Com exceção do Chile e do Equador, todos os países da América do Sul fazem fronteira com o Brasil: Ao norte: Suriname, Guiana, Venezuela e um território pertencente à França, a Guiana Francesa. A noroeste: Colômbia. A oeste: Peru e Bolívia.
Em que o Brasil se destaca no mundo? O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de commodities agrícolas do mundo, como soja, café, carne bovina, frango, cana-de-açúcar e laranja. Setor Secundário: Abrange a indústria de transformação, construção civil e produção de energia.
Com uma fronteira marítima de 7.367 quilômetros, o Brasil tem limites terrestres com nove países da América do Sul: Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, e com o Departamento Ultramarino Francês da Guiana, numa extensão da ordem de 16.886 quilômetros.
O Brasil está constituído por uma república federal formada pela união de 26 estados federados e pelo Distrito Federal, compreendendo 5.570 municípios. O Brasil limita com Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela e Colômbia, ao norte; Uruguai e Argentina, ao sul; Paraguai, Bolívia e Peru, ao oeste.
Com território equivalente ao dobro do Brasil, pode-se dizer que a Rússia é um país populoso, mas pouco povoado, na medida em que sua densidade demográfica é considerada baixa, cerca de 8,8 hab/km².
Para se ter uma ideia do tamanho do território brasileiro, o Reino Unido caberia apenas dentro de São Paulo e a Bahia é apenas um pouquinho menor do que a França. Confira no mapa abaixo uma comparação entre o tamanho dos Estados brasileiros e de alguns países do mundo.
Qual é o país mais antigo do planeta? O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.
Conforme a classificação da Organização das Nações Unidas (ONU), há atualmente 193 países no mundo, que são reconhecidos diplomaticamente de forma ampla pelas diversas instituições mundiais.
Enquanto a Rússia dispõe de maior área, a China possui a maior população absoluta do planeta. É possível encontrar países com grande extensão territorial em todos os continentes. Ouça o texto abaixo!
A figura a seguir mostra a maior fronteira entre dois países no mundo: o Canadá e os Estados Unidos. A sua distância total é de aproximadamente 9.000 km.
O Brasil é visto pelos estrangeiros como um país de diversidade, alegre, com reunião de pessoas, de festa, por causa do futebol e do Carnaval e onde as pessoas vivem bem.
Belas praias e cachoeiras, rios, lagos, as curvas de Brasília, a imensidão de areia dos Lençóis Maranhenses, o Rio de Janeiro visto do Cristo Redentor… Bom, eu poderia ficar horas escrevendo.. Mas além das tão belas paisagens, eu acredito que o que faz dos lugares no Brasil tão especiais é a energia do país.
O Brasil é conhecido mundialmente pela extensão do seu território e pelas suas belezas naturais. Contudo, a riqueza brasileira vai muito além disso. A História do Brasil é repleta de riquezas humanas que devem fazer o seu povo sentir orgulho de ser brasileiro.
O PIB dos estados brasileiros somava mais de 9 trilhões de reais em 2022. Em 2020, o PIB dos estados do Brasil era de aproximadamente 7,6 trilhões de reais. São Paulo tem o maior PIB do Brasil, representando um terço da economia nacional.
A Finlândia encabeça o ranking pela sétima vez consecutiva. A Dinamarca mais uma vez aparece na segunda posição (igual ao ano passado), seguida pela Islândia na terceira. Leia também: 5 motivos para visitar o país mais feliz do mundo.
O país mais rico do mundo é Luxemburgo, na Europa — isso se considerarmos o Produto Interno Bruto (PIB) per capita das economias globais. O Fundo Monetário Internacional (FMI) aponta que o PIB per capita de Luxemburgo é de US$ 140,3 mil, no topo do ranking global.
Qual é o país mais seguro do mundo? A Islândia lidera entre os países mais seguros do mundo, conforme o Global Peace Index 2023. O país ficou com 1,124 pontos de insegurança, sendo o menor em todo o planeta. A primeira colocação no quesito segurança é desse país desde 2008.
A invasão de colonos portugueses em terras que, pelo acordo de Tordesilhas, deveriam pertencer aos espanhóis forçou um novo tratado no século 18, o de Madri, que expandiu bastante o território brasileiro. Quando o país conseguiu sua independência, em 1822, o mapa atual já estava praticamente formado.