O Botafogo é um dos times com o passado mais glorioso da história do futebol brasileiro. Suas glórias estão na memória do torcedor e representadas na galeria de troféus. São 30 títulos, considerando as principais competições estaduais, interestaduais, nacionais e internacionais.
Apesar da ausência de grandes conquistas na história recente, o Botafogo tem uma história repleta de troféus importantes. No total são 32 títulos oficiais, incluindo duas edições do Brasileirão Série A, uma Copa CONMEBOL e 21 vezes o Campeonato Carioca.
Em toda a sua história, o Botafogo participou de apenas cinco edições da Libertadores. Em duas ocasiões, justamente em sua época de ouro, a vaga na grande decisão chegou a ficar perto... mas não foi alcançada.
Atualmente, a competição inicia-se em janeiro e vai até meados de abril. O primeiro campeão foi o Fluminense e o atual campeão é o Flamengo, que venceu seu 38º título na edição de 2024. Os quatro maiores vencedores são os clubes do "G4 carioca": Flamengo (38), Fluminense (33), Vasco da Gama (24) e Botafogo (21).
Quantas vezes o Botafogo foi Vice-campeão brasileiro?
O Botafogo foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 1972, mesmo somando mais pontos do que o campeão Palmeiras. O único time que ganhou a Taça Guanabara com 100% dos pontos jogados.
A Libertadores está na fase das quartas de final, e três times brasileiros ainda estão na competição: Palmeiras, Fluminense e Internacional. Desses, apenas o Fluminense nunca foi campeão. Entre os clubes grandes do país, apenas Athletico-PR, Botafogo e o Flu não têm a taça mais importante da América.
O Botafogo caiu três vezes (2002, 2014 e 2020), enquanto o Fluminense foi rebaixado em 1996* e 1997. Em Minas Gerais, tanto Atlético-MG como Cruzeiro caíram uma vez. O Galo em 2005 e a Raposa em 2019. Já em Porto Alegre, o Grêmio amarga três rebaixamentos (1991, 2004 e 2021), enquanto o Internacional só caiu em 2016.
O primeiro Campeonato Carioca conquistado e comemorado imediatamente após o apito final foi em 1910. Com uma campanha irrepreensível marcada por sete goleadas, o clube não apenas foi campeão como ganhou o apelido de Glorioso. Dois anos mais tarde, um novo título carioca seria conquistado.
Porque a Fifa não reconhece os títulos mundiais do Botafogo?
Nesta semana, a ESPN havia informado que a Fifa descartou o Botafogo como campeão mundial. Apesar do comunicado, a Fifa ainda não recebeu nenhuma solicitação oficial do Botafogo, que mantém firme a decisão de levar à entidade o pedido de reconhecimento dos títulos conquistados em Caracas, na Venezuela.
O Botafogo se prepara para celebrar a marca de exatos 30 anos da conquista da Copa Conmebol, no dia 30 de setembro de 1993. O Alvinegro empatou em 2 a 2 com o Peñarol, no Maracanã, e nos pênaltis, levou o primeiro grande título internacional da sua história.
O Campeonato Carioca de 1910 é um dos títulos mais importantes do clube. Não só por ser o primeiro campeonato conquistado pelo Botafogo com sua equipe principal (o título de 1907 foi "decidido" décadas depois, na justiça), mas por ter originado a alcunha que até hoje o acompanha: "O Glorioso".
Clássico da Rivalidade: quem venceu mais na história? Até hoje, as duas equipes já se enfrentaram 383 vezes, com 143 vitórias do Flamengo contra 116 do Botafogo, além de 124 empates. O Rubro-Negro já balançou as redes 583 vezes, enquanto o Alvinegro comemorou 529 tentos.
Afinal, o Glorioso até tem dois troféus nacionais, mas são da Série B. Além disso, acumulou quatro Estaduais em 23 anos. A última vez em que levou um campeonato de grande porte foi em 1995, com o Brasileirão.
Na atual temporada, o Botafogo não conquistou nenhum título, e já não possui mais chances de ser campeão no Campeonato Brasileiro. Portanto, o título da Série B de 2021 segue sendo o título mais recente conquistado pelo Glorioso.
Ao lado do Grêmio, o Botafogo caiu três vezes: 2002, 2014 e 2020. Em 2023, esteve de volta à primeira divisão, estando muito perto de ser campeão, mas faltou gás nas rodadas finais, e de primeiro, caiu para o quinto lugar, ficando assim, fora inclusive, da fase de grupos da Libertadores de 2024.
O Glorioso garantiu sua volta à elite do Brasileirão com uma vitória por 2 a 1, graças aos gols de Pedro Castro e Navarro. O título veio com o 1 a 0 sobre o Brasil de Pelotas, no Bento Freitas, em gol de Diego Gonçalves. O mais recente título na elite do futebol brasileiro aconteceu no ano de 1995.
– Entre os títulos conquistados pelo Botafogo estão 2 taças da Série A do Brasileiro, em 1968 e 1995, e 2 da Série B, em 2015 e 2021, além de 21 Campeonatos Cariocas e 8 Taças Guanabaras.