Para podermos transformar o quilo em litro, antes precisamos saber qual densidade existente da matéria em questão. Pois cada matéria possui uma específica densidade e é a partir dela que poderá ser feita essa conversão. Por exemplo: 1 litro de água tem o total de 1 de densidade, logo pesa 1 kg.
O peso é, na verdade, uma força que portanto é medida em Newtons (N). Onde P é peso, m é massa e g é aceleracao gravitacional. Portanto, em massa, 10 litros de agua possui 10 kg.
Agora, uma dica: leve em conta que a capacidade da mala pode ser medida em quilos ou litros, tá? Pra se ter uma ideia, um mala de 45L, carrega mais ou menos uns 10kg, enquanto que outra de 85L leva uns 20kg.
Na prática, 999,973 gramas de água a 4 °C completam 1 litro. Com o mesmo líquido a 30 °C, bastariam 995,944 gramas: uma significativa diferença de 4 gramas.
Usualmente, podemos fazer uma conversão direta e indicar que 1 litro é equivalente a 1 kg, pois essa é a densidade da água (1 kg/litro). Contudo, cada elemento possui a sua própria densidade, o que faz com que cada volume tenha uma massa diferente.
Resposta: Divida a massa pelo volume para obter a densidade; nesse caso, a densidade a ser calculada deve utilizar litros e quilogramas. Por exemplo, uma garrafa de 2 litros possui massa de 2 quilogramas: 2 kg / 2 litros = 1 quilograma por litro.
Quanto ao peso, o galão de 20 litros vazio costuma pesar em torno de 1,5 kg. No entanto, quando cheio de água, seu peso pode variar entre 21 kg a 23 kg, dependendo da densidade da água e das características específicas do galão.
1 quilograma de água pura é igual a 1 litro ao atingir sua densidade máxima de 1 kg/l, à temperatura de 39,2 °F ou 4 °C. Para temperaturas mais altas, 1 kg de água é um pouco maior que 1 litro. Por exemplo, 1 kg de água equivale a cerca de 1,002 litros em temperatura ambiente.
Por exemplo, uma pessoa de 40 anos e que pesa 80 quilos deve fazer a seguinte conta: 0,040 (ml) x 80 (kg). O resultado é equivalente a 3,2 litros, ou seja, bem acima da quantidade considerada ideal por muitas pessoas.
São 35 ml diários para cada quilo que temos. Ou seja, uma pessoa de 60 kg deve fazer a conta 60 kg x 35 ml e descobrir que a recomendação é de 2,1 litros por dia. Já para uma pessoa de 100 kg são aconselháveis 3,5 litros diários.
A maioria das pessoas necessita em torno de 2,5 a 3 litros de água por dia, mas o organismo pode tolerar bem o consumo de 8 litros. Os rins, quando funcionam adequadamente, filtram o excesso de água e aumentam o volume da urina para eliminar esse excesso.
O rim saudável é capaz de filtrar entre 800 ml e um litro de água em uma hora. Quantidades superiores a três ou quatro litros por hora podem aumentar o risco de hiponatremia.
Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo. Um outro aspecto importante para interpretar a densidade é estar sempre atento às unidades que estão sendo usadas no problema.
IMPORTANTE: A base deve ter resistência compatível com o peso da caixa cheia (ex.: 1000 litros = 1000 Kg) e deve ser maior do que a largura do fundo da caixa.