Após esse ritual todo do acasalamento, a fêmea começa a botar os ovos. Ela não bota todos de uma vez — isso acontece em dias alternados e dura de quatro a seis dias. Uma mesma ninhada pode ter de seis a dez ovos.
A partir dos 10 meses os periquitos estão prontos para procriar. Coloque a si próprio as seguintes questões: “O que acontece aos jovens animais?”, “Disponho de espaço e tempo suficientes para cuidar dos pássaros?”, “Tenho facilidade em encontrar um bom lar para os periquitos?”.
A fêmea coloca em torno de 3 a 4 ovos e os choca junto ao macho, após 18 dias eles começam a eclodir (é importante não os incomodar abrindo o ninho, se o casal se sentir ameaçado, podem abandonar os ovos). Os filhotes nascem totalmente sem penas, e precisam dos cuidados intensos dos pais para o devido desenvolvimento.
“Os ovos que não são chocados pelos pais, necessitam de um ambiente controlado para que possam prosperar. É necessário ter temperatura e umidade controladas, além de ser necessário girar os ovos algumas vezes ao dia”, diz.
Os bandos que costumam se encontrar durante o período de reprodução e sempre se compõe de indivíduos imaturos. A expectativa de vida é de em média 20 anos e a maturidade sexual ocorre entre 1 e 2 anos. Colocam 4 ovos brancos e a incubação dura cerca de 26 dias.
Falando em números, durante os primeiros 18 dias de incubação, a temperatura para chocar ovo de galinha deve estar entre 37,4 ºC e 37,8 ºC. Após esse tempo, reduza a temperatura aos poucos até chegar a 36,8 ºC.
O nosso ninho para periquito é feito de madeira de pinus de alta qualidade, proporcionando um ambiente natural e aconchegante para seus pássaros. A entrada frontal facilita a limpeza, e o fundo em eucatex de 3mm torna o ninho mais seguro para os filhotes.
Uma gaiola com localização imprópria, falta de espaço ou mesmo a superlotação de viveiros podem ser motivos de grande estresse, que leva à quebra dos ovos. Para evitar o problema, é importante adquirir gaiolas específicas para cada espécie e prestar atenção redobrada quando o espaço for dividido por mais de uma ave.
Os periquitos atingem a maturidade à cerca de 5 a 6 meses, mas o ideal para deixa-los se reproduzirem é a partir de 1 ano. A fêmea bota os ovos em dias alternados e começa a chocar desde o primeiro que foi botado. A postura pode variar de 1 há 12 ovos.
O número de periquitos numa gaiola depende principalmente do tamanho da gaiola, da espécie escolhida e do tamanho das aves. A gaiola nunca deve ser superlotada para que cada periquito tenha espaço suficiente para voar confortavelmente. Alguns periquitos, como o periquito australiano, precisam de muito espaço.
A infertilidade ou problemas de fertilidade do macho ou da fêmea também é considerado um fator. Se você tem certeza que seus periquitos são um casal e eles sempre tentam se reproduzir, mas não adianta pois não nasce nada pode ser que seja isso. Neste caso, troque um dos dois e coloque outro para formar casal.
No Brasil, os pequenos e indefesos filhotes das aves denominadas canoras – aquelas que utilizam o canto para se comunicar, reproduzir e defender seu território -, como os Sabiás, os Sanhaços e os Bem-te-vis, levam, em média, duas semanas para eclodirem dos ovos e outras duas semanas para deixarem seus ninhos.
O ninho é construído pelo macho e é ele quem incuba e alimenta a prole. A principal função dos ninhos é a de proporcionar a proteção dos ovos e dos filhotes contra os predadores e às adversidades do tempo (vento, chuva).
A fase pré-postura, que é o processo de formação do ovo dentro do sistema reprodutor da fêmea, leva aproximadamente 26 horas. Já a fase pós-postura, que é popularmente chamada de período de incubação, pode abranger de 12 até 60 dias, tempo variável entre as mais diversas espécies de aves.
Como cuidar de um ovo de passarinho que caiu do ninho?
2 – No entanto, se o filhote realmente caiu do ninho, afaste possíveis predadores (como cães e gatos) e procure pelo ninho nas proximidades. Com delicadeza, devolva o animal ao ninho ou coloque-o em um local seguro contra predadores, sempre perto de onde o encontrou (é ali que os pais irão procurá-lo).
Armazenamento – fique atento a posição correta de armazenamento dos ovos chocados. Estes devem ficar em posição inclinada e serem virados duas vezes ao dia, principalmente nos primeiros dias para evitar que o embrião se fixe a membrana.
Já os ovos do mosquito são de extrema resistência e podem suportar em um recipiente, sem ter entrado em contato com a água, entre 300 e 400 dias. “Por isso a população precisa estar atenta aos cuidados com possíveis criadouros do mosquito, porque assim que vier uma chuva os ovos vão eclodir”, afirmou.
Alguns criadores inicantes que estão em busca de começar sua criação com incubação de hoje se depara com esse problema: QUANTO TEMPO DEMORA PARA NASCER OS PINTINHOS DE GALINHAS? Essa é fácil, 21 dias.
Ninho com poleiro e com uma entrada circular . Contem divisória interna e um ninho circular levemente aprofundado ,para que seu periquito faça a postura em um ambiente comparado com o natural.