A maioria dos clientes Ballistix® preferem instalar duas ventoinhas: uma para levar ar frio para dentro do PC e outra para retirar o ar quente do PC. Se você decidir adicionar as ventoinhas de gabinete, verifique se os níveis de admissão e exaustão correspondem.
É muito comum que as pessoas confundam fan com cooler, mas a verdade é que o fan é apenas a ventoinha, enquanto o cooler é o conjunto deste último com o dissipador.
No geral, os aparelhos com maior número de rotações por minuto têm motores mais potentes e, por sua vez, costumam consumir mais energia elétrica. A potência comum de um ventilador de mesa é de 70 a 130W, já o ventilador de teto costuma ter motor em torno de 120 a 150 W de potência.
Quanto de energia consome um computador? Uma CPU consome cerca de 130W por mês apenas no seu gabinete. Já os monitores de LED, por exemplo, consomem 80W, em média.
Os fans apache são 12v por 1A mais ou menos, logo, num calculo basico de Eletricidade, Watts = Volts x Ampere. Logo esse cooler consome em média uns 12watts.
Qual a tensão que alimenta a ventoinha do processador?
O esquema de cores mostrado na tabela abaixo é o mais comum. Segundo, todas as ventoinhas são alimentadas com +12V; no entanto, várias ventoinhas usam um fio vermelho em sua linha de +12 V, sendo diferente do código de cor usado pela fonte de alimentação, onde vermelho significa +5 V.
Boa parte das peças dentro de um computador trabalham em uma voltagem de 12V. Sendo assim, a fonte precisa transformar essa energia de modo que ela se torne compatível com os componentes internos. É a fonte também a responsável por manter a voltagem estável em caso de variações na rede elétrica.