Com duração de cerca de 11 meses, entre 330 e 350 dias, a gestação das éguas exige uma atenção especial por parte dos criadores. Os animais devem gozar de cuidados pontuais durante a prenhez, a fim de garantir que a saúde da fêmea e do potro que está por vir sejam preservadas.
Os cavalos podem se reproduzir a partir dos 18 meses de idade. Mas, a gestação em equinos jovens não é recomendada uma vez que pode prejudicar o desenvolvimento da égua.
Os cavalos podem teoricamente se reproduzir a partir do final da puberdade, entre 12 e 18 meses. No entanto, não é recomendável criar éguas muito jovens.
A avaliação das características ovulatórias e dos resultados de fertilidade, neste trabalho, permitiram concluir que a fertilidade das éguas decaiu a partir dos 15 anos de idade; entretanto, a senescência não ocorreu até os 19 anos.
Quanto Tempo Dura a Prenhês de Uma Égua? - Curiosidades Equestres
Quantos meses para uma égua parir de cavalo?
A duração média da gestação das éguas foi de 330,42±9,89 dias, confirmando os resultados para a raça no Brasil (Unanian, 1991), porém ligeiramente inferior à maioria das informações obtidas em outros países: 332,1±3,3 dias (El- Wishy et al., 1990), 335,84±0,46 (Dermici, 1988) e 341,7±10 dias (Vivo et al., 1984).
Quantas vezes o cavalo tem que cobrir a égua para engravidar?
Geralmente as éguas só aceitam serem cobertas durante o cio, período que estão preparadas para serem fertilizadas. O cio ocorre, em média, a cada 21 dias, dura de 7 a 9 dias, e a ovulação* ocorre mais ou menos 2 a 3 dias antes do término do cio.
De acordo com Aluísio Martins, médico veterinário e reitor da Universidade do Cavalo (UC), o ideal é começar quando os equinos chegam aos dois anos e meio para frente. “Temos cavalos de cliente que, às vezes, a gente monta mais cedo. Mas, fazendo um trabalho bem suave e tranquilo.
Enquanto algumas raças de maturação lenta continuarão crescendo, a maioria atingirá seu tamanho adulto entre quatro e cinco anos de idade. Muitos começarão a ir para a pista de provas nessa idade, entre três e quatro anos.
O ciclo estral em éguas é o período de que se estende de uma ovulação até a subsequente. A repetição dos ciclos, ou cios, é o que prepara o animal para receber a concepção. Nas éguas, o período ocorre repetidas vezes, uma vez por ano, no momento em que há maior incidência solar.
Embora a deiscência testicular possa ocorrer até dois anos de idade em cavalos, os testículos descem normalmente por ocasião do nascimento, podendo ser prontamente palpados no escroto de potrinhos com trinta dias de idade (SMITH, 1994).
Aos 18 meses, atinge-se 93% da altura de adulto (1,40 metros de 1,50 metros), aos 24 meses atinge-se 95% (1,43 metros), aos 30 meses cerca de 98% (1,48 metros), aos 36 meses cerca de 99% (1,49 metros) e alguns cavalos já alcançam a altura final aos 48 meses (no nosso exemplo, 1,50 metros).
Um cavalo jovem, entre 2,5 a 4,0 anos de idade, pode cobrir até 20 éguas na estação de monta com, no máximo, 1,0 salto / dia. Um cavalo adulto, acima de 4,0 anos de idade, pode servir 40 éguas na estação de monta com, no máximo, uma média de 1,5 saltos / dia durante a semana.
Então, como descobrir se a égua está prenhe? Em primeiro lugar, é possível observar o comportamento delas quando estão próximas dos machos. 14 dias após a monta, coloque-a próxima do cavalo e observe: se ela estiver grávida, normalmente se distanciará dele e não se posicionará de costas.
Para calcular o equivalente da idade de um cavalo em “idade humana”, geralmente multiplicamos o ano de um cavalo por 3,5. Por exemplo, um cavalo de 10 anos de idade é equivalente a um humano de 35 anos de idade. Um cavalo que atinge 20 anos de idade é considerado “velho”, mas isso depende muito da vida que ele teve.
De fato, o cavalo dorme em pé, mas ele também pode se deitar e isso não significa que está doente. Anatomicamente, o equino consegue dormir assim devido aos ligamentos chamados suspensores do boleto. Os ligamentos são capazes de fixar as articulações das pernas, impedindo-as de se dobrarem enquanto está dormindo.
Com duração de cerca de 11 meses, entre 330 e 350 dias, a gestação das éguas exige uma atenção especial por parte dos criadores. Os animais devem gozar de cuidados pontuais durante a prenhez, a fim de garantir que a saúde da fêmea e do potro que está por vir sejam preservadas.
1a MUDA – aos dois anos e meio, ocorre a erupção das pinças permanentes, com a consequente queda das pinças de leite. Elas alcançarão as opostas em 6 meses. 2a MUDA – aos três anos e meio ocorre a erupção dos médios que chegarão na altura das pinças, aos quatro anos de idade.
Thompson (1995), avaliando o crescimento de potros da raça PSI, obteve valores de 70,4; 82,3 e 88,1 cm, nos machos e 69,6; 82,6 e 89,7 cm, nas fêmeas, ao nascimento, aos 6 e aos 12 meses de idade, respectivamente.
Além disso, caso a sua escolha seja por um cavalo para competição, é importante ressaltar que o animal é considerado maduro a partir dos 5 anos. Assim, compra-lo com essa idade te garante que ele já pode participar de competições. Opte por éguas ou cavalos já castrados.
Normalmente ferram-se os cavalos pela altura do desbaste ( 2 anos e meio, 3 anos), que é quando começam a trabalhar e a ter desgaste mais significativo dos cascos.
Após o nascimento, o potro pode consumir ração a partir do sétimo dia de vida. O aleitamento é ideal de quatro a seis meses de vida, mas pode ser expandido caso o animal ainda precise. Segundo Natalia, o ideal é separar a mãe do potro no momento da alimentação para maior controle do que os animais consomem.
Nos mamíferos, com exceção dos primatas, a fêmea só aceita o acasalamento no período do cio ou estro. Essa fase do ciclo dura, em média, sete dias, variando o período no decorrer da estação de monta, sendo mais longo no início da primavera, diminuindo nos meses de dezembro e janeiro.