1ª) A pele humana é muito isolante (se estiver seca) A pele humana apresenta uma resistência elétrica, medida em ohms (Ω), extremamente alta, da ordem de 100.000 Ω. Como consequência, a corrente elétrica formada pelo corpo quando exposto a um choque de 220 V é de aproximadamente 0,002 A.
No entanto, estudos de longa data indicam que voltagens superiores a 50 volts em pessoas não molhadas e superiores a 12 volts em pessoas imersas na água (piscinas ou mar, por exemplo), podem ser muito perigosas e até fatais.
As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 mA e 200 mA. Com intensidade próxima dos 100 mA, as paredes do coração executam movimentos descontrolados, o que é chamado de fibrilação.
O corpo humano actua como um semicondutor, por isso a sua resistência varia em função da tensão. O Regulamento Electrotécnico de Baixa Tensão (de valor médio) estabelece o valor da resistência eléctrica do corpo humano em 2.500 Ohms.
Para criar esta corrente é preciso aplicar alguma voltagem entre diferentes pontos do corpo. Se forem pontos em áreas superficiais de pele seca, a voltagem necessária para causar danos pode ser maior que 100 V. Mas se estivermos com a pele molhada, 20 V já podem ser perigosos.
A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.
Considerando que um relâmpago nuvem-solo transporta uma carga elétrica média de 10 C, e que a tensão ao longo do canal é em torno de 100 milhões de volts, então a energia elétrica total do relâmpago é de 10^9 J, ou seja, cerca de 300 kWh.
Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
Para a mesma voltagem de 220 V, a intensidade de corrente elétrica que atravessa o corpo dessa pessoa é de: Nesse caso, a corrente elétrica pode ser fatal para a pessoa, causando parada cardiorrespiratória e queimaduras.
Apesar da alta voltagem - 50 mil volts - a Taser tem uma baixa amperagem (0,0036), o Page 2 que elimina qualquer risco. Com um alcance máximo de até 7,6 metros de distância, a descarga elétrica da Taser age direto nas ondas cerebrais, o que provoca a imobilização do suspeito.
No corpo humano o choque elétrico que entra por uma das mãos e sai pela outra, ou por uma das pernas, é tido como um dos mais perigosos pelo fato da corrente elétrica passar pelo coração, provocar “fibrilação ventricular” e, consequentemente, a parada cardíaca.
Qual a corrente máxima que o corpo humano aguenta?
A pele humana apresenta uma resistência elétrica, medida em ohms (Ω), extremamente alta, da ordem de 100.000 Ω. Como consequência, a corrente elétrica formada pelo corpo quando exposto a um choque de 220 V é de aproximadamente 0,002 A.
Um adulto normal em boa forma, entretanto, comumente exerce entre 50 e 150 watts durante uma hora de exercício vigoroso. Um trabalhador manual médio, saudável, bem alimentado e motivado pode sustentar uma potência de 75 watts durante um turno de trabalho de 8 horas.
Por exemplo, para quebrar a resistência de isolante do ar atmosférico sobre a pressão do nível do mar é preciso uma rigidez dielétrica de 10 Kv/cm 08008871581 V/m), ou algo próximo a 3 milhões de volts por metro, tornando o ar um condutor de energia elétrica – os relâmpagos são uma boa aplicação prática desse conceito.
A luz da descarga de retorno é geralmente branca, mas, da mesma maneira que o pôr do sol pode ter várias cores, relâmpagos distantes podem também apresentar outras cores, como amarelo, roxo, laranja ou verde, dependendo das propriedades da atmosfera entre o relâmpago e o observador.
É neste momento que o raio acontece com a máxima potência, liberando grande quantidade de luz. A voltagem de um raio encontra-se entre 100 milhões e 1 bilhão de Volts. Sua corrente é da ordem de 30 mil Ampères, ou seja, a mesma utilizada por 30 mil lâmpadas de 100 W juntas.
Qual voltagem no Brasil é mais segura? A tensão de 127 V é mais segura em caso de acidentes com pessoas. Isso porque o choque provocado pela voltagem de 220 V é duas vezes mais forte. No corpo humano, quanto maior a tensão, maior a corrente elétrica e, com aparelhos elétricos, acontece o contrário.
O que acontece quando a pessoa morre eletrocutado?
Podem ocorrer contrações musculares involuntárias graves, convulsões, fibrilação ventricular ou parada respiratória devido a dano do sistema nervoso central ou à paralisia muscular. Lesões dos nervos periféricos, médula espinal ou do cérebro podem resultar em várias deficiências neurológicas.
Um estudo realizado pela IEC (Comissão Internacional de Eletrotécnica) mostrou que uma corrente de 30mA passando pelo coração de um ser humano pode causar parada cardíaca e levar a pessoa a morte (observe que este valor é 1500 vezes menor que a corrente que passa por um chuveiro elétrico).
O corpo já é capaz de perceber uma corrente elétrica a partir de 1mA (mil ampères); porém, é somente a partir de 9 a 20mA que os músculos reagem. Nesse estágio, a pessoa sente dor e perde parte de seu controle muscular e não consegue largar o condutor.
O que é mais perigoso, 110V, com corrente maior, ou 220V, com correntemente menor. Tensão ou corrente? No caso de choque elétrico, e com a resistência do corpo humano igual nas duas tensões, a corrente será maior com tensão maior.