O uso exclusivo de diesel como combustível para locomotivas de carga está dando lugar a outras fontes de energia, mais limpas e baratas. Entre elas destaca-se o gás natural liquefeito.
A principal fonte de energia que move os trens é a energia elétrica, o que faz com que os trens se locomovam gerando menso impactos ambientais do que outros tipos de energia usados antigamente. Assim sendo, dentre os tipos de energia usados para movimentar trens antigamente pode - se citar: carvão e gasolina.
A Fascinante Engenharia Por Trás dos Trens Elétricos!
Qual energia move o trem?
Confira algumas curiosidades! Nossas locomotivas são do tipo diesel-elétrica: um motor diesel liga um outro motor de eletricidade. Essa eletricidade aciona os motores nas rodas da locomotiva, colocando-a em movimento.
A energia elétrica é então retificada através de diodos retificadores, para que esteja disponível na forma de corrente contínua. Finalmente, a energia elétrica é distribuída ao longo de toda a via metroviária, através de condutores elétricos aéreos (catenária) para alimentar os motores elétricos dos trens.
As baterias do trem com tensão de 37,5 VCC foram dimensionadas para garantir que os equipamentos tais como sistema de sonorização, iluminação de emergência e portas continuassem funcionando satisfatoriamente por pelo menos uma hora em situações onde o conversor auxiliar era desligado devido à perda de energia principal ...
Atualmente utiliza-se exclusivamente combustível Diesel em sua frota de locomotivas. Os elevados custos desse tipo de combustível e a necessidade de manter a competitividade, conduziu a companhia a inserir outra alternativa, ou seja, o Bi-combustível, utilização do Diesel e Gás Natural.
A energia elétrica necessária para a operação dos trens é a principal fonte de emissões. As outras fontes são provenientes da queima de combustíveis fósseis, do uso de gases refrigerantes ou isolantes e da geração de resíduos e efluentes. Quer saber mais sobre o Inventário de emissões de GEE do Metrô?
Qual a potência do motor e do gerador? O motor principal de locomotivas utilizadas na empresa pesquisada são motores da General Motors. Cada cilindro deste motor V12 a diesel, turboalimentado de dois tempos, tem um deslocamento de 11,6 litros cúbicos, que pode gerar de 1300 a 3000 hp.
Há 6 rodeiros e 6 motores de tração (Esta quantidade varia dependendo do tipo da locomotiva). Empregam-se 12 rodas de 91cm de diâmetro ou 12 de 1m. Cada rodeiro pesa cerca de 2 toneladas.
média da operação mensal e dos trechos AO e AO, conclui-se que as operações otimizando a economia deixariam de consumir cerca de 600.000 kWh por mês, representando uma economia de R$ 204 mil no período. até 16% mais energia do que a média, representando 800.000 kWh por mês, ou R$ 272 mil por mês.
As linhas de alta tensão são aquelas acima de 36 kV (ou seja, 36.000 volts), de acordo com a Norma Internacional da Comissão Eletrotécnica Internacional.
A maioria dos países utiliza 220 volts, mas há exceções: Colômbia e Equador adotam 120V. EUA, Canadá e México adotam a mesma variação, de 110V a 127V. A voltagem está praticamente unificada. Os aparelhos elétricos funcionam com 220 a 240 volts.
A maior fonte energética da ferrovia é o óleo diesel que abastece as locomotivas. O óleo diesel nessa operação representa 46% dos custos operacionais da ferrovia e cerca de 1% do óleo diesel consumido no Brasil.
Dependendo da tecnologia usada, o trem pode usar combustível ou movido a eletricidade. Por exemplo, o trem movido a diesel é comum no transporte de carga e de passageiros. Por mais que esse tipo de transporte seja eficiente, o combustível ainda é poluente. Em segundo lugar está o trem movido a eletricidade.
O sistema elétrico é formado pela alta tensão (750VCC) e pela baixa tensão (380 / 220Vca e 72Vcc). A alta tensão do trem é fornecida pelo contato da sapata coletora (trem) com o 3º trilho (via).
Todos eles (com exceção do Metrô do Rio de Janeiro, do Metrô de Brasília, das linhas 1, 2, 3 e 15 do Metrô de São Paulo) adotam o sistema de catenária com tensão de 3 kV em corrente contínua. As linhas 4 e 5 do Metrô de São Paulo utilizam tensão de 1500 V em corrente contínua.
Dessa forma, as baterias pesadas devem ter uma capacidade de 150 AH (Ampére/hora) ou mais. Frotas de veículos pesados, geralmente, utilizam sistema de 24 volts que é formado por duas baterias de 12 volts ligadas em série. De fato, eles necessitam de potência maior tanto para a partida quanto para o funcionamento.
Na maioria dos casos, os trens são movidos a diesel, um combustível derivado de petróleo. No caso brasileiro, a opção de trens urbanos também utiliza a eletricidade como fonte de energia, que embora predominantemente renovável, possui parcela da geração associada aos combustíveis fósseis.