De acordo com o fabricante, o produto pode conter 5, 10, 15 ou 30% de polimetilmetacrilato, apresentado em seringas plásticas de 1,0 mL ou 3,0 mL. Conforme a concentração do PMMA, o produto deve ser injetado nos locais descritos a seguir: Biossimetric com 5% de PMMA: deve ser injetado na derme profunda.
No caso de preenchimento estético para aumento de glúteo, a quantidade utilizada de PMMA pode variar de 400 ml a até 1,5 l, o que aumenta exponencialmente a imprevisibilidade dos efeitos colaterais, e é absolutamente desaconselhado, orienta a Dra.
Em média, são usados 150 ml de polimetilmetacrilato ( PMMA) em cada lado do glúteo. Como o PMMA atua estimulando o próprio organismo a produzir um tecido que se formará ao redor das suas microesferas, a quantidade do preenchedor deve ser menor do que o ideal para o resultado buscado.
O polimetilmetacrilato, no entanto, é liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para fins estéticos e reparadores. Questionada sobre a segurança do produto, a agência respondeu em nota que o PMMA "só deve ser administrado por profissionais médicos treinados.
Enquanto uma sessão de aplicação de ácido hialurônico custa R$ 2 mil, a de PMMA vale cerca de R$ 900 e nem sempre é feita por médicos. Na internet, é possível encontrar clínicas de estética, consultórios odontológicos e até salões de beleza oferecendo o procedimento.
Hoje quero trazer um alerta para vocês sobre PMMA!
Boa parte das rinomodelações utilizam o ácido hialurônico, procedimento que costuma durar cerca de 12 meses – tempo que nosso organismo leva para absorver a substância, de forma que acaba o efeito do mesmo.
PMMA é uma técnica de bioplastia muito parecida com o hidrogel. Um produto chamado polimetilmetacrilato é injetado também em pouca quantidade e com a mesma finalidade de preenchimento de rugas e deformidades. Porém, o PMMA é definitivo, jamais será absorvido pelo corpo. É como se fosse um cimento.
“Apesar do produto ser comercializado em nosso meio, o mesmo pode ocasionar complicações precoces e tardias de difícil resolução. Dentre as complicações podemos citar: nódulos, massas e processos inflamatórios e infecciosos ocasionando danos estéticos e funcionais desastrosos e irreversíveis.
O material é permanente, ou seja, não é absorvido pelo corpo, e pode causar deformações, inflamações, necrose e até a morte. "Imagine se você coloca essa substância solta num tecido como a região glútea.
O PMMA não é alergênico, porém depende do veículo utilizado para ser considerado completamente inerte no organismo. Complicações podem aparecer na forma de granuloma, quando a aplicação é superficial. Telangectasias também podem ocorrer em pacientes com pele fina, mas normalmente desaparecem em seis meses.
O preenchimento de glúteos com ácido hialurônico permite fazer pequenos e grandes aumentos de volume nos glúteos. A recuperação, em ambos os casos, tende a ser muito parecida e rápida. Uma vez realizado, o Ácido Hialurônico injetado aumenta a produção de colágeno na região, empinando, dando volume e sustentação.
Fundamental lembrar que nunca é possível a retirada total do material. O PMMA ou silicone industrial se infiltram em todos os tecidos da face, incluindo músculos e terminações nervosas, nos quais não podemos intervir. Portanto, é retirado tudo o que está a vista ou pode ser encontrado pelo toque.
O laser é uma alternativa no combate às complicações relacionadas ao preenchimento com PMMA. O laser é introduzido, por uma fibra óptica, em um pequeno pertuito, diretamente na região onde está o produto. O laser em contato com o preenchedor permanente tem a função de fragmentar e destruir o produto.
O produto está autorizado para as seguintes aplicações pela Anvisa: Correção de lipodistrofia (alteração no organismo que leva à concentração de gordura em algumas partes do corpo) provocada pelo uso de antirretrovirais em pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).
Também alertou que, por conta destes riscos, há a necessidade do profissional médico habilitado em cirurgia plástica ou dermatologia aconselhar os pacientes sobre os riscos e proibição do uso indevido do PMMA, como também as complicações durante a aplicação.
O preenchimento de glúteos é realizado com implantes líquidos que ajudam a moldar o contorno corporal contribuindo para definir a forma dos glúteos. O preenchimento é realizado no próprio consultório médico com anestesia local, sem sedação, sem cirurgia, sem corte e sem internação.
O Metacril, nome comercial do polimetilmetacrilato, é uma substância sintética, usada por cirurgiões plásticos, para dar mais firmeza ao bumbum e deixar ele com aparência lisinha.