Os países são uma classificação político-administrativa que contempla um território unificado por um governo central. Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), há 193 países no mundo.
O Sudão do Sul é um país africano localizado na região da África Oriental. Sua capital é a cidade de Juba. O território que hoje é conhecido como Sudão do Sul conquistou a sua independência no ano de 2011 e é o país mais jovem do mundo.
Quantos países existem no mundo: 193 ou 206? Existem 193 países no mundo reconhecidos internacionalmente. Porém, essa quantidade pode variar conforme os critérios usados ou a instituição utilizada como fonte.
Maior extensão territorial não abriga a maior densidade populacional global. O maior país do mundo é a Rússia — que é tão grande que se estende por dois continentes, Ásia e Europa.
Dentro de Roma, capital da Itália, está localizado o menor país do mundo: o Vaticano, com seu 0,44 km² de território e cerca de 800 residentes permanentes. Para se ter uma ideia, caberiam quase quatro Vaticanos dentro do Complexo Esportivo do Maracanã, no Rio de Janeiro.
O Primeiro Mundo correspondia aos países capitalistas desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, países da Europa Ocidental e Japão. O segundo Mundo era formado pelos países do Leste Europeu. E o Terceiro Mundo, pelos países capitalistas subdesenvolvidos.
Egito. O Egito é amplamente reconhecido como o país mais antigo do mundo, com a fundação datando de 3150 a.C. com o reinado do faraó Narmer, o primeiro rei da Primeira Dinastia do Egito.
A Islândia é considerada o país mais seguro do mundo há mais de uma década pelo Índice Global da Paz, do Institute for Economics and Peace. Com 394 mil habitantes, o país tem os níveis mais baixos de homicídios, terrorismo e conflitos armados.
O país mais novo até o momento em todo o mundo é o Sudão do Sul, que começou a existir oficialmente a partir do dia 09 de julho de 2011, depois de um referendo em que 98% da população concordava com a ideia.
Até 2050, de acordo com as estimativas, a China e a Índia já terão superado a economia americana - hoje em primeiro lugar no ranking - e serão as duas maiores economias do mundo, nesta ordem.
O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.
Se for considerada a data de início da colonização do território, pode-se considerar o Brasil como mais velho que os Estados Unidos. Entretanto, se a data considerada for a de independência do país, os Estados Unidos são considerados mais velhos que o Brasil.
Essa medição pode ser aplicada em qualquer superfície do planeta, sendo usualmente adotada para a medição das áreas de cidades, estados e países. Na atualidade, o maior país do mundo é a Rússia, que possui cerca de 17 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, quase o dobro do segundo maior país em território do mundo.
Publicado em 11 de setembro de 2024 às 13h47. A Suíça foi eleita, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor país do mundo no ranking de 2024 elaborado pela U.S. News & World Report, em parceria com a Wharton School, da Universidade da Pensilvânia.
Para a classificação de países em desenvolvimento são utilizados critérios como o IDH, a renda per capita e o PIB. De acordo com o IDH, a Noruega é o país mais desenvolvido do mundo. Levando em consideração o PIB, essa posição é ocupada pelos Estados Unidos.
Terceiro mundo: aquelas nações que não tinham posicionamento ou alinhamento claro na Guerra Fria. O Brasil fazia parte desse grupo até então. Junto dele estavam os demais países da América Latina, dos continentes asiático e africano e do Oriente Médio.
Se levarmos em consideração os dados do PIB per capita do Fundo Monetário Internacional (FMI), Burundi é o país mais pobre do mundo, com US$ 230,04 per capita.
San Marino, por sua vez, foi fundado em 3 de setembro do ano 301, quando conquistou sua independência do Império Romano. Seu título oficial é "Mais Serena República de San Marino"; a mesma desde aquela época.
A Lista Forbes de Bilionários Brasileiros 2024 mostra que dois em cada cinco bilionários são paulistas. O Estado de São Paulo concentra 97 entre os 239 ultrarricos. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, com 36 participantes da lista.