A pandemia quebrou um pouco esse ritmo de crescimento, mas aos poucos a tendência vem sendo retomada. Foram adquiridas, na última década, cerca de 20 embarcações que estão registradas na bandeira brasileira, com um investimento da ordem de R$ 3,5 bilhões.
A frota de graneleiros é de 41 navios, totalizando 1,9 milhão de TPBs. Os 28 graneleiros de registro brasileiro têm idade média de 19 anos. O segmento de cargueiros tem quatro empresas com quatro navios, num total de 36 mil TPBs.
Quatro empresas atuavam na cabotagem de granéis sólidos: a Elcano S.A detinha 50% da frota (quatro navios) e 56% da capacidade total de transporte; a Lyra Navegação Marítima detinha 25% da frota (dois navios) e 10% da capacidade de transporte; a Hidrovias do Brasil detinha 13% da frota (um navio) e 23% da capacidade ...
Apesar de seu potencial, a navegação de cabotagem no Brasil está muito restrita à movimentação de poucos produtos, sobretudo ao transporte de petróleo entre as plataformas marítimas e o continente – decorrência de o país ser um grande produtor de petróleo offshore.
Como funciona o sistema de cabotagem no Brasil atualmente?
O sistema de cabotagem no Brasil funciona, principalmente, pelo mar, ou seja, as embarcações são remanejadas de porto em porto, levando as cargas que chegam nos principais portos do país para outros.
No cargo de Mestre de Cabotagem se inicia ganhando R$ 6.306,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 9.597,00. A média salarial para Mestre de Cabotagem no Brasil é de R$ 7.960,00.
Ensino Médio Completo. Certificado de Competência Modelo DPC 1031, para categoria Mestre de Cabotagem (MCB), estabelecida na Regra II/5 do STCW-78/95. Caderneta de Inscrição e Registro emitida pela Bandeira do FPSO, válido conforme critério estabelecido pela Marinha.
1. Rússia. Com um arsenal de 781 navios, a Rússia é a maior força naval do mundo, de acordo com o Global Firepower. Um porta-aviões, 12 fragatas, 14 destruidores, 47 minas navais, 65 submarinos, 83 corvetas e 122 navios de patrulha fazem parte do arsenal.
A embarcação, que atracou na empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), é o maior porta-contêineres em comprimento a ser recebido no Paraná: são 366 metros de ponta a ponta. O recorde anterior aconteceu em novembro de 2022 com o navio APL Yangshan, do armador francês CMA CGM, com 347 metros.
O país tem uma frota com 425 unidades em seu inventário ativo, sendo 3 porta-aviões, 72 submarinos, 48 contratorpedeiros, 71 corvetas, 44 fragatas, 49 navios de guerra, 127 navios de patrulha e 11 navios de assalto anfíbio.
Fundada em 1963 pelo norueguês Erling Lorentzen, a Norsul destaca-se como protagonista no crescimento da navegação brasileira, demonstrando adaptabilidade e competência diante das inúmeras mudanças econômicas e políticas ao longo dessas seis décadas.
Existem dois tipos de cabotagem: doméstica ou internacional. Entenda a diferença: Cabotagem doméstica: modalidade mais comum, ocorre entre portos de um mesmo país ou até de um mesmo estado.
Ao transferir parte do transporte de cargas das rodovias para o mar, o navio de cabotagem pode ajudar a reduzir o congestionamento nas estradas. Essa prática, além de melhorar a eficiência do transporte terrestre, também reduz o desgaste das estradas e os riscos de acidentes.
Recém-formados recebem carta de 2º Oficial de Náutica, após três anos de embarque recebem carta de 1º Oficial de Náutica. Para chegar a Capitão de Cabotagem, o 1ON deve passar mais dois anos embarcado e realizar um curso de especialização, novamente no CIAGA ou no CIABA.
Muito bem pago. As empresas não divulgam valores, mas os rendimentos de um prático podem girar entre R$ 50 mil e R$ 300 mil por mês, segundo apurou o jornal Folha de S. Paulo junto a associações do setor de navegação.
Quais são os fatores que impedem a expansão da cabotagem no Brasil?
A ausência de uma frota regular, a falta de infraestrutura portuária, a burocracia do setor e os altos custos operacionais impedem que a navegação de cabotagem promova o modal aquaviário a um patamar mais representativo na matriz de transportes de cargas do Brasil.
É um modal competitivo acima de 1.2000km de distância entre origem e destino, em pontos localizados cerca de 300 quilômetros do porto, nas seguintes condições: Contribui para a diminuição dos acidentes nas rodovias.