Cerveja vale por um pão? De acordo com o médico nutrólogo Dr Ronan Araujo, em termos calóricos, sim. “Uma long neck de 300ml de cerveja, por exemplo, equivale a um pão de 50 gramas [1 unidade de pão francês]”, diz. Isso representa entre 140 e 150 calorias.
Segundo a nutricionista Danielle Fontes, cada latinha de cerveja que bebemos tem o mesmo efeito de um pão francês no organismo. Por isso, se você tomar quatro latinhas de cerveja, é como se estivesse comendo a mesma quantidade de pães. “A cerveja é uma bebida alcoólica e calórica.
Não é necessário a exclusão do pão francês da sua vida, nem de outros alimentos, porém o consumo deve ser feito com moderação, talvez não seja problema você comer um pãozinho por dia.
Qual a quantidade de pão que podemos comer por dia?
Segundo a OMS, as pessoas podem consumir até 250 gramas de pão por dia dentro de uma alimentação saudável — o que equivale aproximadamente a um pãozinho.
“Uma long neck de 300ml de cerveja, por exemplo, equivale a um pão de 50 gramas [1 unidade de pão francês]”, diz. Isso representa entre 140 e 150 calorias. Mas apesar de os dois alimentos possuírem quantidades energéticas parecidas, eles são nutricionalmente diferentes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade moderada de álcool, que pode ser consumida com segurança, é de 10 gramas de etanol puro. Recomenda-se que homens e mulheres não excedam duas doses por dia — o que é equivale a 350 ml de cerveja, ou uma lata com teor alcoólico de 3,5%.
Se você se controlar e consumir duas latinhas, vai ingerir cerca de 300 calorias, o que não é muito. Agora, se você for do tipo que bebe dez latinhas, aí já estamos falando de 1500 calorias, o que é MUITO, se considerarmos que uma dieta de um adulto deve girar em torno de 2.000 calorias por dia.
Festa com 8 horas de duração, para convidados jovens: 2L a 2,5L de cerveja por pessoa. Festa com 4 horas de duração, com jovens e casais: 1L a 1,5L por pessoa. Festa diurna, com 6 horas de duração, para convidados solteiros e casados: 1,5L por pessoa.
Ele é definido pelo consumo de cinco ou mais doses de bebida alcóolica de uma só vez pelos homens, e de quatro ou mais doses para mulheres. E também é usado para indivíduos que bebem até a embriaguez. De acordo com Bicca, esse comportamento é mais arriscado que o de pessoas que bebem doses moderadas com frequência.
"Beber todo dia não é para o ser humano. O etanol é tóxico para o organismo e o uso frequente pode trazer problemas recorrentes, que vão além do alcoolismo", explica Ana Cecília Roseli Marques, psiquiatra e membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas.
“As diretrizes gerais recomendam que as mulheres não consumam mais de uma dose por dia e que os homens não ultrapassem duas doses por dia, sendo uma dose equivalente a aproximadamente 355 ml de cerveja.
Nutricionistas afirmam que as cervejas "puro malte", feitas apenas com água, malte e lúpulo, são as mais indicadas por terem um menor impacto em relação à dieta, diferentemente das cervejas de trigo, por exemplo, que apresentam mais calorias.
Como uma boa parte das calorias está relacionada à quantidade de álcool, cervejas sem álcool ou zero álcool engordam menos que as convencionais. Uma lata de 350 ml de Heineken 0,0%, por exemplo, tem apenas 74 kcal. Já uma lata de Budweiser zero tem 50 kcal.
É recomendado limitar o consumo de ovos a quatro por dia, considerando que a gema é rica em colesterol. Além disso, é importante atentar para a quantidade de proteína, já que 25 ovos fornecem mais proteína do que o recomendado para a maioria das pessoas.
Entretanto, o pão não é ruim se estiver em uma dieta equilibrada e pode se tornar mais saudável com o acompanhamento correto”, afirma. O ideal é não consumir em excesso e ter cuidado com o que se acrescenta como recheio.
Um pão com ovo pode ser uma parte equilibrada de um plano alimentar, especialmente como parte de um café da manhã ou lanche. Adições Nutritivas: Incluir vegetais, como folhas verdes ou tomates, pode adicionar fibras e vitaminas adicionais ao seu pão com ovo.