O maior trem de carga do mundo, que sai das minas da Vale, na EFC, é uma proeza de engenharia composta por nada menos que 330 vagões. Estendendo-se por incríveis 3.500 metros, o trem é uma sinfonia de metal e força, capaz de transportar mais de 36 mil toneladas de minério de ferro em uma única jornada.
Um vagão transporta mais de 100 toneladas contra as 33 toneladas de capacidade de uma carreta convencional. Ou seja, cada vagão movimenta o volume de algo entre três e quatro caminhões. Na prática, um trem composto de 120 vagões substitui aproximadamente 368 caminhões.
O grande destaque da estrada de ferro Carajás, sem dúvida, são seus gigantescos trens de minério, com 330 vagões, dando o titulo de "maior trem do mundo em operação regular", sendo possível ver até 20 trens destes carregados por dia circulando pela ferrovia.
Estatísticas. Os maiores trens do mundo trafegam na Estrada de Ferro Carajás. A maioria das composições chega a ter 330 vagões, puxados por três locomotivas. Como combustível, os trens usam o B20 – mistura de 20% de biodiesel vegetal com 80% de diesel -, diminuindo consideravelmente a emissão de CO2.
Possui 270 km de extensão, 8 linhas e 104 estações, com cerca de 312 mil passageiros transportados em média por dia útil, sendo o Segundo mais extenso e o quinto mais movimento sistema metroferroviário em operação no Brasil.
A Estrada de Ferro Carajás se destaca por seus gigantescos trens de minério de ferro, oriundos da serra de Carajás, no Pará, sendo considerado o maior trem do mundo em operação regular. Diariamente é possível ver entre 18 a 20 trens destes carregados passando pelas linhas da Vale sentido Maranhão.
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes. O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo. O objetivo dos chineses, no entanto, é chegar ainda mais longe, atingindo impressionantes 2 mil km/h.
Quantas toneladas carrega um vagão de trem da Vale?
São 330 vagões em um único trem com mais 3500 metros de extensão, em uma carga com mais de 36 mil toneladas de minério de ferro. Todos os dias, saem entre 18 a 20 trens iguais a estes, das minas da Vale, na serra de Carajás, no Pará, sentido o porto da Ponta da Madeira, em São Luís do Maranhão.
Os motores a diesel são mais eficientes do que os motores à gasolina. Uma locomotiva gasta em média de 9 litros por km quando está puxando sua lotação máxima a qual varia de locomotiva para locomotiva.
Há 6 rodeiros e 6 motores de tração (Esta quantidade varia dependendo do tipo da locomotiva). Empregam-se 12 rodas de 91cm de diâmetro ou 12 de 1m. Cada rodeiro pesa cerca de 2 toneladas.
A locomotiva que lidera esse imenso trem é a GE ES58ACi, uma verdadeira potência sobre trilhos. Com 6000 HP de potência, ela é a locomotiva mais potente em operação no Brasil.
A grande maioria das ferrovias brasileiras atuais é para transporte de carga ou transporte urbano de passageiros; só sobrevivem duas ferrovias para transporte de passageiros a longa distância: a Estrada de Ferro Carajás e a Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Como ativo ferroviário, um vagão de mesmo tipo custa até R$ 250 mil. A PF diz que vagões chegaram a ser vendidos a R$ 80, inferior ao preço do papelão. "Os bens levados a leilão pelo Dnit podem ter sido avaliados com os mesmos critérios dos processos licitatórios anteriores, classificando bens servíveis (...)
Um trem pesa entre 3.000 toneladas (vazio) e 15.000 toneladas (carregado) e, por isso, pode exigir algo entre 300 e 1.000 metros desde a aplicação do freio de emergência até sua parada completa. Por seu peso, um trem não freia como um automóvel.
Os trens normalmente são operados a 300 km/h, contudo, no caso de viagens em atraso, podem ter um acréscimo de 30 km/h em sua velocidade. Em alguns testes, chegou ao limite de 368 km/h.
O trem MAIS PERIGOSO DO MUNDO 🌍 Esse é o trem da Mauritânia, considerado o MAIS PESADO, o MAIS LONGO e possivelmente, O MAIS PERIGOSO do mundo, numa jornada de aproximadamente 20hrs. Os perigos envolvidos nesse trajeto incluem: 🛤️ Riscos significativos de segurança física, incluindo o perigo de cair do trem.
O maior trem em operação do mundo fica no Brasil! O trem opera pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), possui 330 vagões e transporta mais de 36 mil toneladas de minério de ferro. O percurso tem início na Serra de Carajás, no Pará, e segue até o porto da Ponta da Madeira, em São Luís do Maranhão.
A Ferrovia Centro Atlântica é a maior do país, atravessando sete estados. Com investimento de cerca de R$300 milhões por parte da administradora, as locomotivas atenderão à crescente demanda de carga de grãos, açúcar, fertilizante e outros produtos, escoados principalmente entre Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
O Trem do Corcovado, como é chamado, transporta todos os anos mais de 600 mil passageiros pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, subindo a uma altura de 710 metros.
A SuperVia Trens Urbanos, ou simplesmente SuperVia, é uma empresa operadora de transporte ferroviário pertencente à Guarana Urban Mobility Incorporated (Gumi), sociedade formada pelos grupos japoneses Mitsui e West Japan Railway Company.
projeto do Metrô-DF é composto por 29 estações, das quais 27 estão em funcionamento. Com uma frota de 32 trens, transporta em média 160 mil passageiros por dia.
Já no fluxo de importação, a previsão é que as obras sejam concluídas até 2022. Além das adequações na Malha Paulista e Norte, toda a operação da Malha Central (ferrovia Norte-Sul) entre Porto Nacional (TO) e Estrela D' Oeste (SP) está sendo estruturada para atender as operações com os trens de 120 vagões.