Esse período dura em média 5 a 7 dias sendo que a ovulação ocorre no terço final do cio. No entanto, nem sempre é possível identificar o cio com facilidade, sendo necessário o acompanhamento folicular, por meio do exame de ultrassonografia. .
O zebralo é uma espécie híbrida, resultado do cruzamento entre uma égua e um macho de zebra, como todos os híbridos, esse animal é estéril. Ambos, os cavalos e zebras, pertencem à genus Equus, o que pode ser cruzada entre si para produzir híbridos.
Por exemplo, se o cachorro cruza com gato, que tem 38 cromossomos, não seriam gerados filhotes. Mesmo que esses animais tentem cruzar, as genitálias são incompatíveis, assim como a fisiologia da reprodução. O mesmo vale para outras espécies, como porco, ovelha, coelho etc.
A curva é realizada ao colocar o veículo rapidamente em uma marcha mais lenta, normalmente a segunda marcha, e girar o volante na direção da via oposta puxando o freio de mão. Se realizada corretamente, o veículo entrará numa derrapagem controlada e passará para a via oposta, fazendo uma volta em 180 graus.
Após o nascimento, o potro pode consumir ração a partir do sétimo dia de vida. O aleitamento é ideal de quatro a seis meses de vida, mas pode ser expandido caso o animal ainda precise. Segundo Natalia, o ideal é separar a mãe do potro no momento da alimentação para maior controle do que os animais consomem.
O desmame deve ser feito entre o sexto e o oitavo mês de vida do potro, quando os nutrientes da lactação começam a deixar de ser suficientes para o seu desenvolvimento.
O sistema imune do potro se desenvolve lentamente, sendo que o ideal é que a desmama ocorra entre 3 e 6 meses de idade. A capacidade de digerir fibra não é afetada pela desmama. O produtor deve estar atento ao declínio da qualidade de leite a fim de complementar as necessidades nutricionais do animal, caso necessário.