Os mamíferos que fazem parte da dieta dos chimpanzés são outros primatas (12 espécies), gulungos – um antílope africano, potamoquero – porco selvagem de África, cabritos, roedores e procávias.
Nativos da África, o chimpanzé é um animal extremamente inteligente e social que foi declarado ameaçado de extinção em 1996. É estimado que existam apenas cerca de 100 a 300 mil chimpanzés na natureza, tendo como predadores os humanos e leopardos.
Seus predadores mais comuns são aves de rapina (harpias), grandes cobras e felinos. Quando notam a presença de predadores podem se associar a outros grupos de animais e trabalham cooperativamente para evitar e/ou afugentar o outro animal.
Embora geralmente prefiram frutas e plantas, possuem uma dieta variada que também inclui insetos, ovos, nozes e centenas de outros alimentos. Também apreciam carne e relatos mostram que matam e comem macacos menores, antílopes pequenos e até mesmo tartarugas, que batem contra as árvores para abrir seus cascos.
Os chimpanzés comem uma variedade surpreendente de presas, incluindo várias espécies de macacos (até babuínos), cabritos-vermelhos (um pequeno antílope), porcos-vermelhos e vários roedores. Podemos agora adicionar répteis à lista, especificamente tartarugas da espécie Kinixys erosa.
Alimentação: Onívora, alimentando-se de frutos, sementes, castanhas, flores, gomas, néctar, fungos, seiva, ovos, insetos, aracnídeos, pequenos vertebrados e até algumas espécies de ostras e caranguejos encontrados em manguezais.
Considerado o chimpanzé mais velho do Brasil, de acordo com informações da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), Sena é um dos moradores mais queridos do Parque Dois Irmãos.
70 é a média de QI de gorilas e chimpanzés 95 foi o maior QI registrado em uma gorila 83 (OITENTA E TRÊS), isso mesmo, é a média do QI dos brasileiros!!!
Qual é o animal mais inteligente do mundo inteiro?
Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra. Esse mamífero pode ser encontrado em regiões da África Central e Ocidental. Naturalmente, costuma viver em grupos nas florestas.
É a designação geral em zoologia para as espécies da ordem dos primatas atuais e extintos mais próximos evolutivamente do homem: os gorilas, chimpanzés, bonobos e orangotangos (chamados grandes símios) e os gibões (chamados símios menores).
Macaco. O consumo de carne de macaco é uma tradição na República do Congo. Essa iguaria leva o nome de likaku e pode ser encontrada em restaurantes espalhados por todo o país. Por conta dessa prática, algumas espécies macaco estão ameaçadas de extinção.
A resposta é SIM! Caso tome a importante decisão de adquirir um primata como animal de estimação, o primeiro passo é procurar um estabelecimento devidamente regularizado no órgão ambiental e autorizado a comercializar animais silvestres, geralmente lojas ou criadouros.
Possuem muita força física. Um chimpanzé macho adulto, tem em média 1.5 a 2 vezes a força de homem adulto, de acordo com pesquisa da universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Isso se deve à sua anatomia muscular e cerebral, e também a seu estilo de vida semi-arborícola, que requer muita força física.
Os macacos não falam porque lhes falta o "gene da linguagem", afirma uma equipa científica germano-britânica num estudo publicado na edição electrónica da revista Nature.
Os orangotangos, bonobos e chimpanzés, por sua vez, também são animais grandes e fortes. Sendo que os orangotangos podem medir 1,3 metro de altura e seus machos costumam pesar cerca de 130 quilos. Já os chimpanzés são altos, podem chegar a ter 1,7 metro de altura, mas são menos pesados, tendo em média 60 quilos.
Inteligência. Entre 1972 e 1977, Koko foi administrado vários testes de QI infantil, incluindo o Cattell Infant Intelligence Scale e formulário B do Peabody Picture Vocabulary Test. Ela alcançou pontuações na faixa de 70–90, que é comparável a um bebê humano lento, mas não com deficiência intelectual.
Em geral, os chimpanzés podem viver de 40 a 60 anos, sendo que a principal preocupação com sua longevidade é o aparecimento de doenças infecciosas, tosses ou resfriados. Entretanto, a expectativa de vida dos animais criados em cativeiro cai para 40-45 anos.
Mais baixo e entre 15 a 20 quilos mais leve que os humanos, ele tem o dobro da força. Num experimento de 1926, uma chimpanzé chamada Suzette conseguiu erguer 571 quilos – mais que os 475 quilos do russo Aleksey Lovchev, atual recordista em levantamento de peso.
O simpático macaquinho existe apenas em uma pequena área da Reserva Mamirauá e encontra-se ameaçado de extinção. Recentemente o Instituto Mamirauá lançou uma campanha de financiamento coletivo para proteger a espécie. Saiba como você pode ajudar em www.mamiraua.org.br/ajude.
O último nível trófico é composto pelos organismos que se alimentam de matéria morta e em decomposição (por isso o nome decompositores). São organismos que se alimentam dos restos mortais ou alimentares dos demais níveis tróficos. Dentro desse nível estão os fungos, algumas bactérias e alguns protozoários.
Alimentação: onívoro – come insetos que procura na terra e nos troncos podres, além de frutas, ovos e carne (aves, pequenos vertebrados, vermes e larvas).
melancia, melão e verduras diversas. preferência por alguns tipos. e musculatura reforçada para prensar sementes, e outras que comem folhas, chamadas folívoras.