Para entender isso melhor, observe o poste mais próximo; aqueles fios que estão no topo são a chamada rede primária de distribuição e, geralmente, possuem uma tensão de 13.800v. Para alimentar as residências, comércios e indústrias, essa tensão costuma ser reduzida.
Na parte mais alta dos postes, ficam as linhas de alta tensão, por onde passam 13.000 volts ou mais. Apenas 15 centímetros de aproximação destas linhas é o suficiente para causar uma descarga elétrica fortíssima, que pode provocar queimaduras graves, mutilações e até morte.
A maior parte das redes elétricas nas vias está energizada com uma tensão superior a 13 mil Volts. Apenas 15 centímetros de distância são suficientes para transmitir uma descarga elétrica fortíssima, que pode provocar queimaduras graves, mutilações e até mortes.
E dessa forma, a energia elétrica passa pela rede de distribuição (postes e cabos que vemos diariamente nas ruas e estradas), que antes de chegar nas residências passa pelos transformadores de distribuição para rebaixarem a voltagem para 220 volts.
As linhas de alta tensão são aquelas acima de 36 kV (ou seja, 36.000 volts), de acordo com a Norma Internacional da Comissão Eletrotécnica Internacional.
Como identificar as FASES na rede de alta tensão e na rede de baixa tensão
Qual o limite de tensão 220v?
1) A Resolução nº 505/2001 da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica estabelece limites de 201 a 231 V (para tensão fase-neutro) para o fornecimento de energia elétrica pelas concessionárias no Brasil, considerando valor nominal de 220/380V, trifásico.
Cabo Indicado Para: Ar Condicionado Pequeno, Chuveiros Elétricos, Circuito de Tomadas Simples, Forno Elétrico e Torneiras Elétricas. Produto: Cabo Flexível. Seção Bitola: 4 Mm. Potência Máxima Em 110v: 3520 w.
1 fio: Ocasionalmente, mas raramente, usado com retorno à terra. 4 fios: Energia trifásica + terra/neutro. Em linhas de transmissão, isso geralmente fica acima dos condutores de energia para desviar alguns raios para o solo.
Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local.
No entanto, estudos de longa data indicam que voltagens superiores a 50 volts em pessoas não molhadas e superiores a 12 volts em pessoas imersas na água (piscinas ou mar, por exemplo), podem ser muito perigosas e até fatais.
Diferentemente do que se acredita, a energia dos relâmpagos não é muito grande. Considerando que um relâmpago nuvem-solo transporta uma carga elétrica média de 10 C, e que a tensão ao longo do canal é em torno de 100 milhões de volts, então a energia elétrica total do relâmpago é de 10^9 J, ou seja, cerca de 300 kWh.
Resposta Esperada: A 220 volts. Geralmente, um "apagão" ocorre quando as casas solicitam um excesso de corrente elétrica à rede de distribuição. Ligar aparelhos em 220 volts é uma forma de evitar essa sobrecarga porque, quanto maior a tensão, menor é a corrente que os aparelhos elétricos usam para funcionar.
– 110 volts; – 220 volts; – bivolt. Para saber qual dessas é a mais compatível com sua construção, verifique qual a voltagem da rede de tensão da sua região.
Fios com bitolas de 10 mm² são usados para circuitos de até 50 ampères. Já bitolas de 120 mm² suportam uma corrente de até 239 ampères. Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm².
Na verdade, as cores padrão de fio fase podem ser livres, desde que não sejam no azul (fio neutro) ou no verde/verde e amarelo (fio terra). Mas, geralmente, esses cabos são de cores escuras para que fiquem bem diferenciados, por isso o vermelho, preto ou marrom. Fio vermelho na instalação elétrica.
Isso pode acontecer por três motivos principais: Cabos elétricos de baixa qualidade; Erro no dimensionamento do circuito; Conexão mal feita entre o chuveiro e a rede.
Para entender isso melhor, observe o poste mais próximo; aqueles fios que estão no topo são a chamada rede primária de distribuição e, geralmente, possuem uma tensão de 13.800v. Para alimentar as residências, comércios e indústrias, essa tensão costuma ser reduzida.
Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto. Agora que você já identificou os fios, as voltagens e desligou o disjuntor novamente, basta conectar os que irão somar a potência desejada para aquele ponto e remontar a tomada.
Esse equipamento tem a propriedade de mudar (ou transformar) a tensão elétrica para mais ou para menos. Aqui, ele faz a tensão subir dos 6 600 volts com que sai da usina para 500, 345 ou 230 mil volts.
Fio 4mm. Já o fio de 4mm é muito utilizado para sub-redes de pequeno porte. Além disso, é usado também para circuitos que tem ramificação de um condutor superior.
Os fios da rede elétrica devem ser de cobre e ter seções mínimas conforme a ABNT (NBR – 5410); o do produto precisa estar conectado a um disjuntor termomagnético exclusivo.