Em média, o acumulado de 24 mm/h é considerado fraco. A chuva é considerada forte entre 25 mm/h e 50 mm/h. Acima disso, a intensidade é muito forte e merece maior atenção.
Acima disso, a precipitação é considerada muito forte|2|. Já no estado de São Paulo, diversos boletins meteorológicos indicam que as chuvas muito fortes são aquelas acima de 40 mm/h, e as fracas ficam abaixo de 10 mm/h.
Chuva moderada: quando a intensidade é igual ou superior a 2,5 mm/h mas inferior a 10 mm/h; Chuva forte: quando a intensidade é igual ou superior a 10 mm/h mas inferior a 50 mm/h; Chuva violenta: quando a intensidade é superior a 50 mm/h (geralmente sob a forma de aguaceiros).
A regra é: cada 1 milímetro de chuva é um litro chovendo em uma área de 1 metro quadrado. Importante dizer que a medição da intensidade da chuva tem que ser considerada em relação ao tempo. Uma chuva de 100 milímetros em uma hora quer dizer que foi uma chuva muito intensa.
Essa matemática fica mais fácil de ser compreendida quando é esclarecido que 1 milímetro de altura de água acumulado nessa caixa, com 1 metro quadrado de base, equivale a 1 litro.
Cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado de área em uma localidade. Portanto, 200 milímetros em 24 horas são 200 litros de água de chuva caindo em cada quadrado de uma localidade no intervalo de apenas um dia.
Durante o temporal que atingiu a Baixada Santista e Litoral Norte, Bertioga foi uma das cidades mais castigadas, registrando um volume de chuva de 683 mm, que é considerado o maior da história do país.
A quantidade de água captada da chuva é medida em milímetros (mm). Um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado. Se for registrado 50 milímetros de chuva, são 50 litros de água em cada metro quadrado.
Qual é a cidade que mais chove no Brasil? Tabatinga, no interior do Amazonas, é a cidade que mais chove no Brasil, conforme pesquisa divulgada pelo Boletim Anual de Precipitação no Brasil. O levantamento usou dados referentes ao ano de 2023 para chegar ao resultado.
Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 50 mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado. O tempo de medição também é levado em conta pelos especialistas para saber se a chuva foi volumosa.
Chuva fraca: até 2,5 mm/h. Constitui-se de gotas isoladas, facilmente identificáveis. Neste grupo tem-se a garoa – precipitação uniforme, de gotículas de diâmetro inferior a 0,5 mm e muito numerosas. Chuva moderada: de 2,5 a 7,5 mm/h.
Conversation. MUNDO | Chuva de 600 mm em 60 horas causa graves enchentes na França. Nunca tinha chovido tanto em algumas cidades francesas que ficaram submersas.
O volume de chuva é calculado em mm por metro quadrado (m²). Ou seja, em uma área de 1m por 1m, 1 litro (L) de água irá subir 1mm. Pra você entender melhor pense que 1 mm de chuva é o mesmo que 1L de água em 1m². Por exemplo, se no jornal falar que choveu 50mm de chuva, você sabe que isso representa 50L de água por M².
Esse volume pode ser obtido pelo cálculo do volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metro. Esse volume pode ser determinado em litros, lembrando que 1 m3 = 1000 litros. Isso implica dizer que, para cada metro quadrado da região, houve uma precipitação de 100 litros.
Pesquisadores sugerem que o deserto do Atacama é o mais seco e o mais antigo da Terra. A precipitação média anual, ou seja, o nível de chuva na região, é extremamente baixa, com valores médios anuais abaixo dos 4 milímetros por m².
De 2000 a 3000 mm – Boa resistência a temporais ou chuvas por vários dias. De 1000 a 2000 mm – Resistência a chuvas normais (ou até fortes), por período não muito longo. De 600 a 1000 mm – Resistência apenas para chuvas fracas e rápidas. Menos de 600 mm – Não recomendada para usar na chuva, nem mesmo apenas no sereno.