As primeiras diferenças que chamam atenção são rapidamente notadas no desenho da cabine, do semirreboque bitrem aerodinâmico de 9 eixos e 22 pneus. Na composição tradicional essa composição conta com 34 pneus.
Segundo a Resolução nº 558/80 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), é proibido circular com o veículo quando a borracha da banda de rodagem se desgasta e atinge o TWI, tornando-se inferior a 1,6 mm.
De modo geral, os pneus do lado direito gastam mais que os que estão montados no lado esquerdo. A razão está no desnível existente nas vias, tanto urbanas quanto nas estradas, onde o lado direito é sempre mais baixo que o centro da via (considerando uma via de mão dupla).
O bitrem com 9 eixos é conhecido popularmente como bitrenzão e possui capacidade de carga de até 74 toneladas, assim como o rodotrem. Em contraponto, o bitrem comum (ou treminhão), com 7 eixos, suporta até 57 toneladas.
A quantidade de pneus de um caminhão depende de seu modelo e quantidade de eixos. Um eixo simples, por exemplo, possui um par de rodas, totalizando 2 pneus. Já um eixo duplo (ou tandem), geralmente têm dois pares de rodas, o que totalizam 4 pneus.
Rodotrem – trata-se de uma combinação de veículos de carga composto por nove eixos, sua capacidade de transporte é ainda maior, suportando até 74 toneladas.
Nesses veículos, a tração 4x4 tem a finalidade de aumentar a estabilidade em curvas e a aderência em pisos molhados ou neve, não sendo voltados especificamente para a pratica de "off-road". Não possuem bloqueio do diferencial central, e também não são equipados com reduzida.
Em veículos leves e com baixa potência, como o Smart ForTwo e Ford Corcel, três parafusos bastavam para segurar as rodas. Por isso o Kwid elétrico (que tem mais torque e é mais pesado que a versão a combustão) passou a usar quatro parafusos.
Vão desenhando os carros até contar 24 rodas. depois vão eliminar um carro porque se têm duas motos com duas rodas, corresponde a quatro rodas de um carro. São 5 carros com 4 rodas cada e 2 motos com 2 rodas cada. 20 + 4 = 24.
A letra “C” presente na descrição dos pneus Vanco e VanContact, posicionada após a medida do pneu, mostra que se tratam de pneus “comerciais”, construídos para serem utilizados em vans e em caminhões leves, capazes de levar grandes cargas.
Alguns pneus também possuem a marcação XL. Isso significa “Extra Load” (Carga Extra). Quer dizer que o pneu foi reforçado para poder suportar cargas mais pesadas do que os pneus padrão da mesma dimensão.
Já aviões como os Boeings 747 possuem quatro conjuntos de trem de pouso, dois em cada lado da aeronave, cada um com quatro rodas, além de um com duas rodas sob o nariz. No total, os Boeings 747 têm 18 rodas e pneus cada um.
O dolly é usado para ligar uma carreta e um caminhão, e consequentemente, o veículo passa a ser considerado um rodotrem. O dolly pode ser definido como simples e trucado, sendo o primeiro raramente utilizado. A diferença entre os dois é que o simples possui um eixo, enquanto o trucado possui dois.
O bitrem é uma espécie de carreta, que tem a junção de dois modelos do tipo semi reboque unidos entre si. Um tipo de quinta roda (engate) no fundo do primeiro veículo é o que faz a união do conjunto. Todos os elementos são tracionados por um modelo de cavalo mecânico.
Para saber como identificar um bitrem, é preciso ficar atento às suas particularidades: união de dois modelos semirreboques por uma quinta-roda no fundo do primeiro veículo, tração feita por cavalo mecânico 6x2, nove eixos, comprimento de até 30 metros e peso de até 74 toneladas.
O desgaste irregular dos pneus pode ser causado por: Hábitos de condução. Alinhamento incorreto das rodas. Tamanho dos pneus ou definições da pressão inadequados.
O senso comum nos faz acreditar que as rodas dianteiras merecem os pneus mais novos e não os mais gastos. Afinal, na maioria dos carros a tração está nas rodas dianteiras, tem o peso do motor, maior carga de frenagem. E lá atrás, a vida dos pneus é mais tranquila. Mas o correto é colocar o par novo nas rodas traseiras.
Estabilidade aprimorada: colocar pneus novos na traseira melhora a estabilidade do veículo, reduzindo o risco de derrapagens. Melhor controle: torna o veículo mais previsível, reduzindo o risco de subviragem. Segurança geral: Ajudar a evitar derrapagens incontroláveis, especialmente em situações de frenagem brusca.