Embora os regulamentos atuais permitam um limite de 15000 rpm, os fabricantes podem encontrar pouca vantagem de desempenho além da curva de fluxo de combustível abaixo de 10500 rpm.
Falando do motor, o 4.7V12 que equipava a F50 derivava direto da Ferrari 641, o carro da equipe italiana que competiu em 1990. Na Ferrari F50 este motor tinha 520 cv e era capaz de fazer o 0-100 km/h em apenas 3,7 segundos. Regime de rotação máximo? 8.500 rpm.
As medidas de CV (Cavalo-Vapor) e HP (horse-power, ou cavalo de força, numa tradução livre) não são exatamente iguais, apesar de serem muito próximas. Na escala, 1 CV é igual a 735,5 watts; e 1 HP corresponde a 745,7 watts.
O motor mais potente de todos foi o BMW M12/13, um motor de quatro cilindros em linha de 1.5 litros turbo equipado com turbocompressor KKK e um sistema de gerenciamento eletrônico digital Bosch.
F1: As equipes são responsáveis por seus próprios motores 2.4 V8 de 750 cv e por seus próprios chassis – porém, usam os mesmos pneus Bridgestone. Cada carro tem cerca de 4,80 m de comprimento e 1,80 m de largura, pesando invariavelmente 620 kg com o piloto.
Motores com cilindrada de 1.6 L, simplesmente aspirados, desenvolvem torque máximo de cerca de 16 kgf. m como é possível verificar pesquisando sobre as especificações técnicas de variadas marcas desses motores na internet. Já motores de 1.6 L turbo apresentam cerca de 25 kgf.
Cada motor deve ser certificado para uma vida útil de aproximadamente 2.500 km. O regime máximo é agora limitado a 18.000 rotações/min, e o SREC (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) é agora autorizado.
A sigla CV significa Cavalo-Vapor e HP significa Horsepower, ou força do cavalo, em tradução livre. Dessa maneira, ambos termos se referem a mesma coisa, apenas em línguas diferentes, sendo o CV usado no Brasil e HP em países que falam o inglês.
No sistema internacional de unidades (SI), a potência vem expressa em watts pelo que para converter cavalos-vapor em watts é necessário reduzir cavalos-vapor a watts, isto é, 1 cv = 735,49875 W. O cavalo-vapor é uma unidade pouco utilizada no meio científico devido à existência do watt (unidade SI).