Um vagão transporta mais de 100 toneladas contra as 33 toneladas de capacidade de uma carreta convencional. Ou seja, cada vagão movimenta o volume de algo entre três e quatro caminhões. Na prática, um trem composto de 120 vagões substitui aproximadamente 368 caminhões.
Um trem pode transportar a carga de até 220 caminhões. Um único vagão de metrô tem capacidade para 250 passageiros. Para levar esse mesmo número de pessoas, seriam necessários três ônibus ou 50 carros em um trânsito geralmente carregado. A capacidade é, sem dúvida, a vantagem mais visível do transporte sobre trilhos.
A capacidade do vagão ferroviário depende da resistência de cada eixo que compõe o truque e também da resistência da linha por onde ele transita. Se um vagão, por exemplo, permite 25 toneladas por eixo, o peso total poderá atingir até 100 toneladas, incluindo a tara do vagão e a mercadoria.
Os motores a diesel são mais eficientes do que os motores à gasolina. Uma locomotiva gasta em média de 9 litros por km quando está puxando sua lotação máxima a qual varia de locomotiva para locomotiva.
O maior trem em operação do mundo fica no Brasil! O trem opera pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), possui 330 vagões e transporta mais de 36 mil toneladas de minério de ferro. O percurso tem início na Serra de Carajás, no Pará, e segue até o porto da Ponta da Madeira, em São Luís do Maranhão.
Ásia lidera com cinco modelos entre os dez mais velozes; confira a lista. A China tem os três trens mais rápidos do mundo. Os trens Maglev de Xangai, CR Harmony e CR Fuxing formam o pódio com todos os veículos atingindo, no mínimo, a velocidade de 350 km/h.
O maior trem de carga do mundo, que sai das minas da Vale, na EFC, é uma proeza de engenharia composta por nada menos que 330 vagões. Estendendo-se por incríveis 3.500 metros, o trem é uma sinfonia de metal e força, capaz de transportar mais de 36 mil toneladas de minério de ferro em uma única jornada.
As composições desembarcaram no porto do Rio de Janeiro. Os trens possuem quatro vagões cada e têm capacidade para transportar 1.200 passageiros cada. Eles vão acrescentar 48 mil lugares à oferta diária, e devem passar por testes antes que integrarem a frota da SuperVia.
O trem é puxado pela locomotiva GE ES58ACi, a mais potente locomotiva em operação no Brasil, com 6000 HP de potência. Uma outra locomotiva (ES58ACi) puxa o segundo bloco do locotrol, e uma terceira (Dash-9) comando o terceiro bloco.
Em apenas 15 anos, a China já construiu quilômetros de ferrovias de alta velocidade suficientes para circundar a Terra. O País também foi o primeiro a implementar um sistema maglev de trem, com serviço comercial em Xangai, com potência para até 431 km/h.
Outra grande vantagem dos trens de alta velocidade é que eles só utilizam eletricidade para se mover, enquanto as tradicionais locomotivas queimam carvão e fazem uma poluição danada. A eletricidade necessária para fazer os magnetos funcionarem pode vir de fontes não poluentes, como as usinas atômicas, por exemplo.
O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que irá ligar São Paulo a Campinas, será o mais rápido do Brasil. A velocidade média alcançará 95 km/h e o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros, que inclui a cidade de Jundiaí. Os veículos que vão operar a nova linha podem alcançar a velocidade máxima de 140 km/h.
Qual é o preço para construir 1 km de ferrovia? Geralmente, existe um número médio de R$6 milhões por km de ferrovia construída. No entanto, isso depende de fatores como a topografia, se a área é urbana ou rural, além de outros dados.
Atualmente utiliza-se exclusivamente combustível Diesel em sua frota de locomotivas. Os elevados custos desse tipo de combustível e a necessidade de manter a competitividade, conduziu a companhia a inserir outra alternativa, ou seja, o Bi-combustível, utilização do Diesel e Gás Natural.
⛽Diferente dos trens metropolitanos, que são movidas à energia elétrica, as locomotivas são abastecidas com diesel e possuem um tanque com capacidade de até 6 mil litros, aproximadamente.
Um trem pesa entre 3.000 toneladas (vazio) e 15.000 toneladas (carregado) e, por isso, pode exigir algo entre 300 e 1.000 metros desde a aplicação do freio de emergência até sua parada completa. Por seu peso, um trem não freia como um automóvel.
A remuneração total mensal estimada para o cargo de Operador De Trem é de R$ 4.207, com uma média salarial mensal de R$ 3.707. Esses números representam a mediana, que é o ponto médio dos intervalos do nosso modelo proprietário de Estimativa de Pagamento Total e é baseado nos salários coletados de nossos usuários.