Os transformadores comuns são construídos com dois enrolamentos de fios de cobre, chamados de primário e secundário. Esses enrolamentos sempre contam com diferentes números de voltas e encontram-se então torcidos em volta de um núcleo de ferro, sem que haja contato entre eles.
COMO SÃO CONSTRUÍDAS AS BOBINAS DOS TRANSFORMADORES - EP02
O que é que tem dentro de um transformador de energia?
São constituídos de um núcleo de ferro, geralmente em forma de U, e enrolados em fios condutores. A corrente elétrica que passa em um dos enrolamentos produz um campo magnético oscilante, que induz o surgimento de uma corrente elétrica no segundo enrolamento, graças a um fenômeno conhecido como indução eletromagnética.
É feito de cobre e, no material isolante – que fica em volta do cobre -, PVC 750V. Esse tipo de fio, como sugere o nome, não apresenta grande flexibilidade, o que faz dele mais útil em instalações mais simples, como mencionado anteriormente.
“Os motores de carros híbridos possuem em torno de 20 quilos de cobre em sua estrutura. Já nos 100% elétricos a quantidade de material usado corresponde a 80 quilos.
De acordo com o Sistema Internacional de Medidas (SI), o kVA (quilovoltampere) é a unidade de medida que determina o valor aproximado de uma fonte motriz de geração de energia e corresponde a 10³ voltamperes (VA). Na forma decimal, 1 kVA é igual a 1.000 VA.
O transformador é constituído basicamente por dois enrolamentos, que são componentes que armazenam energia na forma de campo magnético. Nos enrolamentos, o fluxo magnético, variável, produzido em um enrolamento age sobre o outro. No geral, transformadores elétricos podem utilizar enrolamentos de cobre ou alumínio.
Os tipos de transformadores elétricos podem ser classificados como de corrente, de potencial, de distribuição e de força. Cada um desses tipos de transformadores vai ser utilizado em locais diferentes como indústrias de portes variados, residências, e outros lugares.
O preço dos nossos transformadores, varia entre R$ 78,00 e R$ 782,00 possuindo assim opções para os mais diversos bolsos e projetos. Além disso, parcelamos nossos transformadores de energia em até 10 vezes, tornando assim muito mais fácil e tranquila a aquisição dos mesmos.
Dentro de um transformador existem outros componentes, chamados de acessórios complementares. São eles: o tanque principal, o tanque de expansão, acionamentos, buchas, termômetros, comutadores, painel de controle, radiadores e alguns outros. Entretanto eles dão o suporte e completam o funcionamento de um transformador.
Basicamente são constituídos por uma peça de ferro, conhecida como núcleo do transformador, e duas bobinas conectadas ao núcleo. Em uma das bobinas é aplicada a tensão que se deseja alterar, aumentando ou diminuindo essa tensão de entrada. A essa bobina é dado o nome de bobina primária ou enrolamento primário.