Você sabe o que são essas formas de ilustração e comunicação? A tira ou tirinha é um gênero textual assim definido por Sérgio Roberto Costa: Segmento ou fragmento de HQs, geralmente com três ou quatro quadrinhos, apresenta um texto sincrético que alia o verbal e o visual no mesmo enunciado e sob a mesma enunciação.
Um cartoon, cartune ou cartum é um desenho humorístico, animado ou não, de caráter extremamente crítico, que retrata, muito sinteticamente, algo que envolve o dia a dia de uma sociedade.
O cartum é um desenho humorístico, animado ou não, que tem como característica a crítica, de maneira breve, dos momentos que abrangem o dia a dia de uma sociedade.
Gibis são como HQs, mas gibi é uma expressão brasileira que em geral está associada a publicações nacionais para o público infantil. Diferentemente, HQs envolvem desenhos “mais adultos”, como publicações que envolvem heróis, ou com o mesmo estilo artístico.
A principal diferença entre charge e cartum está no contexto e no propósito das ilustrações. O cartum aborda temas universais e atemporais, enquanto a charge está vinculada a um contexto específico e atual, retratando acontecimentos e personalidades do momento.
Qual a diferença entre quadrinhos tirinhas e charges?
As charges e as tirinhas podem ser textos não-verbais ou híbridos. A diferença entre eles está na quantidade de quadros. Enquanto a charge apresenta apenas um, bastante impactante, a tirinha traz dois ou mais quadros e uma história a ser acompanhada. Geralmente, ambos abordam algum tema atual e com muita criticidade.
Existem diversos tipos de quadrinhos, com estéticas e histórias próprias, como os de terror, romance, ficção científica, os que fazem releituras de outros textos, os de gênero crime/policial, infantil, juvenil, os filosóficos, históricos etc.
O cartum é um texto opinativo que, em geral, faz uso de recursos verbais e não verbais. Esse gênero textual manifesta um posicionamento crítico com relação a questões políticas, sociais e comportamentais dos membros de uma sociedade, contemporâneas ao cartunista.
O cartunista, cartoonista ou humorista gráfico é o desenhista especializado em cartum, um dos tipos de humor gráfico caracterizado por retratar de forma crítica aspectos que envolvem o dia a dia de uma sociedade.
O que esse cartum critica? O uso exagerado da tecnologia / a relação das crianças de hoje com a tecnologia / o fato de a criança brincar, por meio do videogame, com uma pipa - que talvez ela nem conheça na vida real.
No livro Quadrinhos: profissão e trabalho criativo, Gledson Ribeiro de Oliveira adentra o mundo das HQs e direciona sua pesquisa para os quadrinistas, profissionais que dão vida a essa produção visual.
História em quadrinhos ou HQ é uma narrativa que contém palavras e imagens. Ela tem esse nome porque a história é contada nos quadrinhos feitos na página. Esse gênero de texto surgiu no final do século XIX, nos Estados Unidos e na Europa.
A tira ou tirinha é um gênero textual assim definido por Sérgio Roberto Costa: Segmento ou fragmento de HQs, geralmente com três ou quatro quadrinhos, apresenta um texto sincrético que alia o verbal e o visual no mesmo enunciado e sob a mesma enunciação.
Braça é uma antiga medida de comprimento equivalente a 2,20 metros linearmente. Apesar de antiga, atualmente ainda é usada e compreendida por muitos trabalhadores rurais e outras pessoas envolvidas com o meio rural.
Geralmente, o alqueire é utilizado para medir terras agrícolas, mas a medida exata de alqueire pode variar de acordo com cada estado. Em algumas regiões, como em Minas Gerais e em Goiás, o alqueire pode equivaler a 48.400 metros quadrados, enquanto em outras como São Paulo pode ser próximo de 24.200 metros quadrados.
Qual a diferença entre cartum e história em quadrinhos?
Diferente da charge, o cartum não está necessariamente ligado a um evento específico, mas sim a comportamentos humanos universais. Tirinhas são pequenas histórias em quadrinhos, geralmente compostas por três a quatro quadros. Elas podem ter personagens fixos e desenvolver narrativas contínuas ao longo do tempo3.
O Cartum é um gênero jornalístico, que tem como principais meios de circulação veículos como jornais, revistas e internet. Com uso do humor como forma de criticar problemas sociais, políticos e ambientais, dentre outros, geralmente trata de temas e assuntos cotidianos - aspectos pelos quais se assemelha à Crônica.
Um cartoon, cartune ou cartum é um desenho humorístico, animado ou não, de caráter extremamente crítico, que retrata, muito sinteticamente, algo que envolve o dia a dia de uma sociedade.