Por essas razões, é indicado para todas as faixas etárias, especialmente nas crianças menores de dois anos de idade. O volume máximo a ser administrado nesse músculo é de 0,5mL no bebê prematuro; 1,0mL na faixa etária de 0 a 5 anos; 2,0mL de 6 a 12 anos; e 3,0mL no adulto.
Não se tem uma definição precisa do volume máximo que pode ser administrado com segurança por essa via parenteral. Para adultos, a única recomendação mais consistente encontrada na literatura limita a no máximo 5 mililitros (ml) o volume a ser aplicado.
- OBS: Para crianças, a região do músculo vasto lateral da coxa é a mais utilizada. Porém, estudos comprovam que a região ventro-glútea é a mais indicada para injeções intra- musculares.
Usar agulhas de 25 mm (quer 23 G ou 25 G) para procedimentos de vacinação intramuscular na coxa anterolateral de lactentes, utilizando a técnica de injeção da OMS, provavelmente reduz a ocorrências de reações locais, enquanto alcançam uma resposta imunitária equivalente à agulha 25 G 16 mm.
Passar uma gaze com álcool na pele no local da aplicação da injeção; Fazer uma prega na pele com o polegar e o indicador, no caso do braço ou da coxa. Não é necessário fazer a prega no caso do glúteo; Inserir a agulha num ângulo de 90º, mantendo a prega.
Quantos ml pode ser feito intramuscular em criança?
O volume máximo a ser administrado nesse músculo é de 0,5mL no bebê prematuro; 1,0mL na faixa etária de 0 a 5 anos; 2,0mL de 6 a 12 anos; e 3,0mL no adulto.
Quantos ml cada via de administração suporta? Quanto aos adultos, a literatura oferece a recomendação mais consistente de que o volume a ser aplicado deve ser limitado a um máximo de 5 mililitros (ml).
Qual agulha utilizar na administração intramuscular em Recém-nascido?
ENFERMAGEM PODE REALIZAR APLICAÇÃO DE VACINA IM EM CRIANÇAS RN ATÉ 05 ANOS SUBSTITUINDO A AGULHA 25X5 POR AGULHA 25X6, MUDANDO O ÂNGULO DE 90° PARA 45°.
Recomenda-se injeção intramuscular profunda no quadrante superior lateral da nádega. Em lactentes e crianças pequenas, pode ser preferível a face lateral da coxa. Para doses repetidas, recomenda-se variar o local da injeção.
Após a injeção no músculo, deve-se proceder a aspiração antes da administração do fármaco. Embora a prática de aspirar antes de injetar o medicamento não seja mais recomendada para a administração subcutânea, ainda é realizada nas intramusculares.
Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º. Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário a fibra muscular aumenta as chances de lesão das fibras musculares.
Atenção ao calibre da agulha empregada, que deve ser de 30 X 7 mm para a área glútea; e 25 X 7 mm para injeções no músculo deltóide ou vasto lateral (coxa).
A região dorso- glútea tem a desvantagem da proximidade com estruturas nervosas e artérias principais, sendo esta sua maior contra indicação. O volume máximo aplicado não deve exceder 5ml.
A região dorso glútea, apesar de sua extensão e capacidade de absorção de grande volume, a administração não deve exceder a 5ml. Devido a existência de estruturas nervosas e grandes vasos importantes esta via é contraindicada para aplicação de medicamentos irritantes e lesivos.
Seringa de 10ml: Frequentemente empregada para administração intramuscular de medicamentos. Também pode ser utilizada em procedimentos de coleta de sangue.
Dose usual: 50.000UI/kg, IM, em dose unica para crianças menores de 2 anos de idade e dose única ajustada de acordo com a tabela de adultos, para crianças entre 2 e 12 anos. Dose usual: 50.000UI/kg, IM, em dose única.
Benzetacil® oferece segurança para o uso em crianças, incluindo lactentes, semelhante à observada com adultos, embora, em recém-nascidos e crianças pequenas, sua eliminação se retarda consideravelmente.
Benzetacil®: Medicamento pronto para uso. O frasco deve ser vigorosamente agitado antes da retirada da dose a ser injetada, para completa homogeneização do produto. Bepeben®: reconstituir com 3,2 mL do diluente próprio (água para injeção). O volume final é de 4 mL.
Quais são as orientações para administração de medicação intramuscular em crianças? Em crianças, não se tem uma definição segura acerca do volume máximo por via IM, havendo recomendação em alguns estudos de até 1 ml em crianças menores de dois anos(1).
Usar agulhas de 25 mm (quer 23 G ou 25 G) para procedimentos de vacinação intramuscular na coxa anterolateral de lactentes, utilizando a técnica de injeção da OMS, provavelmente reduz a ocorrências de reações locais, enquanto alcançam uma resposta imunitária equivalente à agulha 25 G 16 mm.
Agulha verde: com calibre de 30 x 8mm e 25 x 8mm, é usada em pacientes acima do peso por ser mais grossa para aplicação de soluções medicamentosas por vias intramusculares.
Qual a diferença de injeção intramuscular e subcutânea?
A administração por injeção (administração parenteral) inclui as seguintes vias: Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)
Para crianças de 50 kg ou mais, deve ser utilizada a posologia de adultos. Doses intravenosas maiores ou iguais a 50 mg/kg de peso corpóreo, em lactentes e crianças com até 12 anos de idade, devem ser administradas por períodos de infusão iguais ou superiores a 30 minutos.
Onde se aplica? A injeção intramuscular pode ser aplicada em quatro músculos distintos: o músculo deltóide – que comporta 3 ml – o músculo vasto lateral – que comporta 4 ml – o músculo tensor da fáscia lata – que comporta 5 ml – e o músculo glúteo máximo – que comporta 5 ml.