Aves não voadoras são as que se derivaram para incapacidade de voar. Há mais de 40 espécies existentes, incluindo os ratitas bem populares conhecidos (avestruz, emu, casuar, ema e quiuí) e pinguins.
Kiwi. Continuamos a lista de aves que não voam com o kiwi. Ao contrário de seus companheiros não voadores, como o nandu e o avestruz, o kiwi (gênero Apteryx) é uma ave menor, com o tamanho aproximado de uma galinha. Existem 5 espécies, todas endêmicas da Nova Zelândia.
Usar a versão mais recente do Google Chrome pode ajudar a visualizar esse conteúdo. Grandes, pesadas e emplumadas, estas aves de pescoços longos, podem não voar, mas são excelentes corredoras.
As aves que não voam (Ratitas) pertencem à Ordem Struthioniformes. A incapacidade de voar desses animais se dá pela perda de uma estrutura denominada carena - um osso peitoral no qual se prendem os músculos responsáveis pelo batimento das asas durante o voo.
Hoje em dia, os frangos não têm ossos pneumáticos (ossos ocos que auxiliam no voo e na redução do peso), nem sacos aéreos ou asas desenvolvidas para voar. Os animais da espécie Gallus domesticus vivem definitivamente no chão….
TEM ASA MAS NÃO VOA, TEM BICO MAS NÃO BICA | CHARADA DO DIA
Por que o pintinho não voa?
Apesar de poderem voar, galinhas, galos e frangos não tem a capacidade de cruzar os céus como acontece com pombos, águias ou urubus, pois as adaptações biológicas que possuem, principalmente seus ossos pneumáticos, seus sacos aéreos e sua musculatura, são menos desenvolvidos do que nessas aves.
Durante o processo evolutivo, uma habilidade acabou superando a outra. Principalmente em habilidades que utilizam as asas, ou seja, se tornando melhores na natação, para obtenção de sua fonte de alimento, consequentemente eles perderam a habilidade para o voo.
O maior pássaro voador do mundo — o condor andino — pode ficar no ar por 5 horas e planar mais de 160 km sem bater as asas, segundo uma pesquisa publicada em julho. Pesando mais de 15 kg e com envergadura que chega a 3 metros, os condores andinos são uma espécie fisicamente impressionante.
Os pinguins são aves com corpo hidrodinâmico e adaptadas à natação. Esses animais pertencem à ordem Sphenisciformes, e, atualmente, são descritas 18 espécies, distribuídas do continente Antártico até as ilhas Galápagos.
Único mamífero capaz de voar, estima-se que mais de 1.200 espécies diferentes de morcegos habitam o planeta. Essa característica peculiar despertou o interesse de 11 pesquisadores de nove instituições de quatro países, a fim de entender a física por trás da evolução da forma dos morcegos.
Único mamífero que voa por conta própria, o morcego é um acrobata do ar: faz manobras bruscas, voa em condições turbulentas e paira no ar. Tanta habilidade não depende só do sofisticado sistema de localização espacial que funciona como um sonar.
Qual é a ave que não tem pena? Trata-se de Rhea, a ave sem penas, um periquito fêmea que sofre de uma doença que impede o crescimento da sua plumagem. Devido à sua aparência peculiar, esta pequena ave não atrai a atenção por causa das vistosas penas características de sua espécie, mas por sua total 'nudez'.
O albatroz-gigante pode até ser a maior ave que consegue voar (o maior pássaro é o avestruz, mas não consegue levantar voo), mas o verdadeiro jumbo dos animais é a abetarda. As informações são do site da revista New Scientist.
Título pertence a um colibri endêmico de Cuba. O beija-flor-abelha (Mellisuga helenae), chamado também de zunzuncito, mede cerca de 5,7 centímetros e pesa apenas 1,6 gramas. Na ilha caribenha de Cuba vive a menor ave do mundo.
Ele é um mamífero. Da ordem dos quirópteros, os morcegos são os únicos mamíferos voadores! Há o esquilo-voador, porém ele não voa de verdade, apenas plana.
Eles podem ser organismos microscópicos (o que não podemos enxergar a olho nu), como colêmbolos e ácaros de solo; ou macroscópicos como insetos (besouros, formigas, baratas, tesourinhas, paquinhas), miriápodes (embuás ou piolho-de-cobra, lacraia), aracnídeos (aranhas, escorpiões), nematóides, minhocas e moluscos ...
Os pinguins-imperador e de Adélie têm medo do escuro, por não conseguirem detectar a aproximação de predadores, como as focas-leopardo ou até mesmo as orcas.
Avestruzes são aves incapazes de voar. Diferentemente de aves voadoras, as avestruzes não possuem quilha sobre o esterno, e sua musculatura peitoral é pouco desenvolvida e não é adequada para o voo. Além disso, possuem asas rudimentares e suas penas não têm a mesma estrutura do que a de aves voadoras.
Características: A ema é considerada a maior ave brasileira, mede 1,50 m de altura e pesa cerca de 25 quilos. Apesar de possuir asas grandes, a ema não voa e utiliza as asas para se equilibrar e mudar de direção na corrida. A fase de reprodução começa em outubro.