O bebê vai se arrastar e engatinhar por volta de 8 meses Nessa fase, também já começa a se apoiar nos objetos, como o berço, para se levantar. E aí, pode engatinhar de um dia para o outro, certo? Nem sempre. Enquanto alguns engatinham nessa época, outros só conseguem fazê-lo aos 10 meses.
O bebê deve começar a tentar rolar entre o 4° e 5° mês, sendo que no final do 5° mês já deve ser capaz de fazer isso totalmente, virando de um lado para o outro, ficando deitado de barriga para baixo e sem ajuda dos pais ou apoios.
3º mês. No desenvolvimento do bebê de três meses, a brincadeira começa a ficar divertida, já que ele passa a reconhecer o mundo, interagindo muito mais. É nessa fase que o pequeno começa a morder a própria mãozinha e levar objetos à boca.
No décimo mês, seu bebê estará ainda mais curioso e interessado para compreender como as coisas funcionam, principalmente os objetos que estão por perto. Ele pode imitar sons de música, copiar sons simples e pegar esses objetos entre as mãos com mais facilidade.
Nessa fase, bebê começa a rolar, sentar-se sem apoio e até mesmo iniciar o movimento de engatinhar. Além disso, ele pode começar demonstrar sorrisos mais amplos, começando também a demonstrar emoções mais claramente. Dica: continue estimulando os sentidos, apresentando texturas e sabores.
Estima-se que, do segundo mês em diante, ele passe a ter um entendimento acerca da fisionomia da mãe. Somado a isso, a voz e os toques ajudam a criar uma ligação sentimental entre a genitora e o filho. Apesar de não haver uma data exata, acredita-se que essa identificação aconteça entre os cinco e oito meses de vida.
Aos 3 meses o bebê percebe que nasceu, que está vivo e faz parte do mundo. Com isso, é natural que, por estar mais ativo durante o dia, apresente sinais de cansaço entre às 18h e 22h.
A mãozinha vai aprender a pegar coisas, saber dar “tchau” e bater palmas quando ele tiver entre 10 e 12 meses. A capacidade de segurar a própria cabeça levará a outro importante marco: entre seis e sete meses, o bebê vai conseguir sentar-se sem apoio e, até os 16 meses, os pezinhos vão começar a caminhar pela casa.
Quando chega o período em torno dos 7 meses, o bebê já começa a sentar, tem uma melhora ainda maior da visão, que já alcança objetos e pessoas mais distantes. Também é uma fase de apego maior à mãe, querendo estar sempre próximo e demonstrando maior falta quando está longe.
Durante o primeiro ano de vida, as mudanças mais acentuadas ocorrem na chamada crise dos 3 meses do bebê. Você já ouviu falar sobre a crise dos 3 meses no bebê? Essa é uma fase de transição importante que ocorre entre os dois e quatro meses de idade.
Depende de vários fatores, mas existe uma estimativa. Normalmente, os bebês começam a sustentar a cabeça por volta dos 2 a 5 meses de idade. Isso ocorre porque seus músculos do pescoço começam a ficar mais fortes e eles aprendem a controlar melhor o movimento da cabeça.
A naninha para bebês é um objeto de transição. Ou seja, é um item que o bebê escolhe como sua companhia. Até os 3 meses de idade, os bebês não têm um amadurecimento neurológico para adquirir hábitos. A partir dos 3 meses, é quando a naninha entra em cena.
Não há idade ideal para largar o objeto de transição. Em geral, o objeto é gradualmente substituído por outros interesses e, dos 3 aos 5 anos, a criança já tem condições de deixá-lo – cada uma no seu tempo, que é emocional e não cronológico.
Os bebês realmente reconhecem a voz da mãe logo depois que nascem. Já foram feitas muitas pesquisas comprovando que recém-nascidos preferem a voz da mãe, e se acalmam com ela.
CONCLUSÕES: com base nos critérios utilizados neste estudo, entre quatro e cinco meses as crianças já são capazes de reconhecer seu próprio nome. A audição é uma importante via sensorial para o desenvolvimento humano, principalmente relacionada ao desenvolvimento da linguagem, da fala e dos aspectos psicossociais.
Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite. Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite.
Para Winnicott (1958/2005), a inserção do pai com seus aspectos paternos vai aparecendo como algo novo no desenvolvimento do bebê por volta dos seus 12 meses de idade, alcançando sua plena extensão quando este inicia a andar.
O bebê também pode começar a se concentrar em um objeto bem na frente dele. A capacidade de focar objetos fica restrita a apenas 20 ou 25 cm de distância, mais ou menos a distância que o rosto da mãe fica enquanto o bebê mama. Com uma semana de vida, a criança já começa a perceber as cores.
Os estudos mostram que, em média, os bebês podem reconhecer a voz do pai com cerca de 8 meses de idade. No entanto, isso não significa que todos sejam capazes de fazer isso nesta idade.
"Geralmente, ela dura de uma semana a um mês, mas varia de acordo com diversos fatores", esclarece. Laís Brito ressalta a importância de buscar ajuda profissional se as mudanças forem extremas ou persistirem, tanto para os bebês quanto para os cuidadores. "Se os pais sentirem que não estão bem, busquem ajuda.
Aos cinco meses de vida, inicia aquela fase de jogar objetos no chão, demonstra insatisfação quando os pais estão longe e presta atenção em qualquer tipo de detalhe. Por estar chorando mais do que o normal, poderá mamar mais vezes para se acalmar.