Mas afinal, onde é a cintura? A cintura, ao contrário do que muita gente pensa, não é a parte mais fina do seu torso, logo abaixo das costelas. Ela é mais ou menos na altura do seu umbigo.
"Explique às pessoas que, para medir a cintura, elas devem encontrar a parte inferior das costelas e a parte superior dos quadris, enrolar uma fita métrica ao redor da cintura no meio desses pontos e expirar naturalmente antes de fazer a medição", dizem as diretrizes sobre identificar pessoas com sobrepeso e obesidade.
E não é preciso uma conta muito elaborada: a cintura deve ser no máximo metade da altura. Se a pessoa tem 1,80 m, por exemplo, deve ter no máximo 90 cm de cintura para ser considerada com menor risco de desenvolver as doenças.
O RCE é obtido pela divisão da circunferência da cintura pela estatura. “Até então, os valores acima de 0.5 indicavam alto risco de desenvolver alguma doença cardiovascular ou metabólica.
Começando pela altura, sua calça deve ficar próxima do ossinho da sua cintura. Um pouco mais baixa ou mais alta, não tem problema. O seu objetivo deve ser encontrar uma que te envolva bem e que não saia do lugar ao se movimentar e principalmente ao se sentar.
A cintura é a região mais estreita do seu abdômen, localizada entre a última costela e o osso do quadril. Fique em pé, com o abdômen relaxado e as pernas paralelas. Segure o ponto zero da fita métrica com uma mão e, com a outra, passe ao redor da cintura. A fita deve ficar ajustada, sem apertar muito, ou deixar larga.
cintura natural: a maioria das calças jeans é projetada para ficar na sua cintura natural, que é a parte mais estreita do seu tronco, geralmente logo acima dos ossos do quadril.
Os resultados da relação cintura-quadril variam de acordo com o sexo, devendo ser abaixo de 0,85 para mulheres e abaixo de 0,90 para homens. Resultados iguais ou superiores a esses valores indicam alto risco para doenças cardiovasculares, sendo importante lembrar que quanto maior o valor, maior o risco.
Vamos aos números. Para os homens, a circunferência abdominal não deveria passar os 94 cm, porque o risco já é considerado alto. Acima de 102 o risco passa a ser muito alto. Mulheres devem manter a circunferência até 80 cm, e saber que acima de 88 o sinal vermelho é ainda mais forte.
Para perder 10cm de cintura de forma rápida, o paciente pode considerar o remodelamento de costela, um procedimento que utiliza ultrassom e técnicas de punção, para reposicionar as costelas flutuantes, permitindo uma redução significativa da circunferência da cintura sem a necessidade de incisão.
AMPULHETA. Cintura fina, medida de ombros e quadris iguais ou bem próximas, caracterizam esse desenho de corpo. Ampulheta – Você tem curvas femininas, é curvilínea na parte superior e na parte inferior do corpo e tem uma cintura fina.
Fazer exercícios físicos diariamente é uma das formas que podem auxiliar na perda de gordura abdominal. Isso se dá porque a atividade física ajuda a queimar calorias e a reduzir o acúmulo de gordura na região abdominal. Caminhada, corrida, ciclismo e natação são ótimas maneiras de perder barriga.
Uma medida simples e bastante reveladora é a circunferência abdominal, que é tomada com uma fita métrica em volta do abdômen. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as medidas ideais para essa região do corpo ficam entre 102 cm para os homens e 88 para as mulheres.
Cintura: Dois dedos acima da altura do umbigo, contorne sua cintura. Tórax: Meça toda a circunferência que fica logo abaixo dos seios dando a volta no seu corpo. Quadril: Mais ou menos 20 cm (ou dois palmos) abaixo da cintura.
Para medir a circunferência da cintura, coloque uma fita métrica em volta do abdômen nu um pouco acima do osso do quadril. Certifique-se que a fita esteja justa, mas não a ponto de comprimir sua pele e esteja paralela ao solo. Relaxe, exale, e meça a sua cintura.
Em primeiro lugar, é importante saber a diferença entre quadril e cintura. A cintura está localizada abaixo das costelas e costuma ser mais fina. Então, para saber onde medir o quadril, basta encontrar a parte mais larga dos glúteos.
Cintura média: mede entre 20 e 30 cm. Neste caso, chega até ao umbigo e geralmente fica bem em todo o tipo de corpo. Cintura subida: por último, a cintura destas calças mede 30 cm e fica acima do umbigo. Tal como a cintura baixa, não fica bem em todo o tipo de corpo, uma vez que tende a tornar o rabo mais plano.