Conhecidos E5, os “trens-bala” operados pela Japan Railways East (JR East) podem atingir incríveis 320 km/h! Esses trens têm espaço para até 731 passageiros e são equipados com 32 motores elétricos de indução que fornecem uma potência de 12.900 cavalos.
O trem consegue acomodar até 1.323 pessoas. Os assentos ganharam um novo tecido, e têm tomadas elétricas para cada passageiro, em vez de serem limitadas às janelas.
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes. O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo. O objetivo dos chineses, no entanto, é chegar ainda mais longe, atingindo impressionantes 2 mil km/h.
Segundo a China Railway, operadora ferroviária estatal, a velocidade máxima dos comboios neste percurso é de 350 km por hora e, entre outros detalhes, o percurso atravessa 84 pontes e 29 túneis.
Outra grande vantagem dos trens de alta velocidade é que eles só utilizam eletricidade para se mover, enquanto as tradicionais locomotivas queimam carvão e fazem uma poluição danada. A eletricidade necessária para fazer os magnetos funcionarem pode vir de fontes não poluentes, como as usinas atômicas, por exemplo.
Chamado de T-Flight, o trem foi desenvolvido pela estatal Casic (Corporação de Ciência e Indústria Aeroespacial da China). Na primeira fase de testes, o equipamento chegou a 623 km/h, tornando-se o trem mais rápido do mundo.
Como o trem levita? O Trem Maglev utiliza o princípio da atração e repulsão que se cria entre dois campos magnéticos. Tanto o trem como as vias possuem potentes eletroímãs, por isso a repulsão permite que o trem se eleve uns centímetros sobre as vias. Ao mesmo tempo, o atrai para que ele possa deslizar com suavidade.
Em 1904, o professor e inventor Robert Goddard havia escrito um artigo descrevendo a ideia da levitação magnética e, em 1910, as primeiras patentes para a tecnologia foram registradas por Emile Bachelet. O trem Maglev de Xangai foi a primeira linha Maglev comercial do mundo, inaugurada em 2004.
A partir de 1º de outubro de 2023, um passe normal para adultos, válido por sete dias, custa 50.000 ienes; desejar um pouco mais de luxo pode comprar um passe Green Car (primeira classe) por a partir de 70.000 ienes. O passe regular de 14 dias para adultos custa 80.000 ienes e o de 21 dias, 100.000 ienes.
A nova linha marca também a superação da meta de construção de ferrovias de alta velocidade que estava prevista para 2030. Segundo informou o Conselho de Estado da China no começo deste ano, o país já possui os 45 mil km de linhas de trem-bala.
Acima de 800 km, o avião é mais rápido e o trem-bala não é capaz de com- petir em tempo de viagem [Gleave (2004)]. Algumas características físicas fazem a diferença entre aviões e trens. Os aviões possuem normalmente apenas duas portas, enquanto os trens podem ter várias portas por vagão.
Com 40.474 quilômetros de rede ferroviária de alta velocidade, a China está no topo da nossa lista dos 20 países com a maior rede ferroviária de alta velocidade por uma margem considerável. A rede ferroviária de alta velocidade na China representa dois terços do total das redes ferroviárias de alta velocidade do mundo.
Os conhecidos como “trens-bala” E5 da Japan Railways East (JR East) conseguem chegar a uma velocidade de 320 km/h. Com capacidade de levar até 731 passageiros, o trem JR East E5 possui 32 motores elétricos por indução e 12.900 cavalos de potência.
Você sabe quanto pesa um trem? Cada um dos 25 Trens Unidade Elétrica (TUE) Série 100, popularmente conhecidos como trens série 100, pesa em torno de 203 toneladas. Eles vieram do Japão para Porto Alegre, de navio pelos mares, em 1984.
A palavra Shinkansen significa literalmente "Nova Linha Troncal" e por isso refere-se estritamente aos carris, enquanto que os comboios propriamente ditos são referidos oficialmente como "Super Expressos" (超特急 chō-tokkyū); no entanto, esta distinção é muito raramente feita, mesmo no próprio Japão.
Conhecidos E5, os “trens-bala” operados pela Japan Railways East (JR East) podem atingir incríveis 320 km/h! Esses trens têm espaço para até 731 passageiros e são equipados com 32 motores elétricos de indução que fornecem uma potência de 12.900 cavalos.
A Brightline, que está prestes a construir a linha Brightline West de Los Angeles a Las Vegas, também opera uma linha de Miami a Orlando, com uma velocidade média de 111 km/h. A outra é a linha Acela da Amtrak, entre Boston e Washington, D.C., que só é considerada de alta velocidade em 80 km de sua rota de 735 km.
#TrensurbFacts A velocidade operacional média dos trens da Trensurb é de 48 quilômetros por hora, com uma velocidade máxima de 90 quilômetros por hora atingida durante a operação.
Um projeto prometido há anos pode estar finalmente saindo do papel: trata-se do trem-bala que ligará São Paulo e Rio de Janeiro em uma extensão de 380 quilômetros, em um percurso que poderá ser realizado em uma hora e 30 minutos.