Entre os seus predadores naturais, destacam-se outros insetos (formigas, libélulas, louva-a-deus, besouros, percevejos, vespas, etc.) e vertebrados (tatus, tamanduás, aves, sapos, lagartos, cobras, morcegos e peixes). No entanto, as formigas são destacadamente as principais predadoras dos cupins.
Existem muitos animais que comem cupins. Existem muitos predadores artrópodes, como formigas, centopeias, baratas, grilos, libélulas, escorpiões e aranhas, répteis como lagartos e anfíbios, como sapos e rãs também consomem cupins.
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa.
As principais espécies de madeiras que são resistentes ao ataque de cupins são: eucalipto, cedro, peroba, jacarandá, ipê e garapeira. No entanto, existem outras espécies de madeiras que também são resistentes a este tipo de inseto.
Entre os seus predadores naturais, destacam-se outros insetos (formigas, libélulas, louva-a-deus, besouros, percevejos, vespas, etc.) e vertebrados (tatus, tamanduás, aves, sapos, lagartos, cobras, morcegos e peixes). No entanto, as formigas são destacadamente as principais predadoras dos cupins.
É normal os siriris aparecerem quando a temperatura aumenta, mas quando permanece quente por vários dias não. Por que isso acontece? Porque as altas temperaturas diminuem o tempo de vida alada. Quando esquenta muito, o bicho da luz perde as asas, cai e vira cupim.
Por exemplo, a formiga Crematogaster striatula consegue matar o cupim a distância, usando um veneno que ela mesma produz. O composto químico paralisa o adversário, que fica sem reação e sucumbe.
Geralmente assume-se que todos os cupins são consumidores de madeira (xilófagos), porém uma grande diversidade de material orgânico, em vários estágios de decomposição, pode servir de alimento para esses insetos, incluindo madeira (viva ou morta), gramíneas, plantas herbáceas, serapilheira, fungos, ninhos construídos ...
Basta pulverizar na região afetada pelos cupins e, se necessário, espalhar com um pincel usado especificamente para isso. Esse veneno é indicado para o cupim de madeira seca e tem maior efetividade em madeiras do tipo pinus.
Óleo de cravo e óleo de laranja, por exemplo, são tidos como repelentes naturais. Infelizmente, o aroma dessas substâncias não penetra tão fundo na madeira, então dificilmente chega ao núcleo do cupinzeiro.
- Quanto tempo vivem os cupins? O tempo de vida de uma colônia de cupins varia de acordo com cada espécie, para cupins subterrâneo o tempo de vida de uma colônia pode passar dos 10 anos.
Essa é uma ação que requer tempo, use ao menos três vezes por dia até a madeira estar totalmente livre dessa infestação de insetos. Você também pode utilizar o vinagre natural, sem diluir na água, mas o cheiro pode ser muito forte e acabar incomodando.
O processo de tratamento do solo envolve a aplicação de inseticidas específicos na região infestada, a fim de eliminar a colônia de cupins. Esse processo pode ser bastante complexo e exigir múltiplas etapas, dependendo da extensão da infestação.
Querosene. Essa solução é muito eficiente para eliminar grandes colônias de cupim de madeira ou outros insetos de uma superfície. No entanto, para usar o produto, é preciso usar luvas e máscaras de proteção. Óleos lubrificantes ou desengripantes também são ótimos para eliminar o inseto.
Bem, eles servem de alimento para outros seres, ajudando no equilíbrio da cadeia alimentar. Mas não é só isso. Cupins ajudam a decompor árvores mortas. Também constroem túneis no solo, um movimento necessário para a drenagem da terra e a distribuição da matéria orgânica.
Esses pequenos insetos não costumam picar os humanos, apenas outros insetos. Apesar de o cupim soldado ter mandíbulas em formato de pinça que ajudam no processo de alimentação, o ataque às pessoas não faz parte das características da sua natureza. Além disso, eles também não transmitem nenhum tipo de doença.
Extermix spray 30ml, inseticida utilizado para eliminar com facilidade e sem a necessidade de mão de obra especializada, formigas e cupins em móveis, jardins, plantas, arvores e telhados, entre outros. Não é tóxico, não agride o meio ambiente, plantas e animais domésticos.
O que atrai cupim de asas: Os cupins de asas são atraídos por fontes de luz, tanto natural quanto artificial. A luz é utilizada como um ponto de referência durante o voo de acasalamento, levando os cupins em busca de fontes de luz durante suas atividades reprodutivas.
Algumas espécies de cupins xilófagos vivem dentro da própria peça de madeira que atacam, enquanto outros constroem ninhos globosos, utilizando o material celulósico e/ou solo. Estes ninhos podem ser encontrados em sótãos, porões, ou mesmo no interior do solo das imediações das construções.
Acúmulo de detritos – O acúmulo de detritos como folhas, gravetos e outras matérias orgânicas ao redor da casa pode atrair cupins. Isso ocorre porque esses materiais podem conter a umidade que os cupins precisam para sobreviver.
Além das substâncias químicas, certas características físicas das madeiras também desagradam os cupins. A densidade da madeira é um fator importante, pois os cupins preferem madeiras menos densas e macias, como o pinus, em comparação com madeiras mais duras e densas.
A broca, um besouro que destrói madeira, faz um farelinho bem fino. Na dúvida, chame uma imunizadora especializada em controle de cupins e brocas para realizar uma inspeção técnica e identificar qual é a praga.
A revoada de cupins é o período da reprodução desses insetos e acontece na primavera e no verão. O tempo quente e úmido dessas estações do ano proporciona a proliferação dessas pragas urbanas, que ganham asas e rumam para formar novas colônias.